Métodos de projeto (projeto ascendente e projeto descendente)

É possível criar montagens usando os métodos de projeto ascendente ou descendente, ou uma combinação de ambos.

Projeto ascendente

O projeto ascendente é o método tradicional. Primeiro, projete e modele as peças, em seguida, insira as peças em uma montagem e use posicionamentos para posicioná-las. Para alterar as peças, você precisa editá-las individualmente. Essas alterações serão exibidas na montagem.

O projeto ascendente é a técnica preferencial para peças pré-construídas e componentes padrão, como ferragens, polias, motores etc. Essas peças não mudam de forma ou tamanho com base no projeto, a menos que você escolha outro componente.

Projeto descendente

O projeto descendente também é chamado de "projeto no contexto" na Ajuda do SOLIDWORKS.

No Projeto descendente, o projeto das formas, tamanhos e locais pode ser executado na montagem. Por exemplo:

  • É possível modelar um suporte de motor de modo que ele tenha sempre o tamanho correto para suportar o motor, mesmo que você mova o motor. O SOLIDWORKS redimensiona automaticamente o suporte do motor. Esse recurso é especialmente útil para peças como suportes, acessórios e encaixes, cuja função inclui manter outras peças nas posições corretas. Também é possível usar o projeto descendente em alguns recursos (como pinos de localização) de peças que seriam de outra forma ascendentes.
  • O projeto de fotocopiadora pode ser criado em um esboço de layout, cujos elementos representam as polias, cilindros, correias e outros componentes da fotocopiadora. Você cria os componentes 3D com base no esboço. Conforme você move ou redimensiona elementos no esboço, o SOLIDWORKS move ou redimensiona automaticamente os componentes 3D na montagem. A velocidade e a flexibilidade do esboço permitem que você experimente várias versões do projeto antes de construir qualquer geometria 3D e faça diferentes alterações em um local central.

A vantagem do projeto descendente é que muito menos retrabalho é necessário quando ocorrem alterações no projeto. As peças podem se atualizar automaticamente com base no modo como você as criou.

É possível usar técnicas de projeto descendente em alguns recursos de uma peça, peças completas ou montagens inteiras. Na prática, os projetistas geralmente usam técnicas descendentes para criar as montagens e capturar aspectos importantes de peças personalizadas específicos das montagens.