Um molde é criado utilizando uma sequência de ferramentas integradas que controlam o processo de criação. É possível utilizar essas ferramentas de moldagem para analisar e corrigir deficiências com modelos do SOLIDWORKS ou importados de peças a serem moldadas.
As ferramentas de moldagem abrangem da análise inicial até a criação da divisão com ferramenta. O resultado da divisão com ferramenta é uma peça com múltiplos corpos, contendo corpos separados para a peça moldada, para o núcleo e para a cavidade, mais outros corpos opcionais tais como núcleos laterais. O arquivo da peça com múltiplos corpos mantém a intenção do projeto em um local conveniente. As alterações na peça moldada se refletem automaticamente nos corpos de ferramenta.
É possível salvar cada corpo de ferramenta em um documento de peça separado clicando com o botão direito em Corpos sólidos
e selecionando Inserir em nova peça. Insira a seguir as novas peças em uma montagem, onde será possível adicionar outros elementos de hardware de suporte, criar posicionamentos etc. As novas peças possuem referências externas para o modelo original, de modo que as alterações na peça moldada se refletem automaticamente nas peças de ferramenta existentes na montagem.
A barra de ferramentas Ferramentas de moldagem também contém ferramentas adicionais comuns do processo de moldagem, como
Escala
e
Mover face
, além das ferramentas de modelagem de superfícies, como
Planar Surface
e
Knit Surface
.
O tópico Visão geral de ferramentas de projeto de molde contém mais informações sobre quando e como usar as várias ferramentas de molde.