Propriedades da seção

É possível avaliar as propriedades da seção de várias faces e esboços localizados em planos paralelos.

Também é possível avaliar várias entidades sem fechar a caixa de diálogo Propriedades da seção. Desmarque as seleções, selecione a entidade e clique em Recalcular.

Quando mais de uma entidade é avaliada, a primeira face selecionada define o plano para o cálculo da propriedade da seção.

Exibir propriedades de seção para várias entidades

Para exibir as propriedades da seção de várias entidades:

  1. Selecione um dos seguintes localizados em planos paralelos:
    • uma ou mais faces de modelo planas
    • uma face em um plano de seção
    • a face de seção hachurada em uma vista de seção de um desenho
    • um esboço (clique no esboço na árvore de projeto do FeatureManager ou clique com o botão direito do mouse no recurso e selecione Editar esboço)
  2. Clique em Propriedades da seção (barra de ferramentas Ferramentas) ou em Ferramentas > Avaliar > Propriedades da seção.
    Os resultados são exibidos na caixa de diálogo Propriedades da seção.
Examine o caso de um eixo cilíndrico com um corte totalmente cilíndrico que cria uma seção transversal aberta.

O momento de inércia é calculado como a integração de elementos de massa finitos e sua distância até o eixo rotacional. Um plano de seção não tem espessura, portanto, nenhuma massa. No entanto, o cálculo é possível como uma integração de elementos de área finitos.

A seção completa do disco tem Lxx igual a Lyy como esperado para um sistema com simetria rotacional no eixo Z. O Lzz é o mais alto, pois há uma área significativamente maior longe do eixo rotacional.

A seção dividida através do corte cilíndrico mostra uma Lyy mais alta do que Lxx como esperado, porque a área restante está mais afastada do eixo girando em torno do eixo Y. Essa diferença confirma que o cálculo considera o corte.

O centro rotacional permanece no centro das seções, fora de ambos os contornos, demonstrando que ambas as regiões estão incluídas no cálculo da inércia.

A geometria aberta não tem área, portanto não pode fornecer propriedades de inércia.