Visão geral de ferramentas de projeto de máquinas

Esta visão geral lista as tarefas de projeto de máquina mais comuns e as soluções do SOLIDWORKS que ajudam a executá-las.

Trabalhar com esboços e peças

Tarefas Soluções
Comece definindo um método de projeto, ascendente ou descendente.

Projeto ascendente

Num projeto ascendente, você projeta peças individuais que serão adicionadas às montagens.

Para criar as peças, comece criando um esboço com as ferramentas de esboço ou importando um esboço existente (por exemplo, de um arquivo IGES ou DXF/DWG).

Você também pode converter um esboço 2D em um modelo 3D. O esboço 2D pode ser um desenho importado ou um esboço construído no SOLIDWORKS.

Projeto descendente

Num projeto descendente, você usa o layout de uma montagem para direcionar o projeto das peça e montagens.

Tópicos relacionados
Criar peças. Adicione formas, chamadas de recursos, para criar as peças.
Criar soldagens.

Use as ferramentas de soldagem para criar soldagens.
Criar peças de chapa metálica.

Use as ferramentas de chapa metálica para criar peças de chapa metálica. Você pode também usar comando Converter em chapa metálica.
Adicionar peças a um documento de peça. Use Inserir peça para adicionar peças em um documento de peça multicorpos. É possível adicionar peças várias vezes no mesmo documento.
Criar várias versões de peças em um único documento. Criar diferentes configurações de uma peça em um único documento. Você pode criar configurações usando os seguintes métodos:
Determinar o volume e o peso das peças. Use Propriedades de massa para calcular as propriedades de uma peça, como densidade, massa e volume.

Trabalhar com montagens

Tarefas Soluções
Acionar um projeto de peça ou montagem usando um layout. Em uma montagem, crie um esboço de layout de montagem para verificar se os componentes estão posicionados corretamente.
Adicionar peças a uma montagem. Crie uma nova montagem a partir de uma peça ou montagem existente, então adicione componentes a ela.

É possível também criar uma peça no contexto de uma montagem, o que permite usar a geometria de outros componentes da montagem durante o projeto da peça. A nova peça é salva dentro do arquivo da montagem como um componente virtual. Você pode salvar a nova peça em um arquivo de peça separado para poder modificá-la independentemente da montagem.

Manipular o local, a orientação e os estados de exibição dos componentes. Use Mover componente e Girar componente para mover os componentes da montagem. Consulte Movimentar e girar componentes.

Use os Estados de exibição para especificar um modo de exibição individual (Estrutura de arame, Linhas ocultas removidas etc.) para cada componente da montagem.

Controlar o movimento da montagem e definir a intenção do projeto.

Por exemplo, você pode restringir um eixo para que ele permaneça concêntrico ao cilindro que ele move.

Use as ferramentas de posicionamento para adicionar relações de posicionamento que controlam o movimento das peças:

Posicionamentos padrão especificam relações de posicionamento padrão entre os componentes; por exemplo, concêntrico, paralelo e perpendicular.

Posicionamentos de engrenagem controlam a rotação de um componente em relação a outro.

Posicionamentos de bloqueio mantém a posição e orientação entre dois componentes.

Posicionamentos de pinhão e cremalheira permitem que a translação linear de um componente (cremalheira) cause a rotação circular de outro componente (pinhão) e vice-versa.

Posicionamentos de limite limitam o movimento do componente a um intervalo especificado.

Posicionamentos de largura centralizam uma guia na largura de uma ranhura.

SmartMates (Posicionamentos inteligentes) adicionam posicionamentos automaticamente quando você solta os componentes nas suas posições.

Posicionamentos de caminho restringem o ponto selecionado de um componente a percorrer um caminho específico.

Posicionamentos de junta universal acionam a rotação do eixo de transmissão de saída de uma junta universal fazendo o eixo de transmissão de entrada girar.

Posicionamentos de Articulação limitam o movimento entre dois componentes a um grau de liberdade rotativo.

Criar furos e adicionar componentes de fixação ou que requerem outros componentes e recursos. Crie furos para componentes de fixação com a ferramenta Assistente de furação e use os Componentes de fixação inteligentes para adicionar automaticamente componentes de fixação padrão aos furos.

É possível acessar uma biblioteca personalizável de peças padrão usando o suplemento Biblioteca do SOLIDWORKS Toolbox. Selecione um padrão e o tipo de peça que quer inserir e depois solte o componente dentro da montagem. Para obter detalhes, consulte a Ajuda do Toolbox.

Clique em Ferramentas > Suplementos e selecione Biblioteca do SOLIDWORKS Toolbox para ativar esse suplemento.

Criar Componentes inteligentes requer a adição dos componentes e recursos associados como parafusos e furos de suporte. Quando você insere um Componente inteligente em uma montagem, pode escolher se os componentes e recursos associados serão ou não inseridos.

Construir montagens modulares eficientes usando submontagens. Consulte Trabalhar com submontagens para ver as dicas e explorar os links de tópicos relacionados.
Criar simulações de movimentos de máquinas. Para exibir movimentos de máquinas:
  • Para verificar como os componentes interagem enquanto você cria a montagem, use a opção Dinâmica física, em Detecção de colisão. Quando você arrasta ou gira um componente, ele aplica uma força aos componentes com que está em contato, e você pode ver o movimento destes componentes de montagem.
  • Para gravar e reproduzir uma simulação de movimento, use o SOLIDWORKS Motion. Para obter detalhes, consulte a Ajuda de Estudos de movimento.

Você pode

  • Criar animações dos modelos, como rotação ou explosão, com o nível Movimento de montagens dos Estudos de movimento.
  • Adicione mais física e realismo a uma animação com o SOLIDWORKS Motion (disponível no SOLIDWORKS Premium e SOLIDWORKS Ultimate). É possível adicionar Elementos de simulação para mover componentes, como molas, motores e gravidade, para controlar um movimento automatizado. Para obter detalhes, consulte a Ajuda de Estudos de movimento
Solucione problemas que você tem ao mover componentes de montagem, como colisões. Use a ferramenta Detecção de interferência para verificar um arquivo de componentes que interferem entre si. Uma lista apresenta os nomes dos componentes que interferem entre si e o volume da interferência. A área de interferência é realçada na área de gráficos.

Use a opção Detecção de colisão quando mover ou girar componentes para detectar se vários componentes estão colidindo.

Use Verificação de folga para verificar a distância mínima entre os componentes selecionados.

Se houver problemas com os posicionamentos que dificultam o movimento da montagem, use o MateXpert para identificar quais são os problemas.

Maximizar o desempenho de grandes montagens. Use componentes de peso-leve, que carregam somente um subconjunto de dados do modelo na memória. Os dados restantes do modelo são carregados quando necessário. Também é possível abrir submontagens como componentes peso-leve.

Use as Configurações de montagem grande para maximizar as configurações das opções do sistema para grandes montagens.

Use o SpeedPak para criar uma representação simplificada de uma montagem sem perder as referências. O SpeedPak pode melhorar significativamente o desempenho quando você trabalha com montagens grandes e complexas e desenhos relacionados.

Simplifique as montagens e crie variações dos projetos de montagens com as configurações de componentes.

Trabalhar com desenhos

Tarefas Soluções
Criar desenhos a partir de uma peça ou montagem. Use Criar desenho a partir de peça/montagem (barra de ferramentas Padrão) para criar um desenho.
Adicionar vistas. O software SOLIDWORKS fornece ferramentas para criar várias vistas de desenho:

Adicione vistas de detalhe vistas de seção vistas de corte e seções de corte parcial ao desenho.

Use Vistas de posição alternativa para sobrepor uma vista de desenho em outra com precisão. Use as vistas de posição alternativa para exibir o intervalo de movimento da montagem.

Adicionar dimensões e anotações de documentos de peça e montagem. Use Inserir itens de modelo para inserir dimensões marcadas para desenhos e anotações presentes nos documentos do modelo.

Use Anotações 3D para criar vistas de anotação no modelo. Você pode usar essas vistas nos desenhos. As vistas de anotação são convertidas em vistas de desenho 2D, e as anotações inseridas no modelo aparecem no desenho.

Use o DimXpert para aplicar dimensões nos desenhos de modo que os recursos manufaturados (padrões, ranhuras, bolsos etc.) sejam totalmente definidos.

Adicionar anotações e balões às vistas. Adicione Marcas de centro Linhas de centro Símbolos de tolerância geométrica Notas Símbolos de acabamento de superfície e outras anotações.

Especifique em Opções > Propriedades do documento > Padrões de rascunho os padrões de marcas de centro, linhas de centro, balões e dimensões a serem inseridas automaticamente quando uma vista é criada.

Use Balão automático para inserir balões em um desenho automaticamente.

Adicionar uma lista de materiais e outras tabelas. Use Lista de materiais para adicionar uma lista de materiais a um desenho.

Você pode criar listas de materiais nos arquivos de montagens. Depois de salvar a montagem, você pode inserir a lista de materiais (BOM) em um desenho referido.

É possível também adicionar tabelas de furos tabelas de revisão e listas de corte de soldagem.

Gerenciamento de arquivos e colaboração no projeto

Tarefas Soluções
Gerenciar dados do produto e controlar as revisões. Use um dos seguintes suplementos de gerenciamento de dados de produtos (PDM):
  • SOLIDWORKS PDM Standard (instalado com SOLIDWORKS Professional, SOLIDWORKS Premium e SOLIDWORKS Ultimate).

    Clique em Ferramentas > Suplementos e selecione SOLIDWORKS PDM para ativar esse suplemento.

  • SOLIDWORKS Enterprise PDM (instalação e licença independentes)

    Clique em Ferramentas > Suplementos e selecione SOLIDWORKS Enterprise PDM para ativar esse suplemento.

    Para saber mais sobre o SOLIDWORKS Enterprise PDM, depois de fazer o login em um vault de arquivo local, clique em Ajuda > Ajuda do SOLIDWORKS Enterprise PDM.

Substituir um componente em um documento de montagem. Use Substituir Componentes para substituir os componentes e atualizar o conjunto. Consulte PropertyManager de Substituir.
Copiar um documento para usá-lo em um novo projeto. Use Exportar arquivos do SOLIDWORKS para criar uma cópia do documento com outro nome que pode ser usado em outros projetos.