Padrões acionados por esboço

Usando pontos de esboço em um esboço, você pode especificar um padrão de recurso. O recurso de origem é propagado por todo o padrão para cada ponto no esboço. É possível usar padrões dirigidos por esboço para furos ou outras instâncias de recurso.

Para criar um padrão dirigido por esboço:

  1. Abra um esboço na face de uma peça.
  2. Crie um recurso de origem no modelo.
  3. Clique em Ponto ou em Ferramentas > Entidade de esboço > Ponto e adicione vários pontos de esboço para representar o padrão a ser criado com base no recurso de origem.
  4. Feche o esboço.
  5. Clique em Padrão dirigido por tabela (barra de ferramentas Recursos) ou Inserir > Padrão/Espelho > Padrão dirigido por tabela.
  6. Em Seleções, faça o seguinte:
    • Se necessário, use a árvore de projeto do FeatureManager de flyout para selecionar um Esboço de rederência a ser usado como o padrão.
    • Clique em Centóide para usar o centroide do recurso de origem ou em Ponto selecionado para usar outro ponto como o ponto de referência.
      Dependendo do que for selecionado como o Ponto de referência, a posição dos recursos propagados será alterada.
      Origem usada como o Ponto de referência
      Vértice selecionado usado como o Ponto de referência
      Você pode também alterar a posição relativa dos recursos propagados ao usar um padrão dirigido por tabela.
    • Se você tiver escolhido Ponto selecionado como o ponto de referência, selecione um Vértice de referência na área de gráficos.
      É possível usar o centroide do recurso de origem, a origem do esboço, um vértice ou outro ponto de esboço como o ponto de referência em um padrão dirigido por esboço.
  7. Siga um destes procedimentos:
    • Para criar um padrão com base no recurso, em Recursos para padrão , selecione o recurso na área de gráficos.
      Se o recurso para padrão tiver filetes ou outras adições, use a árvore de projeto do FeatureManager do flyout para selecionar esses recursos.
    • Para criar o padrão com base nas faces que compõem o recurso, em Faces para padrão select_face_planar.png, selecione todas as faces na área de gráficos. Isso é útil com os modelos que importam apenas as faces que compõem o recurso e não o próprio recurso.
      Quando Faces para padrão é usado, o padrão precisa permanecer dentro da mesma face ou limite. Ele não pode cruzar os limites. Por exemplo, um corte através de toda a face ou em níveis diferentes (como uma aresta elevada) cria um limite e separa as faces, não permitindo a propagação do padrão.
    • Para criar um padrão com base em peças multicorpos, em Corpos para padrão , selecione o corpo para padrão na área de gráficos.
      Peça multicorpos com Body to Pattern (Corpo a aplicar padrão) e pontos de esboço Padrão dirigido por esboço aplicado
  8. Em Opções, defina as seguintes opções:
    Opção Descrição
    Padrão de geometria Cria o padrão somente com o uso da geometria (faces e arestas) dos recursos, em vez de aplicar padrão a cada instância dos recursos e resolver essa instância. A opção Padrão de geometria aumenta a velocidade de criação e de reconstrução do padrão. Não é possível criar padrões de geometria dos recursos que têm faces mescladas com o restante da peça.
    Padrão de geometria não fica disponível com Corpos para padrão.
    Propagar propriedades visuais Propaga cores, texturas e dados de representação de rosca do SOLIDWORKS a todas as instâncias padrão.
  9. Clique em .
    Padrão de esboço com Centroide como o ponto de referência Padrão de esboço com Ponto selecionado como o ponto de referência