Você pode especificar os valores de tolerância de dobra ou de dedução de dobra de uma peça de chapa metálica em uma tabela de dobras. Você também pode especificar valores de Fator K em suas próprias tabelas de dobras do Fator K. A tabela de dobras também possui valores de raio de dobra, ângulo de dobra e espessura de peça.
Há dois tipos de tabelas de dobras que podem ser utilizados:
- Um arquivo de texto com a extensão .btl
- Uma planilha do Excel embutida
Use uma tabela de calibres/dobras de chapa metálica para especificar os valores de espessura e de dobra em uma única tabela.
A seguir, uma comparação dos dois métodos:
Arquivo de texto |
Planilha do Excel |
Quando se compartilha uma peça com um colega, é necessário compartilhar também a tabela de dobras. |
Nesse caso, a tabela de dobras será automaticamente incluída porque ela está embutida. |
As tabelas de texto podem ser editadas em vários aplicativos. |
As planilhas do Excel podem ser editadas apenas no Microsoft Excel. |
- Recomenda-se usar a planilha do Excel, a não ser que haja tabelas de dobras legadas do SOLIDWORKS 2000 ou de suas versões anteriores.
- Se você editar uma tabela de dobras que tenha várias tabelas de espessuras de dobra, os raios deverão ser iguais. Por exemplo, se for inserido um novo valor de raio de dobra na tabela de dobras com várias tabelas de espessuras de dobra, será preciso inserir esse valor em todas as tabelas. Entretanto, os ângulos podem diferir.

É possível editar uma tabela de dobras em uma janela separada do Excel. Clique em . Após editar a tabela, salve-a e, em seguida, reinsira-a na peça para que as alterações façam efeito.