Arquivos ACIS (*.sat)

O conversor ACIS™ oferece a importação e a exportação de cores de face e de corpo, curvas e geometria de estrutura de arame.

É possível exportar as informações de atributo de entidade de faces e arestas para arquivos ACIS, e essas informações ficam retidas no arquivo ACIS. Se esse mesmo arquivo ACIS for importado novamente no SolidWorks (com relação às informações de atributo de entidade de faces), você poderá selecionar qualquer opção de importação, e as faces reterão as informações de atributo de entidade. Entretanto, se você importar arestas, será necessário marcar a caixa de seleção Mapeamento B-Rep na caixa de diálogo Opções de importação para reter as informações de atributo de entidade das arestas.

Importar

O conversor ACIS importa arquivos de peça ou montagem ACIS como documentos de peça ou montagem do SolidWorks. Se as unidades de comprimento não forem especificadas no arquivo ACIS, será exibida uma caixa de diálogo para que essas unidades possam ser especificadas. Os arquivos criados com versões antigas do modelador ACIS não contêm informações sobre as unidades de medida. O modo de importação padrão é costura.

O SolidWorks oferece a importação de atributos de nome genérico (inteiro, posição, real, string e vetor) associados a corpos e faces de arquivos ACIS (.sat). Esses atributos são exibidos como recursos na árvore de projeto do FeatureManager. Seus valores podem ser acessados apenas por meio da API (Application Programming Interface) do SolidWorks.

Exportar

O conversor ACIS exporta documentos de peça ou montagem do SolidWorks como arquivos ACIS. Ao exportar peças, você pode exportar faces ou corpos como arquivos ACIS separados. É possível exportar peças individuais ou submontagens de uma árvore de montagens, limitando a exportação somente a essas peças ou submontagens. Se você selecionar uma submontagem, todos os seus componentes serão automaticamente selecionados. O conversor ACIS não oferece hierarquia de montagens.

O conversor ACIS oferece suporte a todas as versões SAT para R19.

Opções de exportação de ACIS

Defina opções ao exportar documentos de peça ou montagem como arquivos ACIS.

Para exportar modelos para o formato ACIS:

  1. Em um documento de modelo, clique em Arquivo > Salvar como.
  2. Na caixa de diálogo, defina Salvar como tipo como ACIS (*.sat) e clique em Opções.
  3. Na caixa de diálogo Opções de exportação, selecione entre as seguintes opções:
    Opção Descrição
    Geometria de sólido/superfície  
    Curvas 3D Exporta os corpos sólidos e de superfície como entidades de estrutura de arame. Todas as curvas 3D (curvas compostas, fios 3D, curvas importadas, etc.) também são salvas.
    Exportar entidades de esboço Exportar todos os esboços 2D e 3D como curvas 3D.
    Versão Selecione a versão oferecida pelo sistema alvo.
    Unidades de medida Selecione as unidades de comprimento predeterminadas. Recomenda-se usar metros (usado internamente pelo SolidWorks) porque o sistema receptor pode converter superfícies pequenas em superfícies menores ainda e dessa forma perder dígitos significativos nas medições.
    Sistema de coordenadas de saída Selecione um sistema de coordenadas para exportação ou -- valor predeterminado -- para nenhuma matriz de exportação.
  4. Clique em OK e depois em Salvar para exportar o documento.