Ajuste por contração
O ajuste por contração é encontrado em muitos projetos de engenharia. Significa fazer adequar um objeto a uma cavidade ligeiramente menor. Por causa das forças normais que se desenvolvem na interface, o objeto interno se contrai enquanto o objeto externo se expande. A extensão da contração ou expansão é determinada pelas propriedades do material e pela geometria dos componentes.
NOTAS:
Para resultados precisos a sobreposição deve ser suficientemente grande para superar as aproximações introduzidas pela geração de malhas. Por exemplo, a interferência de faces cilíndricas e esféricas deve ser maior do que 0,1% do maior diâmetro na interface, para que os resultados sejam precisos. Entretanto, para estudos estáticos, use a opção Grande deslocamento para interferências moderadamente grandes. Use estudos não lineares para problemas de grande interferência.
Não é necessário que a contração das faces seja cilíndrica.
O ajuste por contração é aplicado como uma condição de contato local. Você pode definir uma condição de contato com ajuste por contração fazendo uso da opção Ajuste por contração no PropertyManager de Conjunto de contato.
A figura a seguir ilustra uma condição de contato de ajuste por contração entre dois anéis. O diâmetro externo do anel interno é ligeiramente maior do que o diâmetro interno do anel externo. A condição de contato é definida entre a face externa do anel interno (1) e a face interna do anel externo (2).

Para aplicar o contato ajuste por contração:
Na árvore de estudos do Simulation, clique com o botão direito em Conexões e selecione Conjunto de contato.
É recomendado selecionar Melhorar precisão para superfícies de contato com malha incompatível (mais lento) para estudos estáticos de modelos de montagem com malha incompatível.
No PropertyManager, em Tipo, selecione Ajuste por contração.
Na área de gráficos, selecione as entidades de contato do Conjunto 1. Todas entidades devem pertencer ao mesmo componente.
As entidades selecionadas são exibidas na caixa Faces, arestas, vértices para Conj. 1
.
Selecione as faces de contato do Conjunto 2. Todas faces devem pertencer a um único componente, o qual deve ser diferente do que foi usado na etapa 3.
As faces selecionadas são exibidas na caixa Faces para Conj. 2
.
Clique em
.
Gere a malha do modelo e execute o estudo.
A ilustração acima é fornecida como uma lição no Tutorial on-line.
Tópicos relacionados
Conjunto de contato
Várias condições de contato