Esse critério é baseado na hipótese de que no estado de resistência, a máxima tensão de cisalhamento em todos pontos de um meio é a mesma, e igual à metade do limite de resistência que é obtido de um teste de tensão uniaxial para um dado material.
No caso tridimensional, o escoamento ocorre se pelo menos uma das desigualdades for satisfeita:

Em outras palavras, o escoamento é baseado na máxima tensão de cisalhamento, que é igual à metade da diferença entre as tensões máxima e mínima principais. Com base nesse critério, a tensão intermediária principal não influencia o estado de resistência.
Em alguns códigos e referências de projetos, a tensão equivalente de Tresca é definida como duas vezes a tensão máxima de cisalhamento que é igual a (σ1 – σ3) ou maior que a intensidade da tensão.
Intensidade da tensão de cisalhamento
A tensão de cisalhamento é definida como sendo a raiz quadrada da segunda constante do desviador de tensão e pode ser expressa por:
Estado de cisalhamento puro.
O estado de cisalhamento puro é definido como:
Para esse estado, a intensidade da tensão de cisalhamento e a tensão de cisalhamento máxima são equivalentes:
Usando as condições de Tresca, a tensão de cisalhamento no ponto de escoamento é obtida como sendo igual à metade do limite de tensão de tração.
Com base no critério de escoamento de von Mises, a tensão de escoamento no cisalhamento é equivalente a:
- As regras de endurecimento isótropico e cinemático estão disponíveis para o modelo de Tresca. Uma combinação linear de endurecimento isotrópico e cinemático é implementada quando tanto o raio como o centro da superfície de escoamento no espaço desviatório podem variar com relação ao histórico de carregamento.
- O parâmetro RK define a proporção de endurecimento cinemático e isotrópico.
- Para o endurecimento isotrópico puro, o parâmetro RK tem o valor 0. O raio da superfície de escoamento se expande mas seu centro permanece fixo no espaço desviatório.
- Para o endurecimento cinemático puro, o parâmetro RK tem o valor 1. O raio da superfície de escoamento se permanece constante enquanto seu centro pode se mover no espaço desviatório.