A maior parte dos relacionamentos descendentes é criada durante a edição de uma peça dentro de uma montagem. Isso também é chamado de edição no contexto, porque o recurso é criado ou editado no contexto da montagem em vez de isoladamente, que é como você normalmente cria as peças. A edição no contexto permite exibir a peça em seu local correto na montagem enquanto o novo recurso está sendo criado. Além disso, é possível usar a geometria das peças circundantes para definir o tamanho ou a forma do novo recurso.
Mesmo que você não esteja usando um método de projeto descendente, ainda pode editar uma peça na janela da montagem, por conveniência. Por exemplo, enquanto está trabalhando em uma montagem, você pode editar a extrusão do componente para inverter sua direção, ou editar um filete para adicionar mais arestas do mesmo componente. Isso não é considerado um método de projeto descendente porque não utiliza nenhuma outra peça da montagem.
Quando você edita uma peça no contexto de uma montagem, pode usar cores para indicar qual componente está sendo editado. É possível tambémalterar a transparência dos componentes da montagem durante a edição de uma peça.
Para editar um peça estando em uma montagem: