Dicas para a geração de malhas

  • Quando você gera a malha de um estudo, o software gera malhas para todos os sólidos, cascas e vigas não suprimidos:
    • Usa a malha Sólida para objetos grandes.
    • Usa elementos Casca para objetos finos como chapas metálicas.
    • Usa os elementos Viga ou Treliça para objetos extrudados ou revolucionados com seções transversais constantes.
    • Para montagens, verifique a interferência do componente. Para detectar interferências em uma montagem, clique em Ferramentas > Avaliar > Detecção de interferência . A interferência só é tolerada quando estiver sendo usado o ajuste por contração. As opções Tratar a coincidência como interferência e Incluir interferências de peças multicorpos permitem que você detecte as áreas de contato. Essas são as únicas áreas afetadas pelas configurações de contato global e de componentes.
    • A opção Aplicar malha a todos os corpos sólidos com malha sólida ( Opções predeterminadas > Malha ) permite gerar a malha de todos os corpos sólidos, de chapa metálica e de soldagem com uma malha sólida. A geração de malha de todos os corpos sólidos com elementos sólidos economiza tempo na preparação do modelo para a geração de malha (útil principalmente para usuários de simulação novatos), mas pode aumentar o tempo geral da solução.

      No nível do estudo, é possível substituir as atribuições de malha impostas pela opção Aplicar malha a todos os corpos sólidos com malha sólida. Em uma árvore de estudo de simulação, clique com o botão direito na pasta Peças superior e selecione Tratar todas as chapas metálicas como cascas ou Tratar todas as soldagens como vigas.

  • Quando usar uma malha compatível com o gerador de malhas baseado em curvatura verifique se há interferências entre os corpos. Se você especificou uma condição de contato unido entre os corpos, eles devem estar em contato. Se forem detectadas interferências, a geração da malha é interrompida e você pode acessar o PropertyManager de Detecção de interferência para ver as peças com interferências. Certifique-se resolver todas as interferências antes de gerar a malha novamente.
  • Se a geração da malha falhar, use a ferramenta Diagnósticos de falha para localizar a causa da falha na malha. Tente as opções propostas para solucionar o problema. Você também pode tentar tamanhos de elemento diferentes, definir o controle da malha ou marcar Habilitar loop automático para sólidos.
  • O utilitário Simplificar do SOLIDWORKS permite suprimir recursos que têm um determinado fator de simplificação. Na árvore de estudos do Simulation, clique com o botão direito em Malha Simplificar modelo para geração de malha e selecione . Isso abre o utilitário Simplificar .
    A simplificação da geometria pode alterar os resultados de tensões significativamente.
  • O utilitário Análise de geometria do SOLIDWORKS identifica pequenos recursos da geometria de uma peça que podem falhar na geração da malha. Você pode remover esses recursos de geometria insignificantes ou usar um valor de tolerância da malha ligeiramente maior do que seu tamanho. O gerador de malha mescla todos os nós cuja distância é menor do que esse valor de tolerância.
  • É uma boa prática verificar as opções de malha antes da geração da malha. Por exemplo, a Transição automática pode resultar na geração de um número desnecessariamente grande de elementos para modelos com muitas características pequenas. A malha de alta qualidade é recomendada para a maioria dos casos. O Loop automático pode ajudar automaticamente na solução de problemas de geração de malha, mas você pode ajustar as suas configurações para um modelo específico. Os geradores de malhas com base em curvatura combinada e com base em curvatura usam automaticamente tamanhos de elementos menores em regiões com alta curvatura.
  • Para melhorar os resultados em áreas importantes, use o controle de malhas para especificar um tamanho de elemento menor. Ao gerar a malha de uma montagem com ampla variedade de tamanhos de componentes, a geração de malha predeterminada resulta em uma malha relativamente grossa para componentes pequenos. O controle de malha de componente oferece uma maneira fácil de dar mais importância aos componentes pequenos selecionados. Use essa opção para identificar pequenos componentes importantes.
  • O gerador de malhas com base em curvatura tem suporte à geração de malhas de volume e superfícies multissegmentadas para documentos de montagens e peças multicorpos. O gerador de malha padrão só tem suporte à geração de malhas de volume multissegmentadas.
    Para estudos estáticos, você pode usar o método h-adaptativo para refinar a malha automaticamente.
  • Após a geração da malha, use o PropertyManager de Diagnóstico de qualidade de malha para identificar elementos de malha de baixa qualidade com base em um critério definido.

Verificação de pequenos recursos que falham na geração de malha

Antes de gerar a malha, você pode verificar a geometria de uma peça em busca de pequenos recursos que possam falhar para gerar a malha, como arestas curtas, faces estreitas, faces pequenas, cantos agudos. O utilitário de Análise de geometria do SOLIDWORKS identifica esses recursos.

Para executar a Análise de geometria para uma peça:

  1. Clique em Análise de geometria Tool_Geometry_Analysis_Utilities.gif (barra de ferramentas Ferramentas) ou em Ferramentas Análise de geometria.

    A Análise de geometria identifica estas entidades: faces lascadas, faces pequenas, arestas curtas, arestas e vértices de faca (agudos), e arestas e faces descontínuas.

    Para obter mais informações sobre essas entidades, consulte a Ajuda on-line do SOLIDWORKS: Opções de análise de geometria.
  2. Você pode especificar valores de parâmetros de controle para identificar estas entidades geométricas. Por exemplo, você pode especificar o comprimento máximo para arestas curtas. Como regra geral, o valor de comprimento para os três parâmetros de Geometria insignificante (arestas curtas, faces pequenas, faces lascadas) deve ser o mesmo.
    A função Análise de geometria detecta automaticamente todos os recursos de geometria insignificantes classificados por tipo. Verifique os recursos detectados e tente resolver os problemas de modelagem subjacentes.
  3. Por exemplo, meça a aresta mais curta significativa no seu modelo. Em alguns modelos, a menor aresta significativa é a espessura da placa, um chanfro ou um diâmetro do furo. Divida esse valor de comprimento por dois. Digite o novo valor como o parâmetro de controle para os valores Comprimento da aresta, Todos os comprimentos da aresta e Largura da face.
    Para ângulos agudos, o valor padrão de cinco graus é bom para a maioria dos casos.
  4. Se você não puder remover alguns pequenos recursos da geometria, use um valor de tolerância para a geração de malha ligeiramente mais alta do que seu tamanho.
    Se a distância entre dois nós for menor do que esse valor de tolerância, o gerador de malha mescla esses nós e a geração de malha é bem-sucedida.