Trabalhar com montagens

Quando trabalhar com montagens, observe o seguinte:

  • Clique em Ferramentas > Avaliar > Detecção de interferência para verificar as interferências. Certifique-se de que a opção Tratar coincidências como interferências esteja desmarcada. Todas as partes devem estar livres de interferências umas das outras para a modelagem ser adequada. A opção de contato de ajuste por contração exige geometria interferente. O software possibilita que você gere a malha de componentes com limites interferentes, a menos que o processamento encontre dificuldades em solucionar componentes impressos para encontrar as áreas em comum. Os componentes com configuração de contatos livres não são impressos.
  • Verifique a interferência novamente com a opção Tratar coincidências como interferências marcada. Assim as áreas em comum sendo compartilhadas pelos diferentes componentes são exibidas. Um componente que não compartilhe áreas em comum com outros componentes atua como se fosse completamente desconectado, a menos que um mecanismo conector for definido para ligá-lo a outros componentes.
  • Clique em Ferramentas > Avaliar > Verificar para verificar de existem ou não faces ou arestas inválidas. Verifique se as arestas curtas podem ajudar no diagnóstico de problemas de geração de malhas.
  • Você pode excluir peças de um estudo do Simulation suprimindo-as e, em seguida, refazendo a malha do modelo. Se houver uma malha e você não gerar a malha novamente, todas as peças do modelo serão consideradas na simulação. Clique com o botão direito do mouse no ícone da pasta Peças e selecione Excluir da análise. Se você selecionar Excluir outros da análise, somente o material selecionado será incluído na simulação.
  • Você também pode excluir de um estudo do Simulation um grupo de peças (ou corpos) que você salva em uma subpasta na pasta Peças. Clique com o botão direito do mouse na subpasta que inclui as peças selecionadas e selecione Excluir da análise. Selecione a opção Excluir outros da análise para manter na simulação as partes da subpasta e excluir todas as outras partes do seu modelo.
  • Você pode simplificar grandes montagens clicando com o botão direito do mouse em uma peça no estudo e selecionando:
    Tornar rígido Disponível para estudos estáticos, de frequência, de flambagem e não lineares. O corpo sólido não pode deformar, mas pode se mover (transladar ou girar). Os deslocamentos são calculados, mas os resultados de esforços e tensões não são. Entretanto, suas interações de contato são consideradas na simulação. Esta opção alterna de volta para Tornar deformável.
    Fixo Disponível somente para estudos estáticos, de frequência, de flambagem e não lineares. O corpo sólido não pode se mover nem deformar. Como o corpo todo não pode se mover, ele de fato se torna rígido também. Um corpo fixo ainda pode transferir interações de contato para peças que se tocam. A opção alterna para Flutuante.
    tratar um corpo sólido como rígido pode introduzir erros na simulação. Consulte Quando definir um corpo rígido para obter mais detalhes.
    Para fixar uma parte de um corpo, use a opção Geometria fixa no PropertyManager de Acessório de fixação.
    Flutuar O corpo pode se mover até onde suas fixações e conexões com outras peças permitem. Um corpo flutuante pode ser rígido ou deformável, dependendo da configuração Tornar rígido/Tornar deformável.
  • Você pode atualizar as listas de componentes de um estudo. Para atualizar todos os estudos, clique com o botão direito no ícone do documento da montagem na árvore de estudos do Simulation e selecione Atualizar os componentes para todos os estudos. Para atualizar um estudo, clique com o botão direito no ícone do estudo e selecione Atualizar todos os componentes.
  • Ocultar um componente não o excluirá da análise Em outras palavras, o programa gera a malha dos componentes ocultos. Você pode ocultar componentes, criar vistas explodidas uma melhor seleção e exibição durante a definição do estudo e exibição de resultados.
  • A configuração das opções de contato componente e local é vital para simular corretamente o comportamento do modelo.
  • O PropertyManager de Conjuntos de contato ajuda a definir conjuntos de contato.
  • Para componentes multicorpos você pode atribuir um material diferente para cada corpo.