Análise linearizada de flambagem

Modelos delgados tendem a flambar sob cargas axiais. A flambagem é definida como uma distorção repentina que ocorre quando a energia de membrana (axial) armazenada é convertida em energia de curvatura, sem alteração nas cargas aplicadas externamente. Matematicamente, quando ocorre flambagem, a rigidez se torna singular. A abordagem linearizada de flambagem utilizada aqui resolve um problema de eigenvalor para estimar os fatores críticos de flambagem e as formas modais de flambagem associadas.

Um modelo pode flambar em formas diferentes sob condições diferentes de carga. A forma que o modelo toma ao flambar chama-se forma modal de flambagem e a carga é chamada de carga crítica ou carga de flambagem. A análise de flambagem calcula o número de modos solicitado na caixa de diálogo Flambagem. Os projetistas geralmente preferem o modo mais baixo (modo 1), pois este está associado à menor carga crítica. Quando a flambagem é o fator crítico do projeto, o cálculo de vários modos de flambagem ajuda a localizar os pontos fracos do modelo. As formas modais podem ajudá-lo a modificar o modelo ou o sistema de suporte para prevenir a flambagem em um determinado modo.

Uma abordagem mais completa do estudo do comportamento de modelos no ponto de flambagem ou além requer a utilização de códigos não lineares de análise de projeto.

Quando usar a análise de flambagem

Peças e montagens delgadas com componentes delgados, que recebem cargas na direção axial sofrem flambagem sob cargas axiais relativamente pequenas. Tais estruturas podem falhar graças à flambagem, mesmo que as tensões estejam bem abaixo dos níveis críticos. Para essas estruturas, a carga de flambagem se torna um fator crítico de projeto. A análise de flambagem geralmente não é necessária para grandes estruturas, uma vez que as falhas ocorrem anteriormente devido a altas tensões.