A ferramenta ajuda os projetistas a tomarem decisões com base no custo de manufatura e ajuda os fabricantes a criarem orçamentos para os clientes. Sempre que você altera um projeto, pode ver imediatamente os custos novos e atualizados, além da discriminação detalhada dos custos. Além disso, é possível geral relatórios automáticos de custos.
As informações de fabricação e materiais nos templates orientam a ferramenta Costing para determinar os custos de fabricação. Nos templates, você pode especificar o material utilizado para criar a peça, os processos de fabricação (como corte a laser, curvaturas ou fresagem) e os custos associados a esses materiais e às operações de manufatura. Os templates também permitem criar operações personalizadas como embalagem, entrada de ERP, pintura ou limpeza.
A ferramenta Costing atende a diferentes públicos:
-
Projetistas: O Costing fornece estimativas do custo das peças a serem fabricadas. O Costing pode comparar modelos, possibilitando tomar decisões com base em custos desde cedo no processo de projeto. Você pode experimentar cenários de "de probabilidade", seja pela remoção de recursos, alteração de materiais ou uso de diferentes processos de fabricação para verificar como afetarão os custos. É possível repetir as estimativas de custos porque os resultados têm como base os dados nos templates, e sempre é possível usar as mesmas informações de template para calcular os custos.
Você pode estimar o custo de uma peça com o mínimo de dependência dos templates. Você também pode estimar os custos da peça com base no custo por volume removido.
-
Fabricantes: Costing cria orçamentos precisos com base em materiais, processos e outros custos associados necessários para fabricar as peças. O Costing cria um processo de orçamento mais rápido do que métodos manuais como planilhas, recursos de contagem ou estimativa de materiais removidos. O Costing ajuda a eliminar erros e fornece um sistema de orçamentos preciso e passível de repetição, que pode ser atualizado sempre que os custos de material ou mão de obra precisarem de revisão.
Você pode aplicar a ferramenta Costing para estimar o custo de chapas metálicas, peças usinadas e peças multicorpos:
Peças de chapa metálica |
As operações do Costing incluem o seguinte:
- Operações de corte de folha planificada (como corte a laser, jato de água e plasma)
- Recursos de biblioteca (como punções e ferramentas de conformação)
- Dobras
- Operações personalizadas (como pintura, anodização e tratamento térmico)
- Operações de setup de máquinas ou processos (como custos de setup de prensa dobradeira)
A ferramenta Costing automaticamente reconhece uma peça de chapa metálica como uma peça que contém recursos de chapa metálica, como flanges, dobras ou ferramentas de conformação. Recursos como furos e cortes são reconhecidos como atalhos de corte de fabricação para operações como corte a laser, jato de água e plasma.
|
Peças usinadas |
As peças usinadas começam como um bloco de material ou uma placa bruta de material (como chapas de metal ou cilindros). Peças usinadas são perfuradas, fresadas ou torneadas e depois cortadas por um jato de água ou plasma para criar a forma final. Quando se calcula o custo de usinar um corpo bruto em formato de bloco ou cilíndrico, a ferramenta Costing incorpora o custo do seguinte:
- Operações de fresagem (como fresagem de face, extremidade chata ou extremidade esférica e chanfro)
- Operações de perfuração (como furos cegos e passantes, alargamento e rosqueamento)
- Torneamento de OD, torneamento de ID e operações de torneamento de faces para peças cilíndricas
- Recursos de biblioteca
- Operações personalizadas (como pintura, anodização e tratamento térmico)
- Operações de setup de máquinas ou processos (como custos de setup de máquina de fresagem)
Peças produzidas a partir de placas incorporam técnicas de fabricação, como corte a laser, jato de água e plasma, além de fresagem ou perfuração. Quando você calcular o custo de usinar uma placa bruta, a ferramenta Costing incorpora o custo do seguinte:
- Operações de fresagem (como fresagem de face, extremidade chata ou extremidade esférica e chanfro)
- Operações de perfuração (como furos cegos e passantes, alargamento e rosqueamento)
- Recursos de biblioteca
- Operações personalizadas (como pintura, anodização e tratamento térmico)
- Operações de setup de máquinas ou processos (como custos de setup de máquina de fresagem)
- Operações de corte (como corte a laser, jato de água e plasma)
|
Você pode aplicar a ferramenta Costing para peças com vários corpos, que incluem corpos de chapa metálica, usinados e outros corpos. Para corpos que não sejam de chapa metálica ou usinados, você pode atribuir um custo personalizado ou excluir os corpos da estimativa de custos.
O SolidWorks Costing não cobre peças produzidas por fresagem contínua de três eixos ou moldagem por injeção.
Os custos calculado pela ferramenta Costing são tão precisos quanto os dados em seus templates. Embora o SolidWorks forneça templates pré-preenchidos, é melhor criar templates personalizados com base em seus custos de fabricação. É recomendável trabalhar com departamentos de fabricação internos e fornecedores de fabricação externos para criar templates personalizados que reflitam os custos reais.