PropertyManager de Interações locais

Você pode usar o PropertyManager de Interações locais para definir interações entre conjuntos de entidades geométricas de sólidos, cascas e vigas. As configurações de interações locais substituem as interações no nível do componente.

Interação

Selecionar manualmente interações locais Selecione pares de entidades geométricas para aplicar condições de interação local.
Localizar interações locais automaticamente Ativa a ferramenta de detecção de interação para localizar conjuntos de interação para faces em contato ou faces sem contato dentro de uma folga especificada.
A ferramenta de detecção de interação pode não encontrar todos os conjuntos de interação que você espera. Revise os conjuntos de interação possíveis em Resultados e aceite somente as interações locais necessárias para sua análise.

Tipo

Selecione um tipo de interação na lista de tipos disponíveis: Contato, Unido, Livre, Ajuste por contração ou Parede virtual.

Faces, arestas, vértices para Conj. 1 Selecione entidades geométricas do Conjunto 1.
  • Para unir juntas de viga, selecione Juntas .
  • Para unir vigas a faces sólidas ou de casca que atuam como reforços, selecione Vigas .
Faces para Conj. 2 Selecione as faces do Conjunto 2.

Para um tipo de interação Parede virtual, selecione um Plano alvo .

As entidades no Conj. 1 e no Conj. 2 podem pertencer ao mesmo componente, corpo ou casca.
Faces e arestas do Conjunto 2 Disponível para o tipo de interação Unido.
Os pares de seleção a seguir são válidos para cascas e corpos de chapa metálica ao aplicar um conjunto de interação unido:
Conjunto 1 Conjunto 2
Face Face
Aresta Aresta, face
Vértice Vértice, aresta, face
Trocar faces de interação

Alterna as seleções de geometria entre o Conjunto 1 e o Conjunto 2 para resolver problemas de convergência durante uma simulação.

  Altere automaticamente as entidades de origem e destino para obter resultados melhores Quando esta opção é selecionada, o pré-processador atribui as entidades de origem e destino para interações locais unidas com base na área média por nó. Uma superfície com a área nodal média menor está atuando como origem.

Quando esta opção está desmarcada, as entidades selecionadas para o Conj. 1estão atuando como origem e as entidades selecionadas para o Conj. 2 estão atuando como destino.

Essa opção apenas está disponível para interações locais unidas.

  Autocontato Disponível para estudos estáticos (opção de grande deslocamento) e não lineares que têm interações de Contato.

Detecta entidades de um corpo que podem entrar em contato entre si durante a simulação e aplica uma condição de contato para evitar interferência.

Por exemplo, se você selecionar Face 1 para Conj. 1, a mesma face é considerada como a entidade de origem e de destino para um conjunto de contato.

Você pode selecionar várias faces para Conj. 1, por exemplo Face 1, Face 2 e Face 3. A detecção automática de contato é considerada entre pares com a mesma entidade de origem e de destino: Face 1 com Face 1, Face 2 com Face 2 e Face 3 com Face 3. Para detectar um possível contato entre a Face 1 e Face 2, crie um conjunto de contatos separado.

A detecção de Autocontato não está disponível para análise não linear de Simplificação plana 2D.

Opções

(Disponível quando você seleciona Localizar interações locais automaticamente.)

Localizar faces Detecta conjuntos de interação entre faces de componentes selecionados que atendem aos critérios especificados.
Localizar aresta de casca - pares de faces sólido/casca. Detecta conjuntos de interação entre arestas de casca e faces sólidas ou de casca.

Componentes

(Disponível quando você seleciona Localizar interações locais automaticamente.)
Selecionar componentes ou corpos Selecione os componentes ou corpos para detectar possíveis conjuntos de interação. Para selecionar toda a montagem, use a árvore de projeto flyout do FeatureManager.
Localizar contatos com o resto da montagem Selecione um único componente ou corpo para detectar possíveis conjuntos de interação entre componentes vizinhos.

Resultados

  Interações locais possíveis Lista os conjuntos de interações possíveis que são detectados pela ferramenta de detecção de interação.
  Tipo Especifica o tipo de interação para os conjuntos de interações possíveis selecionados.
Os tipos de interação disponíveis dependem do tipo de estudo ativo.
  Criar interações locais Aceita os conjuntos de interações possíveis selecionados na lista.
Excluir interações locais Exclui da lista os conjuntos de interações possíveis selecionados.
  Vista transparente Torna transparentes as faces dos componentes que têm conjuntos de interações possíveis. Isso facilita a visualização dos conjuntos de interações locais.

Faces interferentes

Lista os pares interferentes de faces de casca e faces sólidas. Selecione um conjunto interferente para realçar as faces interferentes na área de gráficos.

Propriedades

Intervalo de espaçamento para união Você pode permitir que o programa calcule a folga máxima que qualifica as entidades geométricas selecionadas para uma interação local unida ou inserir uma folga máxima definida pelo usuário.

Automática

O programa calcula a folga máxima que qualifica as entidades geométricas selecionadas para uma interação local unida. A equação que calcula a folga sugerida é fornecida abaixo. A opção automática se aplica a estudos estáticos, de frequência e de flambagem.

Exibir o intervalo de espaçamento sugerido

Mostra o valor da folga máxima sugerida para as entidades selecionadas do conjunto de interação local. Entidades que têm folgas maiores que esse limite não são unidas em um nível local.

Definido pelo usuário

Insira a folga de Espaçamento máximo que permite que as entidades geométricas se qualifiquem para interações unidas locais. Entidades que têm folgas maiores que esse limite não são unidas em um nível local. As folgas definidas pelo usuário substituem as folgas automáticas.



  • gth = folga sugerida de peças para se qualificar para interação local unida
  • gmin = distância mínima real entre peças que pertencem ao conjunto de interação local.
  • LMaxBBDimPart (I) = dimensão máxima da caixa delimitadora da peça (I)
  • N = número de peças que pertencem ao conjunto de interação local
Insira um valor muito pequeno em vez de zero para obter a folga máxima para garantir a união de geometria curva e coincidente. Antes de executar a análise, você pode verificar as áreas de interações (como unidas, de contato e livres) definidas pelas configurações de interação de nível global e local com o PropertyManager visualizador de interações.
Intervalo de espaçamento para considerar contato Especifica a folga que permite que as entidades geométricas se qualifiquem para o contato. Entidades que têm folgas maiores que esse limite não se qualificam para o contato em um nível local.

O valor padrão especificado em Opções predeterminadas > Interações é 10% do comprimento característico do modelo.

Estabilizar a área se o espaçamento for Aplica uma pequena rigidez às regiões qualificadas para que o solver possa superar problemas de instabilidade e iniciar a simulação. O SOLIDWORKS Simulation aplica a estabilização de contato aos componentes que têm uma folga inicial dentro de um intervalo de 1% do comprimento característico do modelo.

Você pode personalizar as folgas permitidas para ajustar melhor seus modelos.

Coeficiente de atrito Especifica o coeficiente de atrito a ser usado com:
  • Interações de Contato (estudos lineares, não lineares e de teste de queda)
  • Interações de Ajuste por contração (estudos estáticos e não lineares)
  • Interações de Parede virtual
Você pode especificar valores de 0 a 1.0. Esse valor local substitui o coeficiente de atrito global que você especifica na caixa de diálogo Opções predeterminadas > Interação.
Deslocamento de contato

Quando selecionado, considera-se que o par de entidades esteja inicialmente em contato, apesar do espaçamento inicial entre elas. As opções abaixo definem um limite para o espaçamento inicial.

As forças de contato se desenvolvem quando as entidades tendem a se aproximar umas das outras durante a simulação.

  • Se o espaçamento for menor que

    Considera as entidades que estão inicialmente em contato quando suas folgas no estado de modelo não deformado são menores que esse valor de espaçamento. Entidades com folgas maiores que esse limite são consideradas como não tocando no início da simulação.

  • Distância de espaçamento ilimitada

    Considera entidades a serem inicialmente em contato, independentemente do tamanho da folga entre elas no estado não deformado do modelo.

A distância de contato se aplica às interações de Contato e Parede virtual entre entidades que geram malha com uma malha sólida.
.
Resistência térmica

Define a resistência térmica para estudos térmicos.

Unidades

Seleciona o sistema de unidades.

Total

Especifica o valor total da resistência térmica entre as entidades do Conjunto 1 e do Conjunto 2.

Distribuída

Especifica o valor da resistência por área de contato da unidade.

Tipo de parede

(Disponível somente para uma interação de Parede virtual.)

Rígido Especifica o tipo de parede como rígido.
Flexível Especifica o tipo de parede como flexível.

Rigidez da parede

(Disponível somente para uma interação de Parede virtual.)

Especifique os parâmetros de um tipo de parede Flexível.

Unidades de medida Seleciona o sistema de unidades dos valores de rigidez da parede.
Rigidez axial Especifica o valor da rigidez axial da parede.
Rigidez tangencial Especifica o valor da rigidez de cisalhamento da parede.

Avançado

Formulação de união Especifica a formulação de união local para corpos que geram malha de maneira independe.
  • Superfície a superfície. Essa opção padrão é mais precisa, porém mais lenta. Para um estudo de Simplificação 2D, o solver aplica uma união aresta a aresta.
  • Nó a superfície. Selecione essa opção se ocorrerem problemas de desempenho durante a solução dos modelos com superfícies de contato complicadas. Para uma análise de Simplificação 2D, o programa aplica uma união nó a aresta.
Formulação de contato Especifica a formulação de contato local. Ambas as formulações de contato impedem a interferência entre as entidades geométricas do Conjunto 1 e do Conjunto 2, mas permitem que elas se afastem umas das outras.
  • Superfície a superfície. Essa opção predeterminada é mais precisa, porém mais lenta. Consulte também o tópico Contato superfície a superfície.
  • Nó a superfície. Embora o contato Superfície a superfície seja em geral mais preciso, a opção Nó a superfície apresenta resultados melhores se a área de contato entre as duas faces se tornar muito pequena ou for reduzida a uma linha ou ponto.

    Consulte também o tópico Contato nó a superfície.

    No caso de estudos não lineares, a formulação de contato nó à superfície é compatível somente com o solver Intel Direct Sparse. Quando você seleciona a FFEPlus ou o solver Large Problem Direct Sparse, o solver muda automaticamente para a formulação de contato superfície a superfície compatível.