Você pode aplicar uma carga axial ou uma combinação de torque e fator de atrito para simular a condição pré-tensão de um conector de parafuso. Informe os valores emPré-carregamento no PropertyManager de Conector - Parafuso
Para estudos estáticos, as definições de conector de parafuso induzem duas execuções de análises sucessivas:
-
Na primeira análise, o programa aplica o valor de pré-carregamento definido pelo usuário para pré-tensionar os conectores de parafuso. Todos os outros tipos de cargas são suprimidos. Depois que a análise é concluída, o programa calcula a força de tração de cada parafuso que se compara ao valor de pré-carregamento definido pelo usuário.
- O programa calcula um novo valor de pré-carregamento ajustado com base na diferença entre a força de tração e o valor de pré-carregamento definido pelo usuário.
- O programa executada a análise mais uma vez com todas as cargas e o valor de pré-carregamento ajustado internamente para cada conector de parafuso.
A primeira execução de análise deve incluir todas as cargas presentes antes que os parafusos sejam apertados. Essas cargas geralmente incluem a gravidade, mas também podem incluir todas as cargas representando o estado de estresse quando os parafusos são apertados (forças, cargas térmicas, pré-carregamentos de mola etc). No momento, não é possível selecionar as cargas a serem incluídas na primeira análise na qual o programa calcula o novo valor de pré-carregamento ajustado. Na maioria dos casos, essa limitação não deve ter grande impacto na precisão dos resultados.
Na análise não linear, não há ajuste do pré-carregamento definido pelo usuário. O pré-carregamento é considerado durante a primeira etapa de tempo da análise.
Se você usar parafusos simétricos, insira ½ ou 1/4 do valor total de pré-carregamento e ½ ou 1/4 da massa total do parafuso, conforme o tipo de simetria selecionado. Além disso, quando você lista forças de parafuso para parafusos simétricos após executar um estudo, os resultados são ½ ou 1/4 da força total.