Cargas dinâmicas

As cargas dinâmicas geralmente podem ser classificadas como determinísticas ou não determinísticas. As cargas determinísticas são bem definidas como funções do tempo e podem ser previstas com precisão. Elas podem ser harmônicas, periódicas ou não periódicas. Se as cargas são determinísticas, os resultados também são determinísticos. As cargas não determinísticas não podem ser bem definidas como funções explícitas do tempo e são mais bem descritas através de parâmetros estatísticos. Se as cargas são não determinísticas, os resultados também são não determinísticos.

Cargas dinâmicas típicas são mostradas a seguir:

Para lidar com os diversos ambientes de carregamento, o SOLIDWORKS Simulation oferece três tipos de estudos dinâmicos lineares:
  • Análise histórica de tempo modal
  • Análise harmônica
  • Análise de vibração aleatória

Resposta a cargas dinâmicas

A análise de frequência calcula apenas as frequências ressonantes e as formas modais correspondentes. Os estudos dinâmicos lineares usam estas informações para calcular a resposta dinâmica da sua estrutura aos ambientes dinâmicos.

Para sistemas não lineares, use os estudos dinâmicos não lineares para calcular a resposta no domínio do tempo. Os estudos dinâmicos não lineares resolvem o problema de resposta dinâmica em função do tempo e não exigem o cálculo de formas modais e frequências.

O efeito de cargas sobre as frequências e formas de modo não é considerado quando são usados estudos de dinâmica linear, po.is o seu cálculo é baseado em um estado de modelo sem tensão Em vez disso, recomenda-se definir um estudo dinâmico não linear para levar em conta qualquer eventual efeito de aumento ou redução de tensão que possa alterar as características modais do modelo.

O efeito de cargas que variam com o tempo com frequências menores que 1/3 da frequência ressonante mais baixa do modelo pode ser aproximado por análise estática na maioria dos casos.