Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SolidWorksFundamentos do SolidWorks
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SolidWorks CostingSolidWorks Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SolidWorksEstudos de Projeto no SolidWorks
Expand Detalhamento e desenhosDetalhamento e desenhos
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Geração de esboçoGeração de esboço
Expand Produtos SustainabilityProdutos Sustainability
Expand SolidWorks UtilitiesSolidWorks Utilities
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand TolAnalystTolAnalyst
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Glossário
Ocultar Sumário

Executar a análise de Frequência

Para executar a análise de frequência:

  1. Crie um estudo de frequência. Clique com o botão direito no ícone superior na árvore de estudos do Simulation e selecione Propriedades. Defina as Propriedades do estudo para configurar o número de frequências.

    Por padrão, o programa calcula os cinco modos mais baixos. Se o programa detectar modos de corpos rígidos, ele os listará primeiro. Nesse caso, você terá que aumentar o número de modos para permitir que o programa calcule os modos de corpos não rígidos.

  2. Defina o material para cada sólido, casca e viga. Para definir o material de um sólido, casca ou viga, clique com o botão direito em seu ícone na árvore de estudos do Simulation e selecione Aplicar/editar material.

    Observe que a densidade é uma propriedade de material obrigatória.

  3. Se for o caso, defina as restrições apropriadas.

    Os solvers FFEPlus e Direct Sparse detectam modos de corpos rígidos automaticamente para modelos sem restrições ou sem apoio adequado. Modos de corpos rígidos, caso detectados, são contados entre o número de modos solicitados.

    Por exemplo, se você estiver interessado nos cinco primeiros modelos elásticos de um modelo sólido sem apoio, terá que definir os modos selecionados como 11: seis para os modos de corpo rígido e cinco para os modos elásticos.

    Se usar o solver Direct Sparse, você terá que aplicar restrições adequadas para estabilizar o modelo, ou ativar a opção Usar mola suave para estabilizar o modelo. Porém, observe que a aplicação imprópria das restrições podem tornar o modelo rígido demais, e ter efeitos adversos sobre os modos elásticos.

    Nos casos nos quais a análise de frequência não puder ser executada devido à singularidade da matriz de rigidez, use a opção de alteração de frequência para superar o problema da singularidade. Aumente o valor de alteração gradualmente a partir de zero até que o solver Direct Sparse calcule com êxito as frequências solicitadas.

    Se você definir um valor mais alto para a alteração de frequência, o solver Direct Sparse irá calcular seletivamente o número solicitado de frequências, que são reunidas em torno do valor de alteração. Portanto, você pode evitar o cálculo de frequências de intervalos menores (incluindo os modos de corpos rígidos), que não interessam à sua análise, e poupar tempo computacional.

  4. Defina as cargas, se desejar.

    As cargas não são obrigatórias, mas serão utilizadas se definidas. O Solver Direct Sparse é obrigatório para a solução de problemas de frequência com cargas definidas. Observe que você pode definir a carga térmica e de fluido clicando com o botão direito no ícone do estudo, selecionando Propriedades e clicando na guia Efeitos de fluxo/térmicos.

    Para montagens e peças multicorpos, certifique-se de definir as configurações de contato apropriadas. As únicas condições de contato permitidas nos estudos de frequência são livre e unido.

  5. Gere a malha do modelo e execute o estudo.

    Antes de executar o estudo, você pode usar as Opções de resultado para solicitar a geração automática de plotagens para todas as formas modais.

    Se você executar um estudo antes de gerar a malha, o programa irá gerá-la automaticamente antes de executar o estudo. Também é possível solicitar a execução do estudo marcando a opção Executar análise após geração da malha no PropertyManager de Malha.

  6. Veja os resultados:
    • Clique duas vezes em um ícone na pasta de Resultados para exibir a plotagem associada.
    • Clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione Listar frequências ressonantes para listar o número solicitado de frequências ressonantes, além de qualquer modo de corpo rígido.
    • Clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione Listar participação da massa para listar a participação da massa nos modos calculados.
    • Para definir uma nova plotagem de deslocamento, clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione Definir plotagem de deslocamento.
    • Para definir uma nova plotagem de deformação, clique com o botão direito na pasta Resultados e selecione Definir plotagem de deformação .
    • Para animar uma plotagem ativa, clique com o botão direito no seu ícone ou na área de gráficos e selecione Animar.
    • Para gerar um relatório, clique com o botão direito na pasta Relatório e selecione Definir.

    Clique aqui para ver mais opções de exibição de resultados.

    Quando você executa um estudo que não tem nenhuma pasta de resultados, o software cria as pastas e plotagens especificadas nas opções de resultado do tipo de estudo. Se existirem pastas de resultados, o software atualizará as plotagens existentes.



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Executar a análise de Frequência
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2013 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.