Tem sido observado que para materiais policristalinos (metais maleáveis), a condição von Mises de tensão de cisalhamento constante no estado de escoamento, de um modo geral, apresenta melhor concordância com dados experimentais. Existem outros casos, entretanto, em que as condições de Tresca-Saint Venant aparentam estar mais de acordo com dados experimentais. Assim, ambos os métodos podem ser considerados como fórmulas igualmente possíveis para a condição de escoamento.
- Para os estados de tensão uniaxial ou equibiaxial, os dois critérios são equivalentes
- Em outros estados de tensão, o escoamento ocorre sob valores de tensão mais baixos, de acordo com as condições de Tresca. Sob condições de igualdade de carregamento o critério de Tresca prevê distorções plásticas maiores que as previstas por von Mises.
- O desvio máximo entre os dois modelos ocorre para o estado de cisalhamento puro. Nesse estado de tensão, com base nas condições de Tresca, o escoamento ocorre a 87% da tensão de von Mises.