Projeto de moldes
Um molde é criado utilizando uma sequência de ferramentas integradas que controlam o processo de criação. É possível utilizar essas ferramentas de moldagem para analisar e corrigir deficiências com o SolidWorks ou com modelos importados de peças a serem moldadas. As ferramentas de moldagem abrangem da análise inicial até a criação da divisão com ferramenta. O resultado da divisão com ferramenta é uma peça com múltiplos corpos, contendo corpos separados para a peça moldada, para o núcleo e para a cavidade, mais outros corpos opcionais tais como núcleos laterais. O arquivo da peça com múltiplos corpos mantém a intenção do projeto em um local conveniente. As alterações na peça moldada se refletem automaticamente nos corpos de ferramenta. O processo é o seguinte:
Análise de inclinação
. Examina as faces do modelo para verificar se a inclinação é suficiente, a fim de assegurar que a peça seja ejetada corretamente da ferramenta.
Análise de rebaixo
. Identifica áreas aprisionadas que impedem a ejeção da peça.
Análise de linha de partição
. Analisa as transições entre ângulos negativos e positivos para a visualização e otimização das possíveis linhas de partição.
Linhas de partição
. Esta ferramenta possui duas funções:
Verifica se existe inclinação no modelo com base no ângulo especificado.
Cria uma linha de partição a partir da qual se cria uma superfície de separação. A ferramenta Linhas de partição inclui a opção de selecionar uma aresta e fazer com que o sistema a propague
para todas as arestas.
Superfícies de fechamento
. Cria remendos de superfície para fechar furos trespassantes na peça moldada.
Superfícies de partição
. São extrudadas a partir da linha de partição para separar a cavidade do molde do núcleo. Também é possível utilizar uma superfície de separação para criar uma superfície de interloque.
Superfície regrada
. Adiciona uma inclinação em superfícies de modelos importados. Também é possível utilizar a ferramenta Superfície regrada para criar uma superfície de interloque.
Macho/cavidade
. Cria os corpos do núcleo e da cavidade com base nas etapas seguidas anteriormente.
É possível salvar cada corpo de ferramenta em um documento de peça separado ao clicar com o botão direito em Corpos sólidos
e selecionar Inserir em nova peça. Insira a seguir as novas peças em uma montagem, onde será possível adicionar outros elementos de hardware de suporte, criar posicionamentos etc. As novas peças possuem referências externas para o modelo original, de modo que as alterações na peça moldada se refletem automaticamente nas peças de ferramenta existentes na montagem.
A barra de ferramentas Ferramentas de moldagem também contém ferramentas comuns do processo de moldagem, como Escala
e Mover face
, além das ferramentas de modelagem de superfícies, como Superfície plana
e Costurar superfície
.
O tópico Visão geral de ferramentas de projeto de molde contém mais informações sobre quando e como usar as várias ferramentas de molde.