Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SOLIDWORKS Fundamentos do SOLIDWORKS
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SOLIDWORKS CostingSOLIDWORKS Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SOLIDWORKSEstudos de Projeto no SOLIDWORKS
Expand Detalhamento e desenhosDetalhamento e desenhos
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Troca de dados SLDXMLTroca de dados SLDXML
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Geração de esboçoGeração de esboço
Expand SOLIDWORKS MBDSOLIDWORKS MBD
Expand SOLIDWORKS UtilitiesSOLIDWORKS Utilities
Expand SOLIDWORKS SustainabilitySOLIDWORKS Sustainability
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand TolAnalystTolAnalyst
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Glossário
Ocultar Sumário

Analisar modelos circulares

Em muitos casos, você pode tirar proveito das condições de simetria para analisar uma parte do modelo circular em vez do modelo todo. Algumas diretrizes são:

  • Na determinação da simetria, leve em consideração geometria, materiais, restrições e cargas.
  • Para estudos de frequência e flambagem, analise o modelo completo. Se você analisar uma parte do modelo usando simetria, obterá somente modelos simétricos.
  • Para modelos simples, analise o modelo completo. Os resultados devem ser simétricos.
  • Se o modelo for totalmente simétrico em relação aos eixos e se as cargas forem tais que as seções de corte não podem ser deformadas em relação à normal de seus planos, você poderá analisar uma cunha. Use um ângulo para a cunha que seja totalmente divisível por 360o. Na prática, você não deve usar um ângulo muito pequeno que pode resultar em uma malha ruim, especialmente quando não há furos no centro do modelo. Observe que você não pode usar essa opção se houver cargas tangenciais, porque os planos de corte deformar na normal aos seus planos. Use a simetria circular em tais casos.
  • Se o modelo tem um padrão circular e as cargas são tais que as seções de corte não podem se deformar na direção normal aos seus planos, você pode analisar metade ou um quarto do modelo para aplicar restrições Simetria à seção de corte.
  • Se as cargas forem tais que as seções de corte podem se deformar na direção normal aos seus planos, use a Simetria circular.
A simetria cilíndrica é mais geral porque pode solucionar problemas onde as seções de corte podem deformar na direção tangencial.

Por exemplo, você pode analisar uma cunha do disco mostrado abaixo, que forma um ângulo totalmente divisível por 360o. Em outras palavras, o número de segmentos que se repetem em torno do eixo de revolução da simetria deve ser um número inteiro.

Se todas as forças são radiais, você pode usar a condição Simetria em metade ou um quarto da seção de corte.

Se existirem cargas tangenciais, as seções de corte podem se deformar fora de seus planos e você precisa usar a Simetria circular ou analisar o modelo inteiro.

Para o ventilador mostrado abaixo, você pode analisar uma lâmina (a nona parte do modelo). Como as cargas nas lâminas são geralmente tangenciais, é recomendável usar a Simetria cíclica .

  Ainda que a nona parte do modelo seja um padrão válido, é recomendável usar um padrão que não corte através das lâminas.



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Analisar modelos circulares
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2017 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.