Configuração de opções do sistema
A página Opções do sistema da caixa de diálogo Opções permite definir as opções gerais de operação.
Para definir as opções gerais:
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Geral para definir:
- Mesclar zoom e pan para Desfazer: Agrupa comandos consecutivos de Zoom e Pan como uma única ação para os comandos Desfazer e Refazer.
- Exibir caixa de diálogo Layout de página durante a criação de novas folhas: Permite que você configure um LayoutPágina quando ativar uma nova folha.
- Exibir caixa de diálogo Gerenciador de Configuração de Impressão ao criar novas folhas: Permite que você configure uma Configuração de impressão quando ativar uma nova folha.
- Exibir caixa de diálogo Gerenciador de Configuração de Impressão ao criar novas folhas: Permite que você configure uma Configuração de impressão quando ativar uma nova folha.
- Número máximo de linhas de saída do histórico de comando: Especifica o número máximo de linhas exibidas na janela de Histórico de comandos antes de ser solicitado a pressionar Enter para continuar. Aplica-se a comandos que exibem longas listas.
- Exibir balão de notificação em atualizações: Exibe um balão na área de notificação na barra de ferramentas para indicar que um nova atualização do aplicativo está disponível.
- Exibir notificação para referências externas ausentes: Exibe um alerta pop-up ao abrir um desenho e um ou mais arquivos referenciados externamente estiverem ausentes ou não puderem ser carregados por estarem corrompidos.
- Modo de interface de documento único: Especifica se uma instância do aplicativo pode ser aberta em apenas um desenho por vez.
-
Tamanho da miniatura do arquivo: Tamanho da miniatura do arquivo: especifica o tamanho das imagens de visualização de miniaturas de arquivos que são exibidas quando um desenho é selecionado no gerenciador de arquivos do sistema operacional ou na caixa de diálogo Abrir. A configuração se aplica a arquivos de desenhos quando você os salvar. O tamanho da miniatura influencia o tamanho do arquivo de desenho. É possível definir um valor entre 0 (miniaturas muito pequenas) e 8 (miniaturas muito grandes).
- Em Notificação de referência, especifique como exibir as notificações quando um ou mais arquivos referenciados externamente forem alterados. Selecione uma opção:
- Ocultar notificação. Não exibe notificações.
- Mostrar notificação. Exibe o ícone Referência externa na barra de status quando arquivos referenciados externamente são anexados ao desenho atual. Quando você abre um desenho e um ou mais arquivos referenciados externamente estão ausentes, um símbolo de alerta aparece próximo ao ícone (
).
- Mostrar notificação com balão. Exibe o ícone Referência externa como acima. Além disso, exibe uma mensagem de balão quando arquivos referenciados externamente são modificados.
- Em Programa de participação do cliente, marque ou desmarque Participar e ajudar para melhorar este programa para determinar se você deseja participar do Programa de participação do cliente.
- Expanda Licença para definir um tempo limite para a licença (versão Enterprise e Enterprise Plus):
- Devolver licença se ficar inativo por mais de [x] minutos: Define o período inativo até que o aplicativo devolva a licença para o aplicativo License Manager, de maneira a ser disponibilizada a outros usuários (configuração de tempo limite).
- Expanda Substituição de entrada de coordenadas para definir:
- Usar SnapsE: as entradas de SnapsEntidade substituem as entradas de coordenadas.
- Entrada de coordenada substitui SnapsE: as entradas de teclado substituem as entradas de coordenadas de SnapsEntidade.
- Entrada de coordenadas ao executar scripts (teclado): as entradas de teclado substituem as entradas de coordenadas de SnapsEntidade, exceto em scripts.
- Expanda Configurações do servidor proxy para definir especificações se o seu sistema fizer parte de uma rede que usa um servidor proxy:
- Tipo: Define o tipo do servidor proxy (Socks5, HTTP, HTTP Caching ou FTP Caching).
- Host: Define o endereço IP do host ao qual você está conectado.
- Porta: Define a porta do servidor proxy.
- Usuário: Define o nome do usuário para identificá-lo no ambiente de rede.
- Senha: Define a senha de login.
- Expanda Idioma do aplicativo para definir o idioma utilizado pelo aplicativo na interface do usuário, na entrada de comando e nos arquivos de Ajuda. O idioma também pode ser definido usando o comando Idioma.
Para definir as opções de exibição:
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Exibição.
- Expanda Estilo da interface do usuário para definir o tema de cores da faixa, do menu, das barras de ferramenta e dos elementos da interface de paletas para Escuro ou Claro.
- Expanda Estilo da interface do usuário para definir o tema de cores dos elementos da interface para Escuro ou Claro.
- Expanda Estilo da interface do usuário para definir o tema de cores dos elementos da interface para Escuro ou Claro.
- Expanda Opções de tela para definir:
- Exibir barras de rolagem: ativa ou desativa a exibição das barras de rolagem na janela de desenho.
- Usar ícones grandes: utiliza botões grandes nas barras de ferramentas.
- Expanda Opções de tela para definir:
- Exibir barras de rolagem: ativa ou desativa a exibição das barras de rolagem na janela de desenho.
- Usar ícones grandes: utiliza botões grandes nas barras de ferramentas.
- Expanda Texto da janela de comandos para definir:
- Fonte: define a fonte do prompt da janela de comandos e das mensagens.
- Tamanho: define o tamanho do texto para a janela de comandos.
- Texto da linha de comando: determina que o texto seja exibido como o prompt na linha de comando.
-
Expanda PreenchimentoAutomático para definir as opções de preenchimento automático de entradas de comando:
Expanda PreenchimentoAutomático (somente nas versões Professional e Enterprise) para definir as opções de preenchimento automático de entradas de comando:
- Seleção automática da sugestão mais próxima. Seleciona automaticamente o comando ou nome da variável mais similar ao que você inseriu ao pressionar Enter. Caso contrário, você precisa inserir o nome completo ou selecionar uma entrada na lista de sugestão.
- Seleção automática da sugestão mais próxima. Seleciona automaticamente o nome do comando mais próximo do que o que foi digitado quando você pressiona Enter. Caso contrário, você precisa inserir o nome completo ou selecionar uma entrada na lista de sugestão.
- Seleção automática da sugestão mais próxima. Seleciona automaticamente o comando ou nome da variável mais similar ao que você inseriu ao pressionar Enter. Caso contrário, você precisa inserir o nome completo ou selecionar uma entrada na lista de sugestão.
- Exibir lista de sugestão. Especifica se uma lista de sugestões é exibida conforme você digita um nome de comando.
Se você exibir a lista de sugestão, você pode definir:
- Tempo de atraso da lista de sugestão. Define um tempo de atraso (em milissegundos) antes da lista de sugestão de nomes de comando ser exibida.
- Incluir aliases na lista. Inclui nomes de comando de alias na lista de sugestão.
- Exibir comandos com aliases. Exibe o nome do comando entre parênteses após o nome do alias na lista de sugestão.
- Incluir variáveis de sistema. Inclui nomes de variáveis de sistema na lista de sugestão.
- Incluir variáveis de comando. Inclui nomes de variáveis de comando na lista de sugestão.
- Incluir pesquisa de mid-string. Procura nos nomes de comandos por ocorrências da string digitada, não só com relação aos caracteres iniciais, mas aos nomes completos dos comandos.
- Caracteres da pesquisa midstring. Especifica o número de caracteres da mid-string.
Nota: Quando você insere um comando e a lista de sugestão é exibida, clique com o botão direito do mouse na lista para definir as opções descritas acima.
- Expanda Cores de elemento para definir as cores de exibição dos elementos de interface do usuário, como, por exemplo, plano de fundo de modelo e folha, cursores e retículas.
Você também pode alterar a cor do realce de seleção de entidade. As entidades são realçadas quando você passa o cursor do mouse sobre elas (realce da pré-visualização) ou quando você as seleciona (realce da seleção). Por padrão, a cor das entidades muda em ambas as situações (consulte Pré-visualização e realce das seleções de entidade).
Você pode usar as seguintes opções:
- Expanda Guias de desenho para definir as seguintes opções:
- Exibir guias de desenho. Controla a exibição das guias de desenho na parte superior da área da janela de desenho.
- Exibir configurações. Selecione um dos seguintes:
- Vista de lista. Exibe as listas não gráficas das áreas de trabalho.
- Pré-visualização do painel. Exibe miniaturas para cada área de trabalho do desenho (folhas de modelo e layout) abaixo das guias (padrão).
- Expanda Ocultar paletas automaticamente para configurar um horário de atraso (em milissegundos) antes de ocultar ou exibir as paletas.
Para definir as opções da área de gráficos:
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Área de gráficos para definir:
- Exibir cursor como retícula: Exibe o ponteiro na forma de retícula, mesmo que não haja nenhum comando ativo.
- Tamanho do ponteiro: Especifica o tamanho da retícula que atua como ponteiro. Defina um valor entre 1 e 100. Se você digitar 100, a retícula passará sobre a tela inteira.
- Exibir dicas de ferramenta de SnapE: Determina se as dicas de ferramentas devem ser exibidas quando o ponteiro passar sobre um ponto onde possa ser aplicado o modo de snap de entidade.
- Exibir plano de fundo: Determina se devem ser exibidas cores no plano de fundo das Vistas definidas pelo usuário.
- Exibir ponteiros de hiperlinks, dicas de ferramentas e menus de atalhos: determina se devem ser exibidos hiperlinks, dicas de ferramentas e menus de atalho toda vez que o ponteiro passar sobre uma entidade.
- Exibir transparência da entidade: Determina se deve ser exibida a transparência de entidades. A opção não afeta a transparência da saída de impressão.
- Esmaecimento de layer bloqueado: Determina se deseja ou não esmaecer entidades em layers bloqueadas para contrastá-las com entidades em layers desbloqueadas e reduzir a complexidade da exibição do desenho. Especifique um valor entre 0 e 90%, sendo 0% nenhum esmaecimento.
- Esmaecimento de referência externa: Determina se deseja ou não esmaecer entidades em referências externas para contrastá-las com entidades no desenho e reduzir a complexidade da exibição. Especifique um valor entre 0 e 90%, sendo 0% nenhum esmaecimento.
Para definir as opções Abrir e Salvar como:
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Abrir/Salvar como.
- Expanda Tipos de arquivo predeterminados para definir:
- Abrir documentos do tipo: define o tipo de arquivo predeterminado (.dwg, .dxf, .dwt) a ser utilizado quando você abrir ou inserir desenhos ou anexar desenhos referidos.
- Salvar documentos como tipo: define o tipo de arquivo predeterminado (.dwg ou .dxf) e a versão quando você salvar desenhos.
- Preservar o arquivo original: Especifica se o arquivo de backup é salvo na versão original do arquivo de desenho.
- Expanda Nome do arquivo de template para SmartNew para definir o caminho e o nome de um arquivo de template de desenho (.dwt). Clique em Procurar para procurar o arquivo de template.
- Expanda Abrir com codificação para especificar como abrir os desenhos quando a respectiva página de código for diferente da página de código do sistema operacional do computador. As páginas de código determinam a codificação dos caracteres. Selecione uma opção:
- Abrir arquivo normalmente: mantém a página de código do desenho.
- Abrir arquivo com página de código do sistema: Alterna para a página de código do sistema operacional do computador.
- Verifique a página de código e o prompt do arquivo: Permite que você especifique a página de código que será usada ao abrir um desenho com uma página de código diferente da página de código do sistema operacional.
- Expanda Abrir tipo de estilo de impressão para especificar o EstiloImpressão que será usado ao abrir um desenho existente:
- Forçar a conversão para o tipo de estilo de impressão CTB após abrir: Determina se os desenhos que usam EstilosImpressão nomeados (arquivo .stb) são convertidos automaticamente para usar EstilosImpressão dependentes da cor (arquivos .ctb) subsequentemente quando abertos.
- Expanda Abrir arquivo para especificar se a barra de título exibe o caminho completo do desenho ativo ou apenas o nome.
Para definir as opções de impressão:
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Impressão.
- Expanda Arquivos de log de impressão para definir:
- Local: define o caminho para os arquivos de registro (log) de impressão e publicação. Clique em Procurar para procurar a pasta do arquivo de registro.
- Salvar registros de impressão: cria arquivos de registro de trabalho de impressão que são salvos no formato de valores separados por vírgulas (.csv).
- Estilo de registro (disponível se você selecionou Salvar registros de impressão): Um registro por impressão armazena informações sobre todos os trabalhos de impressão em um único arquivo de registro. Quando desmarcada, as informações de cada trabalho de impressão são armazenadas em arquivos de registro separados.
- Expanda Local dos arquivos de estilo de impressão para definir o caminho dos arquivos de definição de EstiloImpressão. Clique em Procurar para procurar a pasta do arquivo de EstiloImpressão.
- Expanda Configurações predeterminadas para definir:
- Tipo predeterminado (determina o comportamento para novos desenhos, não para o desenho atual):
- Usar estilos de impressão nomeados: Utiliza EstilosImpressão definidos pelo usuário.
- Usar estilos de impressão dependentes da cor: Utiliza EstilosImpressão dependentes da cor.
- EstiloImpressão predeterminado: Define o arquivo de EstiloImpressão predeterminado.
- Substituir estilo de impressão para entidades (disponível se você selecionou Usar estilos de impressão nomeados): Substitui a tabela EstiloImpressão Padrão para entidades. As configurações disponíveis dependem da definição de EstiloImpressão predeterminado.
- Substituir estilo de impressão para layer 0 (disponível se você selecionou Usar estilos de impressão nomeados): Substitui a tabela EstiloImpressão predeterminado para entidades ou Layer 0. As configurações disponíveis dependem da definição de EstiloImpressão predeterminado.
- Expanda Opções gerais para definir:
- Manter o tamanho do papel ao mudar de impressora: Quando alterar a impressora na caixa de diálogo Imprimir, o tamanho do papel é mantido se ele for suportado pela impressora especificada. Quando desmarcado, é exibido o formato padrão para o tamanho do papel.
- Exibir plano de fundo do papel: Na guia Folhas, as Extensões das folhas são marcadas por um plano de fundo cinza.
- Exibir área imprimível: Nas guias Folhas, um retângulo tracejado marca a área imprimível e as margens não imprimíveis da impressora selecionada associadas à folha.
- Especificar offset de impressão em relação a: Especifica como definir a distância da impressão:
- Área imprimível: Define o offset em relação ao canto inferior esquerdo da área imprimível.
- Aresta do papel: Define o offset em relação ao canto inferior esquerdo da aresta do papel.
- Usar layers no arquivo PDF (PDF versão 1.5 ou superior): Cria layers no arquivo PDF de acordo com as layers no desenho. Aumenta o tamanho do arquivo PDF.
Para definir as opções de salvamento automático e backup:
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Salvamento automático e backup.
- Expanda Local dos arquivos de salvamento automático para definir a pasta para os arquivos salvos automaticamente gerados. Clique em Procurar para procurar a pasta.
- Expanda Salvamento automático/backups para definir:
- Ativar salvamento automático: salva o desenho automaticamente. Você pode especificar o intervalo para salvamento automático em minutos.
- Salvar backup a cada salvamento: define se você deseja criar uma cópia backup toda vez que o documento for salvo.
- Usar o formato original: especifica se o arquivo de backup deve ser salvo em sua versão de arquivo de desenho original ou na versão atual do arquivo.
Para definir os valores predeterminados de arquivos de desenho:
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Padrões de arquivo de desenho.
- Expanda Unidades de inserção de bloco para definir as preferências de escala predeterminada ao inserir desenhos ou blocos em um desenho:
- Unidades para inserção de entidades: define as unidades do conteúdo da origem. Se você selecionar Sem unidade, a entidade não será dimensionada quando inserida.
- Unidades do desenho ativo: define as unidades do desenho de destino.
Personalização da lista de escalas padrão
As listas de escalas estão disponíveis quando você imprime, gerencia LayoutsPágina ou escala Viewports nas folhas de layout.
As listas de escalas estão disponíveis quando você imprime, gerencia Configurações de impressão ou escala Viewports nas folhas de layout.
As listas de escalas estão disponíveis quando você imprime, gerencia Configurações de impressão ou escala Viewports nas folhas de layout.
A Lista de escala padrão determina a Lista de escala de desenho para novos desenhos, que são criados sem desenhos de template.
Para alterar a lista de escala em um arquivo de template de desenho existente, abra o arquivo de template de desenho (*.dwt) e personalize a Lista de escala de desenho desse arquivo.
Para personalizar a Lista de escalas padrão:
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Lista de escalas padrão.
- Em Arquivo, o caminho e o nome do arquivo da lista de escalas, um arquivo .xml, são exibidos.
Se necessário, altere a configuração do arquivo. Clique em Procurar para navegar até o arquivo da lista de escalas.
- Clique em Métrica ou Imperial para exibir a lista de escalas correspondente.
- Clique em Adicionar para adicionar uma nova escala à lista:
- Na coluna Nome de escala do novo item da lista, digite um nome para a nova escala.
- Em Unidades de papel, digite um número.
- Em Unidades de desenho, digite um número.
A proporção entre as unidades de papel e as unidades de desenho determina a escala aplicada ao selecionar o nome da escala na lista.
- Clique em Mover para cima para mover o item selecionado para cima na lista.
- Clique em Mover para baixo para mover o item selecionado para baixo na lista.
- Clique em Excluir para remover o item selecionado da lista.
- Clique em Redefinir para substituir as configurações da Lista de escalas padrão pelas configurações do software padrão.
- Clique em Exportar para salvar o arquivo da lista de escalas com outro nome.
- Clique em Aplicar para salvar a personalização da lista de escalas.
Você pode redefinir as especificações de escala existentes na Lista de escalas padrão. Também é possível redefinir a Lista de escalas do desenho personalizada para as configurações da Lista de escalas padrão.
Para personalizar os padrões de registro de macro:
Para personalizar os padrões de gravação de macro (Professional, Premium, Enterprise e Enterprise Plus):
- Siga um destes procedimentos:
-
Clique em Ferramentas > Opções (ou digite Opções).
Clique em Menu do aplicativo > Preferências (ou digite Opções).
Na caixa de diálogo Opções, clique em Opções do sistema
.
- Digite OpçoesSistema.
- Expanda Registro de macro.
Em Local, o caminho e o nome do arquivo macro são exibidos.
- Se necessário, altere o caminho e o nome da macro e clique em Procurar para navegar até o local do arquivo macro.
- Em Nível de detalhes, defina o nível de detalhe do código:
- Baixo. Exibe o código mínimo.
- Alto. O código inclui etapas intermediárias.
- Em Linguagem, selecione a linguagem de API padrão.
Use a opção Localizar para pesquisar os itens na caixa de diálogo Opções.
Comandos: OpçõesSistema ou Opções
Menu: Ferramentas > Opções
Menu: Menu do aplicativo > Preferências