Visão geral da geometria do modelo
O software SolidWorks verifica automaticamente a geometria do modelo à medida que os recursos são criados a fim de não permitir a ocorrência de geometria inválida. Ele também oferece ferramentas adicionais para verificação do modelo:
É possível usar essas ferramentas para as seguintes finalidades:
Para examinar a geometria importada (quando o corpo é importado como um todo de outro sistema, como um arquivo IGES ou STEP)
Para verificar se o modelo é exportado corretamente em outros formatos.
Para determinar a causa quando o modelo estiver com erros
Forçar regeração com verificação ao reconstruir
Por padrão, toda vez que um recurso for adicionado ou modificado, ele será verificado com relação às faces e arestas adjacentes. Para a maior parte das situações, esse nível predeterminado de verificação de erros é adequado e resulta em uma rápida reconstrução do modelo.
Entretanto, em determinadas circunstâncias, é recomendado executar verificações mais rigorosas no modelo:
Para aumentar o nível de verificação de erro, ative a opção Verificação ao reconstruir. Quando esta opção estiver ativada, o software verificará cada recurso novo ou alterado com relação a todas as faces e arestas existentes, não apenas às faces e arestas adjacentes. Os recursos que podem criar geometria inválida falham quando essa opção está ativada.
Consulte Verificar a geometria do modelo para obter mais detalhes sobre a opção Verificação ao reconstruir.
Verificar entidade
A caixa de diálogo Verificar entidade permite verificar a geometria do modelo e identificar a geometria indesejável.
É possível especificar o tipo de entidade a ser verificado:
Itens selecionados. Verifica as faces ou as arestas selecionadas na área de gráficos. Use como verificação rápida dos itens selecionados para relatar quaisquer erros em faces ou arestas. É possível usar essa opção primeiro para determinar se a geometria do modelo é válida. Se forem projetados modelos muito complexos, uma boa recomendação é usar essa opção regularmente após a criação de vários recursos.
Recursos. Verifica todos os recursos no modelo. É mais lento, especialmente para modelos complexos, porque examina o modelo recurso por recurso a fim de localizar a origem do problema. Se for encontrado algum erro ao usar Itens selecionados, você poderá usar Recursos para identificar quais recursos contêm erros.
É possível selecionar os tipos de problemas a serem verificados:
Faces inválidas.
Arestas inválidas.
Arestas curtas.
É possível determinar também os valores de:
Raio mínimo de curvatura.
Espaçamento máximo da aresta.
Espaçamento máximo do vértice.
O software exibe uma lista de itens, como erros, superfícies abertas e valores solicitados. Selecione um item na lista para destacá-lo na área de gráficos e exibir informações adicionais sobre ele na área de mensagens.
Consulte Verificar entidade para obter mais detalhes sobre a verificação da geometria do modelo.