Isole a causa do empenamento

Novos gráficos de resultados para análise de empenamento ajudam a isolar a causa do empenamento ao projetar peças plásticas.

O empenamento ocorre em peças moldadas de plástico devido a três causas principais: encolhimento não uniforme, resfriamento diferencial e orientação molecular ou da fibra. A imagem mostra os gráficos de resultados da deformação total e da deformação do componente devido ao empenamento. Compreender a causa dominante do empenamento ajuda a fazer as alterações adequadas no projeto da peça ou do molde, no material e no processo de fabricação para minimizar os defeitos de projeto.

A análise de empenamento no SOLIDWORKS Plastics 2025 isola a causa do empenamento calculando, em cada nó, o componente da deformação total atribuído a cada fonte. Os gráficos de resultados a seguir estão disponíveis, juntamente com o gráfico de Deformação total, para ajudar você a identificar a causa do empenamento.
Plotagem de resultado – Análise do Empenamento Descrição
Deformação – Encolhimento não uniforme Mostra a deformação que pode ser atribuída a temperaturas de molde não uniformes, taxas de resfriamento diferenciais entre seções finas e grossas de uma peça e variações de contração entre a direção do fluxo da massa fundida e transversal à direção do fluxo da massa fundida.

(Em geral, essas deformações ocorrem devido a distribuições não uniformes de pressão, temperatura e tensões de cisalhamento através da área de superfície ou em todo o volume de uma peça moldada.)

Deformação – Resfriamento diferencial Mostra a deformação que pode ser atribuída ao resfriamento não uniforme decorrente de variações de temperatura nas superfícies do núcleo e da cavidade do molde de injeção.

O resfriamento não uniforme das peças geralmente resulta em encolhimento não uniforme e tensões no molde, que contribuem para o empenamento.

Deformação – Efeitos de orientação Mostra a deformação que pode ser atribuída à anisotropia da orientação dos enchimentos no material, como fibras de vidro curtas ou fibras de carbono.

Para materiais sem quaisquer enchimentos, essa deformação é insignificante.

Você pode notar tempos de solução de análise do empenamento um pouco mais longos devido ao tempo de computação adicional necessário para calcular os componentes das deformações totais do empenamento. As plotagens de resultado que isolam a causa do empenamento estão disponíveis apenas para o procedimento Malha sólida.