A Simetria circular permite que você analise um modelo com padrões circulares em torno de um eixo modelando um segmento representativo. O segmento pode ser uma peça ou montagem. A geometria, as restrições, e as condições de carregamento devem ser semelhantes para todos outros segmentos (com padrões cíclicos) que fazem parte do modelo. Em geral, turbinas, ventiladores, volantes e rotores de motor podem ser analisados com a simetria circular.
No PropertyManager de Fixture, em Avançado, selecione Simetria circular
.
A restrição Simetria circular pode ser aplicada somente a um estudo estático.
Você define a simetria circular para duas seções de corte com a mesma área e forma. O número de segmentos que se repetem em torno do eixo de revolução da simetria deve ser um número inteiro, resultado de (360o/ângulo de simetria).
Entidades selecionáveis |
|
  Seleção (face)
|
As faces na seção de corte. As faces devem ser semelhantes em forma e área, e não podem ser planas. O ângulo entre as duas faces deve ser totalmente divisível por 360o. Geometrias mais complexas podem exigir uma seção de corte com faces não planas que interceptam o eixo. A seção precisa ser criada de maneira que, se ela receber um padrão circular de espaçamento uniforme, a geometria resultante forma uma peça completa sem falhas ou interferências entre as seções.
|
Eixo |
Eixo de revolução para simetria. O eixo de simetria precisa estar na interseção dos dois planos selecionados. |
Nós em seções de corte opostas com posições relativas semelhantes se deslocam de forma semelhante.
Por exemplo, os locais com pontos de cores semelhantes na figura são deformados de maneira semelhante. Se cargas tangenciais forem aplicadas, as seções de corte com simetria circular podem se deformar na direção normal aos seus planos.

Se existirem cargas tangenciais e as seções de corte puderem se deformar na direção normal aos seus planos, use a Simetria circular. Se o modelo tem um padrão circular e as cargas são tais que as seções de corte não podem se deformar na direção normal aos seus planos, você pode analisar um padrão representativo e aplicar restrições de Simetria às seções de corte.
Exemplo
 |
 |
Há seis raios na peça. Um ângulo de cunha de 60 graus (360/6) centralizado em um dos braços produz uma seção apropriada para simetria circular. Aplique a simetria circular às faces de corte. |