Ocultar Sumário

Resistência térmica de contato - Exemplo

Na indústria eletrônica, os chips são usualmente unidos às bases por uma camada fina de epóxi. Situações semelhantes são encontradas em outras indústrias. A modelagem da camada de epóxi como componente separado exige o uso de um tamanho de elemento muito pequeno, que pode resultar em falha de geração da malha ou em uma quantidade desnecessariamente grande de elementos.

Para considerar a resistência térmica causada pela camada de epóxi, você não precisa modelá-la. A Resistência térmica de contato é implementada como uma condição de contato superfície-superfície. Você pode especificar a resistividade total ou a resistividade por unidade de área

Geração de modelos de Resistência térmica de contato

Existem duas formas de criar modelos de resistência térmica de contato:

  • Você pode desprezar a fina camada de epóxi quando criar a geometria. Em outras palavras, as faces dos componentes que são na realidade são separadas por uma camada fina, no modelo estarão em contato.

  • Você pode considerar a fina camada de epóxi quando criar a geometria. Neste caso, existirá um espaçamento entre as faces do contato térmico. Existem dois pontos a considerar se esta abordagem for usada:

    • Os resultados são mais precisos quando a distância entre as duas faces em contato é menor que ou igual ao tamanho do elemento na vizinhança. O exemplo abaixo pode fornecer resultados impreciso.

  • Dividir as faces para a formação adequada de pares de contato térmico, ainda que não seja necessário, melhora a precisão.

  • Para especificar diferentes resistências térmicas entre uma face grande e várias faces menores, você precisa dividir a face grande em várias faces menores antes de atribuir uma resistência de contato térmico aos diversos pares.

Para definir a resistência de contato térmico:

  1. Em um estudo térmico, clique com o botão direito em Conexões e selecione Conjunto de contato.

O PropertyManager de Conjunto de contato é exibido.

  1. Defina o Tipo como Resistência térmica.

  2. Em Faces, arestas, vértices para Conj. 1 , selecione as entidades desejadas associadas a um ou mais componentes.

  3. Em Faces para Conj. 2 , selecione as faces desejadas de outro componente.

  4. Selecione Resistência térmica e faça o seguinte:

    1. Defina Unidades com o sistema de unidades que você quer usar.

    2. Selecione Total ou Distribuído e digite um valor.

  5. Em Avançado, selecione Nó-superfície ou Superfície-superfície. A opção Nó-nó não permite especificar uma resistência térmica, pois os nós conectados das faces em contato terão a mesma temperatura (condução perfeita).

  6. Clique em .



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Resistência térmica de contato - Exemplo
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2012 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.