O critério de tensão de cisalhamento máxima, também conhecido como critério de escoamento de Tresca, é baseado na teoria de tensão cisalhamento máxima.
Esta teoria prevê que a falha do material irá ocorrer quando a tensão de cisalhamento máxima absoluta (τmax ) atingir a tensão quecausa o escoamento do material em um teste de tensão simples. O critério de tensão de cisalhamento máxima é usado para materiais maleáveis.
τmax >= σ limit / 2
τmax é o maior valor de abs (σ12, σ23, σ13) em que:
σ12 = (σ1 - σ2) / 2; σ23 = (σ2 - σ3 ) / 2; σ13 = (σ1 - σ3) / 2
σ1, σ2, σ3 são as principais tensões em ordem descrescente.
O fator de segurança é dado por:
FOS = σ limit / (2 * τmax )
Comparação dos critérios de tensão de Tresca e de von Mises
O critério de tensão máxima de cisalhamento é mais conservador do que o critério de tensão de von Mises, uma vez que o hexágono que representa o critério de tensão de cisalhamento está contido na elipse que representa o critério de tensão de von Mises.
Para uma condição de cisalhamento puro, o critério de tensão de von Mises prevê falha em (0,577*limite de resistência), enquanto o critério de tensão de cisalhamento prevê falha a 0,5 do limite de escoamento.
Testes reais de torção, usados para desenvolver cisalhamento puro, mostraram que o critério de tensão de von Mises dá resultados mais precisos do que a teoria de tensão de cisalhamento máxima.