Análise histórica de tempo modal

Para realizar a análise histórica de tempo modal:

  1. Crie um estudo dinâmico linear clicando na seta para baixo no Consultor do Simulation e clicando em Novo Estudo. Você pode definir um estudo de sólido, de casca ou de malha mista. Vigas não são aceitas. Selecione Dinâmica linear e, em Opções, clique em Histórico de tempo modal . Defina as propriedades dinâmicas e a frequência do estudo.
    Você pode criar um estudo dinâmico linear a partir de um estudo de frequência existente. Clique com o botão direito no ícone de estudo de frequência e selecione Copiar para novo estudo dinâmico.
  2. Defina o material para cada sólido e casca. Para definir o material de um sólido ou casca, clique com o botão direito em seu ícone na árvore de estudos do Simulation e selecione Aplicar/Editar material.
  3. Defina as restrições. Clique com o botão direito no ícone Acessórios de fixação na árvore de estudos do Simulation e selecione as opções. Você também pode aplicar conectores de mola.
  4. Defina o amortecimento. Clique com o botão direito na pasta Amortecimento na árvore de estudos do Simulation e selecione Editar/Definir. Você pode definir amortecimento modal, modal composto ou Rayleigh.
  5. Defina as cargas. Você pode definir força dependente do tempo, cargas de pressão, excitações de base uniforme e selecionada e condições iniciais. Recomenda-se inserir os dados da curva de tempo que abrangem todo o intervalo de tempo para a solução definida na guia Histórico de tempo modal - Opções dinâmicas. Você pode inserir até 10.000 pontos de dados da curva de tempo para definir um histórico de carga.
    Por exemplo, se você definir uma curva de excitação de base uniforme que começa em um ponto que não esteja no início do intervalo da solução definido em propriedades do estudo, o valor inicial é interpolado linearmente. O último ponto na curva é menor do que o tempo final do intervalo da solução, o intervalo de tempo da solução está truncado.
  6. Defina as Opções de resultado. Clique com o botão direito na pasta Opções de resultado na árvore de estudos do Simulation e selecione Editar/Definir.
  7. Gere a malha do modelo e execute o estudo. Primeiro o programa calcula as frequências naturais (se não estiverem disponíveis) e, em seguida, soluciona o histórico de tempo modal.
    Você pode optar pela execução do estudo somente para frequências. Clique com o botão direito no ícone do estudo e selecione Executar frequência.
  8. Veja os resultados:
    • Clique duas vezes em um ícone na pasta Resultados para exibir a plotagem associada.
    • Para definir uma nova plotagem, clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione a opção desejada. Você pode plotar deslocamentos, acelerações, velocidades, tensões, deformações e distorções para uma determinada etapa de solução ou valores extremos em todas as etapas da solução.
    • Para definir uma plotagem de histórico de tempo em um nó específico, clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione Definir gráfico de resposta.
    • Para listar os resultados, clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione a opção desejada. Você pode listar frequências naturais, fatores de participação da massa, tensões, deslocamentos, acelerações, velocidades, deformações e forças de reação.

Modal Time History - Dynamics Options

A guia Opções dinâmicas na caixa de diálogo Histórico de tempo modal define as opções relacionadas com a solução:

Intervalo de tempo

Hora inicial Tempo inicial da solução em segundos.
Hora final Tempo final da solução em segundos
Incremento de tempo Incremento de tempo de solução. O limite do número total de etapas de solução é 10.000.

Efeitos de carga permanente

Cargas permanentes do estudo estático: Quando marcado, permite sobrepor os resultados de um estudo estático ao estudo dinâmico. Selecione um dos seguintes:
Fator de multiplicação O fator pelo qual as cargas permanentes são multiplicadas.
Por exemplo, se você informar 2 como fator de multiplicação, os resultados do estudo estático selecionado serão multiplicados por 2 e adicionados aos resultados do estudo dinâmico a cada etapa da solução.
Os resultados só serão válidos se estiverem no intervalo de tensão linear.