Criação de um estudo de fadiga com base em Resultados de vibração aleatória

Você pode criar um estudo de fadiga que é baseado em resultados de tensão (na forma de função de Densidade Espectral de Potência) a partir de um estudo dinâmico de vibração aleatória .

Para definir um evento de fadiga com base nos resultados de um estudo dinâmico de vibração aleatória:

  1. Configure e execute um estudo dinâmico de vibração aleatória.
  2. Crie um estudo de fadiga. No PropertyManager Estudo, em Opções, selecione Vibração aleatória - fadiga de vibração aleatória .
  3. Na árvore do estudo de fadiga, clique com o botão direito em Carregamento (Vibração aleatória) e selecione Adicionar evento.
  4. No PropertyManager Adicionar evento (Vibração aleatória):
    1. Em Estudo, selecione o estudo de vibração aleatória para associar o evento de fadiga.
    2. Em Duração, selecione a duração (em unidades de segundos, minutos, horas ou dias) da entrada de carregamento aleatório aplicada ao modelo.
    3. Clique em .
  5. Clique com o botão direito do mouse no ícone do estudo superior e clique em Aplicar/Editar dados de fadiga para associar uma curva S-N ao material.
    Você pode inserir duas constantes de curva Basquin S-N (B) e (m), ou clicar em Constantes da estimativa Basquin da curva S-N e inserir vários pontos de dados que capturam o intervalo de tensão (variação de tensão a partir da máxima tensão cíclica com o mínimo tensão cíclica) em relação à ciclos até a falha.
  6. Na caixa de diálogo Fadiga - Vibração aleatória , selecione o método computacional para estimar o dano por fatiga de vibração: Banda estreita, Steinberg, ou Wirsching.
    O método de Banda estreita em geral fornece resultados mais conservadores. Recomenda-se executar o estudo de fadiga com todos os três métodos e comparar os resultados para os danos por fadiga estimados.
  7. Depois que você executar o estudo, é possível ver os resultados da plotagem para Vida (Falha de tempo para fadiga) e Danos (porcentagem ou proporção da vida consumida pelo carregamento da vibração aleatória). Um fator de dano de um (1) e superior indica que a peça falhou para a duração determinada do carregamento aleatório.