Criação de um estudo de fadiga para carregamento harmônico

Você pode prever os danos causados por fadiga e vida útil residual de uma peça que é exposta continuamente a carregamento cíclico (ou sinusoidal) a determinada frequência operacional. A análise de fadiga usa os resultados de tensão de um estudo dinâmico harmônico linear para calcular as tensões alternadas a fim de extrair os ciclos até a falha da curva S-N do material da peça.

Disponível para o SOLIDWORKS Simulation Premium.

Para definir um evento de fadiga com base nos resultados de tensão de um estudo dinâmico harmônico linear:

  1. Configure e execute um estudo dinâmico harmônico linear.
  2. Crie um estudo de fadiga. No PropertyManager do Estudo, em Opções, selecione Harmônico-fadiga de carga senoidal .
  3. Na árvore de estudo da fadiga, clique com o botão direito em Carga (Harmônico) e selecione Adicionar evento.
  4. No PropertyManager Adicionar evento (Harmônico):
    1. Em Estudo, selecione o estudo dinâmico harmônico linear para associar o evento de fadiga.
    2. Em Etapa de plotagem, selecione a frequência (ou etapa de plotagem) da fadiga de carga senoidal.
    3. Em Escala e Ciclos, digite o número de Ciclos para este evento e o Fator de escala que se aplica aos resultados de tensão para o estudo harmônico selecionado.
    4. Clique em .
  5. Clique com o botão direito do mouse no ícone do estudo superior e clique em Definir curvas da função para associar uma curva S-N ao material.
    A tensão de von Mises é usada para calcular a tensão alternada equivalente para a extração do número de ciclos até a falha da curva S-N.
  6. Execute o estudo de fadiga e verifique os resultados. Clique com o botão direito em Resultados e clique em Definir plotagem de fadiga.
    É possível plotar os resultados para: Vida útil (número de ciclos que causa falha por fadiga, Danos (porcentagem de vida útil da peça consumida por esse evento de fadiga), e Fator de carga de segurança contra falha por fadiga. Por exemplo, um fator de carga de segurança de 3,0 em um local indica que o evento de fadiga definido causará falha por fadiga nesse local se você multiplicar a tensão alternada por um fator de 3,0. Uma relação de dano de 1 (ou 100%) indica que a vida útil da peça foi usada durante esse evento de fadiga e espera-se que haja uma falha estrutural.
    Você pode criar vários eventos de fadiga baseados no mesmo estudo dinâmico harmônico linear. O software assume que os eventos ocorrem sequencialmente um após o outro sem nenhuma interação. A tensão de von Mises é usada para calcular a tensão alternada equivalente para a extração do número de ciclos até a falha da curva S-N. Essas opções são selecionadas automaticamente na caixa de diálogo Fadiga - harmônica.