A ferramenta Rosca fornece muitas opções para criar roscas helicoidais em corpos cilíndricos. Algumas vezes as interações entre as opções podem causar erros sutis. Você pode evitar esses erros ao seguir estas linhas-guia.
Criar exatamente uma linha de centro vertical que começa na origem.
O SOLIDWORKS usa somente uma linha de centro vertical para definir o passo da rosca, ignorando as demais. Se você desenhar mais de uma linha de centro, pode ter dificuldade em controlar a que estiver sendo usada.
Certifique-se de que a linha de centro é mais alta que o perfil.
Certifique-se de que a linha de centro é mais alta que o perfil. A altura do passo deve ser maior do que o perfil entre as revoluções para assegurar que elas não se cruzem entre si.
Os passos são definidos de maneira diferente em polegadas e unidades métricas.
Ao definir roscas em polegadas, os passos são definidos em termos de revoluções por unidade de medida (por exemplo, roscas por polegada).
Ao definir roscas em unidades métricas, os passos são definidos em termos de unidades de medida por revolução (por exemplo, milímetros por rosca).
Se você não criar uma linha de centro, o SOLIDWORKS considera um passo de uma revolução por modelo de comprimento de unidade (por exemplo, uma rosca por polegada ou um milímetro por rosca).
Criar somente um contorno fechado em um esboço.
O SOLIDWORKS só pode usar um contorno fechado para definir uma rosca. Criar mais de um contorno fechado em um esboço causa um erro.
|
|
Um contorno fechado é permitido |
Diversos contornos são inválidos |
Apenas um esboço ativo em uma configuração é permitido.
O SOLIDWORKS usa o primeiro esboço ativo e ignora os outros. Suprima todos os esboços, exceto um, para que você não tenha dificuldade em controlar o que está sendo usado para criar a rosca.
Você pode substituir o diâmetro e o passo predeterminados, mas tenha cuidado.
O PropertyManager de rosca inclui entradas nas quais você pode substituir o diâmetro e o passo predeterminados. Tenha cuidado para que suas alterações não criem um erro (por exemplo, pela definição de um diâmetro para a rosca que seja inconsistente com o diâmetro do cilindro). Se cometer um erro, você pode retornar o diâmetro e o passo aos valores predeterminados usando os controles de substituição do passo.
Não leve muito em consideração um nome de perfil.
Os nomes dos perfis são representações da forma do perfil, mas não necessariamente da geometria que criam. Não considere que um nome de perfil informe muito sobre a geometria final da rosca.
Usar peças de recursos de biblioteca para criar perfis.
Perfis criados do zero precisam ser feitos utilizando os métodos da peça Recurso de biblioteca ou um perfil fornecido com o software SOLIDWORKS.
O diretório predefinido para armazenar perfis de rosca é C:\ProgramData\SolidWorks\SOLIDWORKS YYYY\Thread Profiles.
Tenha cuidado com os relacionamentos espaciais, especialmente com corte e offset.
Tenha cuidado para não alterar os perfis de modo a tornar a rosca inconsistente com a forma subjacente. Por exemplo, você pode ter um perfil com uma rosca de corte que funciona bem sobre os eixos, mas não pode ser aplicada a furos (pode ser necessário alterar para a extrusão de um furo). Ou você pode ter um perfil que funciona bem, mas o offset só é suficiente para perder contato com o eixo subjacente. Se você receber um aviso de erro depois de alterar o offset, inverta a alteração e tente um valor menor para o offset.
|
|
No contexto |
Fora de contexto |