Curvas da face
É possível extrair curvas isoparamétricas (UV) de uma face ou superfície. As aplicações desta funcionalidade incluem a extração de curvas para superfícies importadas e depois a execução de limpeza localizada usando as curvas da face.
Você pode especificar uma malha de curvas espaçadas uniformemente ou uma posição que cria duas curvas ortogonais.

|

|
Malha
|
Posição
|
Cada curva criada por este processo se torna um esboço 3D separado. Entretanto, se você estiver editando um esboço 3D quando executar a ferramenta Curvas da face, todas as curvas extraídas serão adicionadas ao esboço 3D ativo.
Para extrair curvas isoparamétricas:
-
Clique em Curvas da face
(barra de ferramentas Esboço) ou Ferramentas, Ferramentas de esboço, Curvas da face e, em seguida, selecione uma face ou superfície.
- ou -
Selecione uma face ou superfície e clique em Curvas da face
ou Ferramentas, Ferramentas de esboço, Curvas da face.
Uma visualização das curvas é exibida na face. As curvas são de uma cor em uma direção e de outra cor em outra direção. As cores correspondem às cores no PropertyManager de Curvas da face. O nome da face é exibido na caixa
Face
.
-
Em Seleções, escolha:
Não é possível arrastar o vértice.
-
Em Opções, marque ou desmarque:
-
Restringir ao modelo. Quando selecionado, as curvas são atualizadas se o modelo for alterado.
-
Ignorar furos. Use para superfícies importadas com espaçamentos internos ou loops. Quando selecionado, as curvas são geradas entre furos como se a superfície estivesse intacta. Quando desmarcado, as curvas são interrompidas nas arestas dos furos.
-
Clique em OK.
.
As curvas são exibidas como esboços 3D
na árvore de projeto do FeatureManager.
Se as informações sobre a aresta da superfície não coincidirem, as curvas de arestas não serão geradas. Uma mensagem de erro informa: "Falha ao criar X de X curvas da face. Considere o uso de entidades de conversão." É possível gerar as curvas que faltam abrindo um esboço 3D e usando a ferramenta de esboço Converter entidades
.