Executar a análise Estática

Para executar a análise estática:

  1. Crie um estudo estático. Para acessar o PropertyManager de Estudo, clique com o botão direito na guia do estudo do Simulation e selecione Criar novo estudo do Simulation. Defina as Propriedades do estudo. Clique na guia Adaptativo para ativar o método h ou p adaptativo para melhorar automaticamente os resultados.
  2. Defina o material para cada sólido, casca e viga. Para definir o material de um sólido, casca ou viga, clique com o botão direito em seu ícone na árvore de estudos do Simulation e selecione Aplicar/editar material.
  3. Defina as restrições. Clique com o botão direito no ícone Acessórios de fixação na árvore de estudos do Simulation e faça sua seleção na lista. Aplique restrições adequadas para  estabilizar cada corpo, casca e componente isoladamente, ou através de condições de contato e conectores ligando-os a outros objetos ou ao solo.
  4. Defina as cargas externas.
  5. Para montagens e peças multicorpos, use as condições de contato Contato de componente e conjuntos de contato para simular o comportamento do modelo.
  6. Gere a malha do modelo e execute o estudo.
    Se você executar um estudo antes de gerar a malha, o programa irá gerá-la automaticamente antes de executar o estudo. Também é possível solicitar a execução do estudo marcando a opção Executar análise após geração da malha no PropertyManager de Malha.
  7. Veja os resultados:
    • Clique duas vezes em um ícone na pasta de resultados para exibir a plotagem associada.
    • Para definir uma nova plotagem, clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione a opção adequada. Você pode plotar deslocamentos, tensões, deformações  e distorções.
    • Para avaliar a falha com base em um critério de limite de escoamento, clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione Definir plotagem de fator de segurança.
    • Se você especificou um método adaptativo, pode gerar gráficos dos resultados.
    • Para listar os resultados, clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione a opção adequada. Você pode listar tensão, deslocamento, deformação e vários tipos de forças.

      Clique aqui para ver mais opções de exibição de resultados.

    Quando você executa um estudo que não tem nenhuma pasta de resultados, o software cria as pastas e plotagens especificadas nas opções de resultado do tipo de estudo. Se existirem pastas de resultados, o software atualizará as plotagens existentes.