Ocultar Sumário

Visão geral de deformação

Utilize o recurso de deformação para alterar as formas de modelos complexos de sólido ou superfície, em uma área local ou global, que não tenham relação com as restrições de recurso ou de esboços usadas para criar os modelos.  

A deformação é uma forma simples de alterar praticamente qualquer modelo orgânico ou mecânico, sendo útil para criar conceitos de projeto ou efetuar alterações geométricas em modelos complexos que de outra forma levariam muito mais tempo com o uso de edições tradicionais de esboços, recursos ou históricos.

É possível aplicar o recurso de deformação aos modelos importados e aos do SolidWorks.

Há três tipos de deformação:

  • Ponto

  • Curva a curva

  • Inserção de superfície

Deformar - Ponto

A deformação de ponto é a maneira mais simples de alterar formas complexas. Selecione um ponto em uma superfície, face de modelo, aresta, vértice ou selecione um ponto no espaço e escolha uma distância e um raio esférico por meio dos quais a deformação deva ser controlada.  

Você pode também selecionar faces e corpos adicionais se for necessário. Consulte Deformar - Opções de ponto para obter detalhes sobre as opções do PropertyManager. Para ver outros exemplos de modelos de deformação com a opção de ponto, consulte Exemplo de deformar ponto.

Exemplo de deformação de ponto na face

Exemplo de deformação de ponto em uma peça com múltiplos corpos

Visualização de deformação de ponto em uma peça com múltiplos corpos - três corpos selecionados

Resultado de deformação de ponto em uma peça com múltiplos corpos

Deformar - Curva a Curva

A deformação curva a curva é um método mais preciso de alteração de formas complexas. Os objetos são deformados pelo mapeamento da geometria de curvas iniciais, as quais podem ser conjuntos de curvas, arestas, curvas de seção, curvas de esboço etc. para um conjunto de curvas-alvo.

deformação curva a curva de um cabo de faca          

deformação curva a curva de um pistão usando posicionamento de tangência

As opções de controle das formas de deformação permitem:

  • Fixar arestas e faces para que elas não se movam.

  • Adicionar faces ou corpos extras a serem deformados.

  • Definir a precisão da rigidez e da forma.

Se a curva-alvo for uma aresta de face ou superfície, você poderá coincidir as arestas iniciais do modelo de deformação usando a continuidade de posição (uma transição aguda) ou a tangência (transição suave).  

Consulte Opções de deformar curva a curva para obter detalhes sobre as opções do PropertyManager. Para ver outros exemplos de modelos de deformação com a opção curva a curva, consulte Exemplos de deformar curva a curva.

Corpo e curva-alvo a serem deformados

Deformação curva a curva em andamento

Resultado de curva a curva

Deformar - Inserção de superfície

A deformação por inserção de superfície modifica as superfícies dos corpos-alvo ao deslocá-las (empurrá-las) com as superfícies do corpo de ferramenta. As superfícies do corpo-alvo se aproximam das superfícies do corpo de ferramenta enquanto mantêm a correspondência uma a uma entre cada superfície-alvo antes da deformação e após ela.

deformação por inserção de superfície de um painel de carro  

A deformação por inserção de superfície permite um controle mais eficiente sobre a forma a ser deformada em comparação com a deformação de ponto. É também uma forma previsível de criar recursos específicos com base nas formas do corpo de ferramenta. Você pode definir coordenadas exatas para posicionar os corpos de ferramenta ou movê-las dinamicamente com uma tríade na área de gráficos. Selecione uma direção de deslocamento para o corpo de ferramenta, os corpos-alvo a serem deformados, um corpo ou vários corpos de ferramenta e um valor de desvio de deformação (similar a um filete) para definir a forma a ser deformada onde os corpos-alvo e de ferramenta se cruzam.

Utilize a deformação por inserção de superfície para projetar superfícies de forma livre, ferramental, plásticos, embalagens maleáveis, chapas metálicas e outras aplicações onde é útil incorporar as características de corpos de ferramenta em projetos existentes.

Para fazer alterações precisas em modelos que usam um método de corpo de ferramenta, use a ferramenta Endentar , que cria offsets exatos com folga e espessura especificadas pelo usuário.

Consulte Opções de deformação por inserção de superfície para obter detalhes sobre as opções do PropertyManager. Para ver outros exemplos de modelos de deformação com a opção de inserção de superfície, consulte Exemplos de deformação por inserção de superfície.

Inserção de superfície - corpo de ferramenta (verde) e alvo de deformação

Resultados de inserção de superfície



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Visão geral de deformação
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2010 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.