Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SOLIDWORKS Fundamentos do SOLIDWORKS
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SOLIDWORKS CostingSOLIDWORKS Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SOLIDWORKSEstudos de Projeto no SOLIDWORKS
Expand Detalhamento e desenhosDetalhamento e desenhos
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Troca de dados SLDXMLTroca de dados SLDXML
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Geração de esboçoGeração de esboço
Expand Produtos Sustainability Produtos Sustainability
Expand SOLIDWORKS MBDSOLIDWORKS MBD
Expand SOLIDWORKS UtilitiesSOLIDWORKS Utilities
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand TolAnalystTolAnalyst
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Glossário
Ocultar Sumário

Solvers de análise

Dois solvers Direct e um solver interativo estão disponíveis para a solução do conjunto de equações.

Em uma análise de elementos finitos, um problema é representado por um conjunto de equações algébricas que devem ser resolvidas simultaneamente. Há dois tipos de métodos de solução: direto e interativo.

Os métodos diretos resolvem as equações usando técnicas numéricas exatas. Os métodos iterativos resolvem as equações usando técnicas de aproximação nas quais, em cada iteração, uma solução é pressuposta e os erros associados são avaliados. As iterações continuam até que os erros tornem-se aceitáveis.

O software oferece as seguintes opções:

Automático O software seleciona o solver com base no tipo de estudo, opções de análise, condições de contato, etc. Algumas opções e condições só se aplicam diretamente aos solvers Direct Sparse e FFEPlus.
Direct Sparse Selecione o Direct Sparse:
  • quando tiver memória RAM suficiente e várias CPUs em seu computador.
  • durante a solução de modelos com contato de não penetração.
  • durante a solução de modelos de peças com propriedades de material muito diferentes.
Para cada 200.000 dofs é necessário 1 GB de memória RAM para análise estática linear. O solver Direct Sparse requer 10 vezes mais memória RAM que o solver FFEPlus.
FFEPlus (iterativo) O FFEPlus usa técnicas avançadas de reordenação de matrizes que o tornam mais eficiente para grandes problemas. Em geral, ele é mais rápido na resolução de grandes problemas, e torna-se mais eficiente à medida que o problema torna-se maior.
Para cada 2.000.000 dofs é necessário 1 GB de memória RAM.
Direct Sparse com problema complexo Ao aproveitar os algoritmos de alocação de memória aprimorados, o solver do Direct Sparce para grandes problemas pode processar a simulação de problemas que excedem a memória física do seu computador.

Se você inicialmente selecionar o solver Direct Sparse e, devido aos limitados recursos de memória, ele alcançar uma solução out-of-core, uma mensagem de aviso alerta a fim de alternar para a Direct Sparse Grande problema.

O solver Direct Sparse para grandes problemas (Large Problem Direct Sparse - LPDS) é mais eficiente que os solvers FFEPlus e Direct Sparse em relação ao aproveitamento de vários núcleos.
Intel Direct Sparse O solver Intel Direct Sparse está disponível para estudos estáticos, térmicos, de frequência, dinâmicos lineares e não lineares.

Aproveitando os algoritmos aprimorados de alocação de memória e a capacidade de processamento multi-core, o solver Intel Direct Sparse aumenta as velocidades de solução para problemas de simulação que são resolvidos no núcleo.

Escolher o Solver

A opção de solver Automático é predeterminada para estudos estáticos, de frequência, de flambagem e térmicos.

No caso de problemas de contato de áreas múltiplas, onde a área de contacto é encontrada por meio de várias iterações de contato, o Solver Direct Sparce tem preferência.

Embora os dois solvers sejam eficientes para problemas pequenos (25.000 DOFs ou menos), pode haver grandes diferenças de desempenho (velocidade e uso de memória) na resolução de grandes problemas.

Se o solver exigir mais memória que a disponível no computador, ele usará espaço em disco para armazenar e recuperar dados temporários. Quando isso acontece, o sistema exibe uma mensagem informando que a solução será deslocada da memória central para a periférica e seu progresso é desacelerado. Se a quantidade de dados gravados em disco for muito grande, o progresso pode se tornar extremamente lento. Nesses casos (em estudos estáticos e não lineares), use o Direct Sparse para grandes problemas.

Os seguintes fatores o ajudam a escolher o solver mais apropriado:

Tamanho do problema. Em geral, o FFEPlus é mais rápido para resolver problemas com graus de liberdade (DOF) superiores a 100.000. Esta técnica será mais eficiente quanto maior for o problema.
Recursos computacionais: Memória RAM disponível e número de CPUs (núcleo ou processadores) O solver Direct Sparse requer cerca de 10 vezes mais memória RAM do que o solver FFEPlus. Ele se torna mais rápido quando a memória do computador é maior. O Direct Sparse para grandes problemas utiliza a capacidade de processamento multicore e melhora a velocidade de solução para estudos estáticos e não lineares.
Propriedades do material Quando os módulos de elasticidade dos materiais usados em um modelo forem muito diferentes (como Aço e Náilon), os métodos iterativos podem ser menos precisos do que os métodos diretos. Os solvers Direct são recomendados nesses casos.
Recursos de análise A análise com contatos Sem penetração e Unido impostos por meio das equações de restrição será normalmente resolvida mais rápido com os solvers Direct.

Dependendo do tipo de estudo, as seguintes recomendações se aplicam:

Estático Use o Direct Sparse e o Direct Sparse para grandes problemas quando tiver memória RAM suficiente e várias CPUS para a solução de:
  • Modelos com contato Sem penetração, especialmente quando você ativar os efeitos de atrito.
  • Modelos com as peças que têm propriedades do material bastante diferentes.
  • Modelos de malha mista
    Para uma análise estática linear, o solver Direct Sparse requer 1 GB de RAM para cada 200.000 graus de liberdade (dof). O solver FFEPlus iterativo requer menos memória (aproximadamente 2.000.000 dof / 1 GB de RAM).
Frequência e flambagem

Use o solver FFEPlus para o cálculo de todas as modos de corpo rígido. Um corpo sem nenhuma restrição apresenta seis modos de corpo rígido.

Use o solver Direst Sparce para:
  • Levar em consideração o efeito do carregamento nas frequências naturais
  • Modelos com as peças que têm propriedades do material bastante diferentes.
  • Modelos em que a malha incompatível é unida com as equações de restrição.
  • Adicionar molas suaves para estabilizar modelos sem suporte adequado (estudos de flambagem).
O Simulation usa o método de iteração de Subespaço como o método de extração autovalor para o solver Direst Sparse e o método Lanczos para o solver FFEPlus. É mais eficiente utilizar o Lanczos com solvers iterativos, como o FFEPlus.

O Subespaço pode utilizar a substituição de ida e de volta dos solvers Direct (Sparse) em seu loop de iteração para avaliar os autovetores (só precisa decompor a matriz uma vez). Isso não é possível com solvers iterativos.

Térmico Os problemas térmicos têm um grau de liberdade (DOF) por nó e, portanto, sua solução é geralmente muito mais rápida do que problemas estruturais do mesmo número de nós. Para problemas muito grandes (maior que 500,00 dofs), use o Direct Sparce para grandes problemas ou o solver FFEPlus.
Não linear Para estudos não lineares de modelos que possuem mais do que 50.000 graus de liberdade, o Solver FFEPlus é mais eficaz na resolução do problema em menos tempo. O solver Direct Sparce para grandes problemas pode tratar casos em que a solução esteja ficando fora do núcleo.

Status do Solver

A janela Status do Solver é exibida quando você executa um estudo. Além das informações de andamento do processo, ela contém informações sobre:

  • Uso da memória
  • Tempo decorrido
  • Informações específicas do estudo, como graus de liberdade, número de nós e número de elementos
  • Informações do solver, como o tipo que está sendo usado
  • Avisos

Todos os estudos que usam o solver FFEPlus (iterativo) permitem acessar a plotagem de convergência e os parâmetros do solver. A plotagem de convergência ajuda a visualizar como a solução está convergindo. Os parâmetros do solver permitem manipular as iterações do solver para que você possa melhorar a precisão ou a velocidade, neste caso com resultados menos precisos. Você pode usar os valores predeterminados do solver ou alterar o seguinte:

  • Número máximo de iterações (P1)
  • Limite de parada (P2)

Para melhorar a precisão, diminua o valor do limite de parada. Em situações de convergência lenta, você pode aumentar a velocidade com resultados menos precisos aumentando o valor do limite de parada ou diminuindo o número máximo de iterações.



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Solvers de análise
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2015 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.