Você define curvas SN para usá-las em um estudo de fadiga. A curva SN de um material define os valores de tensão alternada em relação ao número de ciclos necessários para causar falha em uma determinada taxa de tensão. Uma curva SN típica está mostrada na figura. O eixo Y representa a tensão alternada (S) e o eixo X representa o número de ciclos (N). Uma curva SN tem como base a taxa de tensão ou a tensão média. É possível definir múltiplas curvas SN com taxas de tensão diferentes para um mesmo material. O software utiliza interpolação linear para extrair dados quando múltiplas curvas SN são definidas para um mesmo material.
Curvas SN têm como base a vida de fadiga média ou uma probabilidade de falha determinada. A geração de uma curva SN para um determinado material exige muitos testes que forneçam variações estatísticas da tensão alternada, tensão média (ou taxa de tensão) e da contagem do número de ciclos.
Os testes para geração de curvas SN são executados em um ambiente de carregamento controlado. O carregamento uniaxial é bastante utilizado . Uma vez que o ambiente de carregamento real geralmente é multiaxial, alguma correção pode ser necessária. O software fornece o Fator de redução da resistência à fadiga na caixa de diálogo Propriedades de fadiga para considerar essa discrepância.
Quando uma curva SN com taxa de tensão -1 (totalmente reversível ou média zero) é utilizada para definir as propriedades de fadiga de um material, você pode selecionar um método de correção para tratar dos efeitos de tensões com média diferente de zero.

Geralmente, o logaritmo de N na base 10 é utilizado no lugar de N devido ao intervalo extenso dos valores de N habituais.