Em muitos casos, você pode tirar proveito das condições de simetria para analisar uma parte do modelo circular em vez do modelo todo. Algumas diretrizes são:
- Na determinação da simetria, leve em consideração geometria, materiais, restrições e cargas.
- Para estudos de frequência e flambagem, analise o modelo completo. Se você analisar uma parte do modelo usando simetria, obterá somente modelos simétricos.
- Para modelos simples, analise o modelo completo. Os resultados devem ser simétricos.
-
Se o modelo for totalmente simétrico em relação aos eixos e se as cargas forem tais que as seções de corte não podem ser deformadas em relação à normal de seus planos, você poderá analisar uma cunha. Teoricamente é possível usar qualquer ângulo para a cunha. Na prática, você não deve usar um ângulo muito pequeno que pode resultar em uma malha ruim, especialmente quando não há furos no centro do modelo. Observe que você não pode usar essa opção se houver cargas tangenciais, porque os planos de corte deformar na normal aos seus planos. Use a simetria circular em tais casos.
- Se o modelo tem um padrão circular e se as cargas são tais que as seções de corte não podem deformar em relação à normal aos seus planos, você pode analisar um padrão representativo e aplicar restrições de Simetria à seção de corte. Se as cargas forem tais que as seções de corte podem se deformar na direção normal aos seus planos, use a Simetria circular.
A simetria circular é mais geral porque pode solucionar problemas onde as seções de corte podem deformar na direção tangencial.
Por exemplo, você pode analisar qualquer cunha do disco mostrado abaixo. Se todas forças são radiais, você pode usar a condição de Simetria. Se existirem cargas tangenciais, as seções de corte podem se deformar fora de seus planos e você precisa usar a Simetria circular ou analisar o modelo inteiro.
Para o ventilador mostrado abaixo, você pode analisar uma lâmina (a nona parte do modelo). Como as cargas nas lâminas geralmente são tangenciais, é recomendável usar a Simetria circular.
Ainda que a nona parte do modelo seja um padrão válido, é recomendável usar um padrão que não corte através das lâminas.