Inserir componentes

A lista de componentes disponíveis aparece no painel acoplável. Esta lista especifica os componentes que você pode inserir na montagem 3D aberta.

Ao inserir o componente, o software valida o componente e atualiza o menu de atalho. Clique com o botão direito em um componente para inseri-lo.

Inserir

O SOLIDWORKS Electrical 3D determina se há um arquivo 3D associado à peça do fabricante (de propriedades da peça do fabricante > peça 3D ). Se nada for definido, o software procurará em SOLIDWORKS\sldprt (primeiro, na pasta do projeto e depois na pasta do software) uma peça com o mesmo nome da referência da peça do fabricante. Se o software não encontrar uma peça, o software pesquisa o nó de classificação da peça do fabricante para ver se um arquivo está definido, então percorre todos os nós pais e determina se uma peça 3D está definida. Caso contrário, o software usará o padrão EW_DEFAULT.SLDPRT. A escala da montagem muda durante a inserção (em X, Y e Z) para atender às dimensões armazenadas na peça do fabricante.

Inserir como

Você pode usar Inserir como para componentes específicos, como gabinetes, canaletas ou trilhos. Selecione no menu o tipo de elemento. O software insere uma peça 3D específica usando as dimensões da peça do fabricante. Se você clicar duas vezes na peça do fabricante, o software usará a classificação da peça do fabricante para selecionar a peça 3D a ser inserida. As peças 3D são:
  • EW_CABINET.SLDASM para inserir um gabinete.
  • EW_DUCT_H.SLDASM para inserir uma canaleta horizontal.
  • EW_DUCT_V.SLDASM para inserir um canaleta vertical.
  • EW_RAIL_H.SLDPRT para inserir um trilho horizontal.
  • EW_RAIL_V.SLDPRT para inserir um trilho vertical.
Você pode substituir os arquivos acima por outros.

Inserir do arquivo

Você pode inserir um componente definido pelo usuário (uma caixa de diálogo é aberta e você pode selecionar seu arquivo preferido do SOLIDWORKS). Tal como o Inserir como, a escala do arquivo muda para inseri-la nas dimensões da peça do fabricante. Cada tipo de componente tem sua ferramenta para inserção. Por exemplo, não é possível inserir um trilho usando a ferramenta de inserção de gabinete.

Inserção múltipla

Se você selecionar vários componentes, poderá usar a caixa de diálogo Ordem de inserção para gerenciar a ordem de inserção do componente. Da mesma forma, para inserir um componente com várias peças do fabricante associadas, você pode gerenciar a ordem da inserção do componente.

  • Inserção múltipla. Especifica o lado usado para inserir o segundo e os próximos componentes.
  • Espaçamento. Especifica o espaço entre duas peças 3D.

A inserção da régua de bornes também usa esse processo.

Inserir gabinete

Clique com o botão direito do mouse em um gabinete e selecione Inserir como gabinete . Se você tiver um arquivo de representação de gabinete do SOLIDWORKS, selecione Inserir do arquivo. Se você não tiver um arquivo associado, clique em Inserir. O SOLIDWORKS Electrical 3D usa o arquivo genérico e gera um gabinete que corresponde às dimensões da peça do fabricante.

Inserir trilho ou canaleta

Clique com o botão direito do mouse em um trilho (ou canaleta) e selecione Inserir como trilho horizontal (vertical) (canaleta) .

O software gerencia trilhos e canaletas como acessórios de gabinete. Para inserir um trilho, use Inserir, Inserir do arquivo, Inserir como trilho vertical ou Inserir como trilho horizontal no menu de atalho.

As canaletas e trilhos têm posicionamentos guardados para colocar na base do gabinete. Clique em para validar o posicionamento durante a inserção.

Para montar canaletas, clique em Montagem > Posicionamentos.

Durante a inserção, o painel é atualizado automaticamente para definir o comprimento.

Definir comprimento

Comprimento. Especifica o comprimento do trilho ou da canaleta. Clique em para validar.

Inserir componente

Para inserir um componente:

  1. Clique com o botão direito do mouse em um componente e selecione Inserir .
  2. Para inserir componentes, use Inserir ou Inserir do arquivo.

    O componente é exibido na área de gráficos.

  3. Clique em um ponto para inserir o componente.

De acordo com as referências de posicionamento criadas na montagem 3D, se você clicar em um ponto em um trilho, a montagem será centralizada automaticamente no ponto.

Inserir réguas de bornes

Existem duas ferramentas para inserir bornes. Você pode inserir cada borne individualmente ou inserir toda a régua de bornes.

Para inserir réguas de bornes:

  1. Clique com o botão direito do mouse em uma régua de borne e selecione Inserir bornes .
  2. Para inserir os bornes individualmente, clique em Inserir bornes no menu de atalho de referência do borne.
  3. Para inserir toda a régua de bornes, clique em Inserir bornes no menu de atalho da régua de bornes.
  4. Clique no ponto de inserção para posicionar o primeiro borne.

    O painel acoplável muda para as opções de inserção.

Inserir bornes

Inserir bornes. Indica a direção da inserção (direita ou esquerda) dos outros bornes.

Espaçamento. Especifica a distância entre dois bornes.

Inserir somente peça de base do fabricante não insere os acessórios de deslocamento do borne ou os auxiliares.