Conectores - Pino

Um conector de pino substitui a modelagem de uma junta de pinos real. Você pode definir um conector de pino para conectar as faces cilíndricas coaxiais. As faces cilíndricas ou arestas circulares podem pertencer a um ou a vários corpos.

Tipo

O conector de pino está disponível para estudos estáticos, não lineares, de flambagem, de frequência e dinâmicos.

Faces/arestas cilíndricas Selecione todas as faces cilíndricas coaxiais ou arestas de shell circulares que estão conectadas ao pino (máximo de dez faces ou arestas circulares). As seleções devem ser coaxiais. As arestas selecionadas devem pertencer a superfícies de casca predefinidas. As faces ou bordas selecionadas não precisam ter o mesmo raio.

Para peças de chapa metálica, selecione uma face cilíndrica sólida e o programa transferirá o conector de pino para a aresta circular da casca da superfície média.

  Com anel de retenção (sem translação) Impede a translação axial relativa entre as faces cilíndricas ou arestas conectadas a um pino.
  Com chave (sem rotação) Impede a rotação relativa entre as faces cilíndricas ou as arestas conectadas a um pino.

Tipo de conexão

Rígida O software modela um conector de pino a um elemento de viga. Cada nó final de uma viga (junta de pinos) está localizado no centróide da face cilíndrica anexada. Uma conexão rígida conecta os nós de extremidade da viga aos nós de face cilíndrica com elementos de barra rígida. As faces conectadas a um pino com uma conexão rígida não podem se deformar sob carga, mas podem se mover como corpos rígidos.
Distribuída Uma conexão distribuída restringe o movimento de cada nó de extremidade da viga (nó de referência) aos nós das faces cilíndricas selecionadas (nós de acoplamento) em um sentido médio. O acoplamento distribuído permite que os nós de acoplamento da face cilíndrica se movam em relação um ao outro.

Opções

Unidades de medida Define as unidades para os valores de rigidez do pino.
Rigidez axial Digite um valor para rigidez do pino na direção axial.

Para um pino que conecta mais de duas faces ou arestas cilíndricas, o software redistribui a rigidez axial com base nas propriedades geométricas de cada segmento de pino (como área e comprimento da seção). Um segmento de pino conecta duas faces cilíndricas consecutivas e tem duas juntas de extremidade.

A opção não está disponível se você selecionar Com anel de retenção (sem translação).
Quando você define a rigidez axial e rotacional, um valor de rigidez deve ser maior que 0,0.
Rigidez rotacional Digite um valor para a rigidez do pino na direção circunferencial.

Para um pino que conecta mais de duas faces ou arestas cilíndricas, o software redistribui a rigidez rotacional com base nas propriedades geométricas de cada segmento de pino (como momento polar de inércia e comprimento).

A opção não está disponível se você selecionar Com chave (sem rotação).
Incluir massa Inclui a massa do pino na simulação. O valor da massa é usado em estudos de frequência, flambagem, dinâmica e estudos estáticos e não lineares quando você aplica cargas centrífugas e por gravidade.

Dados de resistência

Selecione Dados de força para executar uma verificação de aprovação/não aprovação para conectores de pinos. Disponível somente para estudos estáticos e não lineares.
Área de tensão de tração Defina a área de tensão de tração conhecida para o pino. Selecione a unidade em Unidade.
Resistência do pino Limite de escoamento do material do pino. Selecione a unidade em Unidade.
Fator de segurança Defina o fator de segurança para aprovação/reprovação na verificação do projeto de pino. O pino falha quando sua carga combinada excede a proporção 1/fator de segurança.

Material

Disponível quando você seleciona Dados de força.
Biblioteca Clique em Selecionar material para abrir a caixa de diálogo Material.
Por padrão, o Simulation seleciona Liga de aço na Biblioteca de Materiais do SOLIDWORKS como o material predeterminado.

Propriedades de material dependentes de temperatura para os materiais atribuídos aos pinos não são aceitas. Somente as propriedades constantes do material são aceitas para os pinos.

Configurações de símbolo

  Editar cor... Selecione uma cor para os símbolos.
Tamanho do símbolo Defina o tamanho dos símbolos.
  Exibir visualização Alterna a exibição dos símbolos do conector na área de gráficos.
  • Após executar uma simulação com conectores de pinos, plote a forma deformada com um fator de escala de 1,0 para garantir que não exista interferência entre os componentes. Quando ocorre interferência, os resultados não são válidos. Em caso de interferência, aplique contato sem penetração entre as faces interferentes e execute a simulação novamente.
  • Se as faces cilíndricas conectadas a um conector de pino forem coincidentes inicialmente, aplique um contato sem penetração para impedir a ligação durante uma simulação.