Análise dinâmica

Os estudos estáticos assumem que as cargas são constantes ou aplicadas muito lentamente até atingirem o valor máximo. Devido a isso, a velocidade e a aceleração de cada partícula do modelo são consideradas iguais a zero. Como resultado, os estudos estáticos ignoram as forças inerciais e de amortecimento.

Em muitos casos práticos, as cargas não são aplicadas lentamente ou se alteram com o tempo ou com a frequência. Nesses casos, utilize um estudo dinâmico. Geralmente, se a frequência de uma carga for maior do que 1/3 da menor frequência (fundamental), deve-se usar um estudo dinâmico.

Os estudos dinâmicos lineares se baseiam em estudos de frequência. O software calcula a resposta do modelo através da soma da contribuição de cada modo para o ambiente de carregamento. Na maioria dos casos, os modos inferiores contribuem significativamente para a resposta. A contribuição de um modo depende do conteúdo de frequência, da magnitude, da direção, da duração e da localização da carga.

Os objetivos de uma análise dinâmica incluem:
  • Projetar sistemas estruturais e mecânicos para trabalharem sem falhas em ambientes dinâmicos.
  • Modificar características do sistema (p.ex., geometria, mecanismos de amortecimento, propriedades de material, etc.) para reduzir os efeitos da vibração.