Ocultar Sumário

Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P R S T U V W X Z

A

absorvido

Um recurso, esboço ou anotação contida em outro item (geralmente um recurso) na árvore de projetos do FeatureManager. São exemplos o esboço de perfil e o caminho de perfil em uma base-varredura, ou uma anotação de representação de rosca em um furo.

alinhar

Ferramentas que ajudam no alinhamento de anotações e dimensões (esquerda, direita, superior, inferior, etc.). Para ler sobre o alinhamento de peças em uma montagem, consulte posicionamento.

vista de posição alternativa

Uma vista de desenho na qual uma ou mais vistas são sobrepostas em linhas mistas duplas à vista original. As vistas de posição alternativa são geralmente usadas para exibir o intervalo de movimento de uma montagem.

ponto de âncora

(1) A extremidade de uma linha de chamada que está conectada a uma nota ou bloco, ou a outra anotação. Consulte ponto de anexação. (2) Os formatos de folha contêm pontos de âncora para uma lista de materiais, uma tabela de furos, uma tabela de revisão e uma lista de corte de soldagem.

anotação

Uma nota textual ou um símbolo que acrescenta uma intenção de projeto específica a uma peça, montagem ou desenho. Os tipos específicos de anotação são: nota, chamada de furo, símbolo de acabamento de superfície, símbolo de recurso referencial, alvo referencial, símbolo de tolerância geométrica, símbolo de solda, balão e balão empilhado. As anotações que se aplicam somente aos desenhos são: marca de centro, linha de centro de anotação, área hachurada e bloco.

chamadas de aparência

São chamadas que exibem as cores e texturas da face, recurso, corpo e peça na entidade selecionada e são um atalho para a edição de cores e texturas.

área hachurada

Um padrão de hachurado ou um preenchimento aplicado a uma face selecionada ou a um esboço fechado em um desenho. Consulte hachurado.

montagem

Um documento no qual peças, recursos e outras montagens (submontagens) são posicionados em relação uns aos outros. As peças e submontagens existem em documentos separados da montagem. Por exemplo, em uma montagem, um pistão pode ser posicionado em relação a outras peças, como uma biela ou cilindro. Essa nova montagem pode ser usada como uma submontagem na montagem de um motor. A extensão dos nomes de arquivos de montagem do SolidWorks é .SLDASM. Consulte submontagem , .

ponto de anexação

A extremidade de uma linha de chamada que é conectada ao modelo (a uma aresta, vértice ou face, por exemplo) ou a uma folha de desenho. Consulte ponto de âncora.

eixo

Uma linha reta que pode ser usada para criar elementos de geometria, recursos ou padrões em um modelo. Um eixo pode ser criado de várias maneiras, incluindo o uso da interseção de dois planos. Consulte eixo temporário, geometria de referência.

B

balão

São etiquetas em peças de uma montagem, geralmente incluem números de item e quantidade. Nos desenhos, os números de item são relacionados às linhas em uma lista de materiais (BOM). Consulte balão empilhado.

base

O primeiro recurso sólido de uma peça.

dimensões de linha de base

Conjuntos de dimensões medidas a partir de uma mesma aresta ou vértice em um desenho. Consulte dimensões de ordenada.

dobra

Um recurso de peças de chapa metálica Uma dobra gerada a partir de um canto filetado, face cilíndrica ou face cônica é uma dobra arredondada; uma dobra gerada a partir de linhas retas de esboço é uma dobra aguda.

bisel

Consulte chanfro.

lista de materiais

Uma tabela inserida em um desenho para manter o registro das peças usadas na montagem.

fusão

Consulte filete.

bloco

Uma anotação definida pelo usuário que você pode usar em partes, montagens e desenhos. Um bloco pode conter textos, entidades de esboço (exceto pontos) e áreas hachuradas, e pode ser salvo em um arquivo para uso posterior como, por exemplo, uma chamada personalizada ou um logotipo da empresa.

BOM

Consulte lista de materiais.

projeto ascendente

Uma técnica de modelagem de montagens em que você cria peças e as insere na montagem. Consulte projeto descendente.

caixa delimitadora

Uma caixa imaginária criada pelo SolidWorks que envolve completamente uma vista de modelo, de componente ou de desenho.

seção de corte parcial

Uma vista de desenho que expõe os detalhes internos de uma vista de desenho removendo o material de um perfil fechado, geralmente um spline.

C

cavidade

Consulte molde.

marca de centro

Uma cruz que marca o centro de um círculo ou arco.

linha de centro

A linha de centro marca, em linha mista dupla, um eixo de simetria num esboço ou desenho.

chanfro

Corta em ângulo uma aresta ou vértice selecionado. É possível aplicar chanfros tanto a esboços como a recursos.

filho

Um recurso dependente de outro recurso criado previamente. Por exemplo, um chanfro na aresta de um furo é um filho do furo, chamado de furo pai.

clicar-clicar

Quando trabalha um esboço, se você clicar e depois soltar o ponteiro, estará no modo clicar-clicar. Mova o ponteiro e clique novamente para definir o próximo ponto na sequência do esboço.

clicar-arrastar

Quando trabalha em um esboço, se você clicar e arrastar o ponteiro, estará no modo clicar-arrastar. Quando você solta o ponteiro, a entidade de esboço é concluída.

perfil fechado

Também chamado de contorno fechado, é um esboço ou uma entidade de esboço sem extremidades expostas; por exemplo, um círculo ou um polígono.

recolher

O oposto de explodir. A ação de recolher as retorna peças da montagem explodida às suas posições normais.

Detecção de colisão

Uma função de montagens que detecta colisões entre os componentes quando eles são movidos ou girados. Uma colisão ocorre quando uma entidade de um componente coincide com qualquer entidade de outro componente.

componente

Qualquer peça ou submontagem dentro de uma montagem

configuração

Uma variação de uma peça ou montagem contida em um único documento. As variações podem incluir diferentes dimensões, recursos e propriedades. Por exemplo, uma única peça, como um parafuso, pode conter diferentes configurações com diâmetros e comprimentos variados. Consulte tabela de projeto.

ConfigurationManager

Localizado no lado esquerdo da janela do SolidWorks, é uma maneira de criar, selecionar e visualizar as configurações de peças e montagens.

restrição

Consulte relação.

geometria de construção

A característica de uma entidade de esboço em que a entidade é usada na criação de outra geometria, porém, não na criação de recursos. Consulte geometria de referência.

continuidade

A continuidade define o ponto de junção entre duas curvas ou superfícies. Uma continuidade maior implica em um ponto de junção menos visível. As continuidades G0, G1 e G2 não dependem da parametrização da curva ou superfície. As continuidades C0, C1 e C2 dependem da parametrização da curva ou superfície. Normalmente, a continuidade C é mais restritiva do que a G. Por exemplo, a continuidade C2 sempre implica na G2 e a continuidade C1 sempre implica na G1, mas não o contrário.

As curvas ou superfícies que se encontram são conhecidas por terem continuidade G0 ou continuidade de contato. As curvas ou superfícies tangentes têm continuidade de G1 ou continuidade tangente. As curvas ou superfícies para as quais a proporção de alteração do raio de curvatura seja a mesma onde se encontram têm uma continuidade G2, também descrita como curvatura contínua. É possível usar curvatura contínua na criação de filetes de fusão de faces. Um loft com tangência lateral é um exemplo de nível G1.

Se o ponto de junção de duas curvas ou superfícies é a curvatura contínua G2, a continuidade não poderá ser C2 ou C1, pois as curvas ou superfícies podem ser parametrizadas de forma que com uma alteração de parâmetro igual próxima da junção, o ponto parametrizado em uma curva ou superfície possa mover-se mais do que o ponto parametrizado na outra curva ou superfície. No entanto, se as curvas ou superfícies que se encontram são parametrizadas de forma que a quantidade de movimento para cada ponto seja a mesma, então a continuidade da junção é C1 e C2, assim como G1 e G2.

sistema de coordenadas

Um sistema de planos usado para atribuir coordenadas cartesianas a recursos, peças e montagens. Documentos de peça e montagem contêm sistemas de coordenadas padrão; outro sistema de coordenadas pode ser definido com a geometria de referência. Os sistemas de coordenadas podem ser usados com ferramentas de medição e para exportar documentos para outros formatos de arquivo.

representação de rosca

Uma anotação que representa roscas.

hachurado

Um padrão (ou preenchimento) aplicado às vistas do desenho, como vistas de seção e seções de corte parcial.

curvatura

A curvatura é igual ao inverso do raio da curva. A curvatura pode ser exibida em cores diferentes de acordo com o raio local (geralmente de uma superfície).

cortar

Um recurso que remove o material de uma peça por meio de extrusão, revolução, loft, varredura, espessamento, cavidade etc.

D

pendente

Uma dimensão, relação ou vista de seção de desenho que não está resolvida. Por exemplo, se uma geometria é dimensionada e, em seguida, excluída, a dimensão se torna pendente.

Defeature

Com a ferramenta Defeature você pode remover detalhes de uma peça ou montagem e salvar os resultados em um novo arquivo onde os detalhes são substituídos por sólidos simplificados, sem definição de recursos e sem histórico. Depois disso, você pode compartilhar o novo arquivo sem revelar todos os detalhes do projeto do modelo.

graus de liberdade

A geometria que não foi definida por meio de dimensões ou relações está livre para ser movida. Em esboços 2D, há três graus de liberdade: movimento ao logo dos eixos X e Y e rotação em torno do eixo Z (o eixo normal ao plano do esboço). Em esboços 3D e montagens, há seis graus de liberdade: movimento ao longo dos eixos X, Y e Z e rotação sobre os eixos X, Y e Z. Consulte subdefinido .

peça derivada

Uma peça derivada é uma nova peça de base, espelho ou componente criada diretamente de uma peça existente e vinculada à peça original, de modo que as alterações da peça original são refletidas na peça derivada.

esboço derivado

Uma cópia de um esboço, na mesma peça ou na mesma montagem, conectada ao esboço original. As alterações no esboço original são refletidas no esboço derivado.

Design Clipart

Usando a Pesquisa do SolidWorks, o Design Clipart pesquisa pastas específicas, encontra e disseca os arquivos e extrai dados que você pode reutilizar no SolidWorks.

Biblioteca de Projetos

Localizada no Painel de tarefas, a Biblioteca de projetos fornece um local central para elementos reutilizáveis como peças, montagens etc.

tabela de projeto

Uma planilha do Excel usada para criar várias configurações em um documento de peça ou montagem. Consulte configuração.

desenho desanexado

Um formato de desenho que permite abrir e trabalhar em um desenho sem carregar os modelos correspondentes na memória. Os modelos são carregados como necessário.

vista de detalhes

Uma parte de uma vista mais ampla, geralmente em uma escala maior que a vista original.

linha de dimensão

Uma linha de dimensão linear faz referência ao texto de dimensão para linhas de extensão indicando que a entidade está sendo medida. Uma linha de dimensão angular faz referência ao texto de dimensão diretamente para o objeto medido.

DimXpertManager

Localizado no lado esquerdo da janela do SolidWorks, é uma maneira de gerenciar dimensões e tolerâncias criadas com o DimXpert para peças.

DimXpert para peças

Um conjunto de ferramentas que aplica dimensões e tolerâncias às peças de acordo com os requisitos do padrão ASME Y.14.41-2003.

DisplayManager

O DisplayManager lista as aparências, decalques, luzes, cenas e câmeras aplicadas ao modelo atual. No DisplayManager você pode ver o conteúdo aplicado e adicionar, editar ou excluir esses itens. Quando o suplemento PhotoView 360 está ativado, o DisplayManager fornece também o acesso às Opções do PhotoView.

ponto de fixação

Um ponto em uma anotação, exibido por um quadrado vermelho tracejado, ao qual você pode anexar uma linha de chamada múltipla com desvio.

documento

Um arquivo que contém uma peça, uma montagem ou um desenho.

inclinação

O grau de conicidade ou ângulo de uma face, geralmente aplicado a moldes ou fundições.

desenho

Uma representação 2D de uma peça ou montagem 3D. A extensão para um nome de arquivo de desenho do SolidWorks é .SLDDRW.

folha de desenho

Uma página em um documento de desenho.

dimensão acionada

dimensão acionadora

Também conhecida como dimensão do modelo, ela define o valor para uma entidade do esboço. Pode controlar também a distância, a espessura e os parâmetros do recurso.

Folga dinâmica

Uma função de montagem que detecta folgas entre componentes quando eles são movidos ou girados. A folga é a distância mínima entre qualquer entidade em um componente e qualquer entidade em outro componente.

E

aresta

Um limite externo único de um recurso.

flange de aresta

Um recurso de chapa metálica que combina uma dobra e uma guia em uma única operação.

envelope

Um componente de referência usado para selecionar componentes baseados nas posições relativas ao volume do envelope. Os envelopes são ignorados em operações de montagem como lista de materiais e propriedades de massa.

equação

Cria uma relação matemática entre dimensões de esboço, usando nomes de dimensão como variáveis, ou entre parâmetros de recurso, como a profundidade de um recurso extrudado ou uma contagem de instância em um padrão.

vista explodida

Exibe uma montagem com seus componentes separados uns dos outros, geralmente para mostrar como montar o mecanismo.

exportar

Salvar um documento do SolidWorks em outro formato para usar em outros aplicativos de software CAD/CAM, prototipagem rápida, web ou gráficos.

linha de extensão

A linha de extensão do modelo indicando o ponto no qual uma dimensão será medida.

extrusão

Um recurso que projeta de forma linear um esboço para adicionar material a uma peça (em uma base ou ressalto) ou remover o material da peça (em um corte ou furo).

F

face

Uma área selecionável (plana ou não) de um modelo ou uma superfície com limites que ajudam a definir a forma do modelo ou da superfície. Por exemplo, um sólido retangular possui seis faces. Consulte superfície.

componentes de fixação

recurso

Uma forma individual que, combinada a outros recursos, cria uma peça ou montagem. Alguns recursos, como ressaltos e cortes, têm origem em esboços. Outros recursos, como cascas e filetes, modificam uma geometria do recurso. Entretanto, nem todos os recursos possuem geometria associada. Os recursos sempre são listados na área de projetos do FeatureManager. Consulte superfície , recurso fora de contexto .

linhas de recurso

No ScanTo3D, as linhas do recurso formam os limites entre regiões. Você pode editar as linhas de recurso no PropertyManager de Criação automática de superfície.

Árvore de projeto do FeatureManager

Localizada no lado esquerdo da janela do SolidWorks, ela fornece uma vista de contorno da peça, da montagem ou do desenho ativo.

preenchimento

Uma área hachurada sólida ou hachura O preenchimento também se aplica a remendos em superfícies.

filete

Um arredondamento interno de um canto ou uma aresta em um esboço ou uma aresta em uma superfície ou sólido.

canto filetado

Um canto onde exatamente três arestas filetadas se encontram em um vértice.

Tolerância de ajuste

A tolerância entre um furo e um eixo.

ferramenta de conformação

Estampas que dobram, alongam ou dão forma à chapas metálicas para criar recursos de conformação como persianas, lanças, flanges e nervuras.

totalmente definido

Um esboço em que todas as linhas e curvas, bem como suas posições, são descritas por dimensões ou relações, ou ambas, e que não podem ser movidas. Entidades de esboço totalmente definidas são exibidas em preto.

G

tolerância geométrica

Um conjunto de símbolos padrão que especificam as características geométricas e os requisitos dimensionais de um recurso.

variável global

Uma variável definida pelo usuário, para uso em equações, propriedades personalizadas etc.

área de gráficos

A área na janela do SolidWorks onde uma peça, uma montagem ou um desenho é exibido.

Sistemas de grade

Você pode usar Sistema de grade para orientar a colocação de componentes estruturais, localizar equipamentos e fornecer uma referência visual para o projeto inteiro.

curva-guia

Uma curva 2D ou 3D usada para guiar uma varredura ou um loft.

H

alça

Uma seta, quadrado ou círculo que pode ser arrastado para ajustar ao tamanho ou à posição de uma entidade (um recurso, uma dimensão ou entidade de esboço, por exemplo).

hélice

Uma curva definida por passo, revoluções e altura. Uma hélice pode ser usada, por exemplo, como um caminho para um recurso de varredura cortando roscas em um parafuso.

bainha

Um recurso de chapa metálica que reverte a dobra na aresta de uma peça. Uma bainha pode ser aberta, fechada, dupla ou com acabamento em arco estendido

HLR

(linhas ocultas removidas) Um modo de vista no qual todas as arestas do modelo que não estão visíveis no ângulo de vista atual são removidas da exibição.

HLV

(linhas ocultas visíveis) Um modo de vista no qual todas as arestas do modelo que não estão visíveis no ângulo de vista atual são exibidas em cinza ou tracejadas.

tabela de furos

Uma tabela que lista o tamanho e o local (de uma origem de referência especificada) de furos especificados em uma vista de desenho.

oco

Consulte casca.

I

importação

Abre arquivos de outros aplicativos de software CAD em um documento do SolidWorks.

recurso no contexto

Um recurso com uma referência externa à geometria de outro componente; o recurso em contexto é alterado automaticamente se a geometria do modelo ou recurso de referência for alterado.

inferências

O sistema cria (infere) automaticamente relações entre entidades arrastadas (entidades esboçadas, anotações e componentes) e outras entidades e geometrias. É útil durante o posicionamento de entidades que se relacionam.

Instância

Um item em um padrão ou componente na montagem que ocorre mais de uma vez. Blocos são inseridos em desenhos como instâncias de definições de bloco.

Instant3D

Funcionalidade que permite criar e modificar rapidamente a geometria do modelo, arrastando alças de manipulação e usando réguas.

detecção de interferências

Uma ferramenta que exibe qualquer interferência entre componentes selecionados na montagem.

curvas isoparamétricas

Curvas que seguem direções UV constantes.

J

desvio

(1) Um recurso de chapa metálica que adiciona material a uma peça criando duas dobras de uma linha esboçada. (2) Uma ferramenta de esboço que adiciona desvios aos esboços.

K

costurar

Uma ferramenta que combina duas ou mais faces ou superfícies em uma. As arestas das superfícies devem ser adjacentes e não sobrepostas, mas jamais podem ser planas. Não há nenhuma diferença na aparência da face ou superfície após a costura.

L

layer

Uma camada em um desenho pode conter dimensões, anotações, geometria e componentes. É possível alternar a visibilidade de camadas individuais para simplificar um desenho ou atribuir propriedades a todas as entidades em uma dada camada.

esboço de layout

Um esboço que contém entidades, dimensões e relações de esboço importantes. Você faz referência a entidades no esboço de layout na criação de novos esboços, na construção de uma nova geometria ou no posicionamento de componentes em uma montagem. Isso permite facilitar a atualização do modelo, pois as alterações feitas ao esboço de layout são propagadas no modelo inteiro.

linha de chamada

Uma linha sólida de uma anotação (nota, dimensão etc.) para o recurso referido.

recurso de biblioteca

Um recurso usado com frequência ou uma combinação de recursos criados e salvos para uso posterior.

peso leve

Uma peça na montagem ou um desenho que possui somente um subconjunto de dados do modelo carregados na memória. Os dados restantes do modelo são carregados como necessário. Isso aumenta o desempenho de montagens grandes e complexas. Consulte resolvido.

linha

Uma entidade de esboço reta com duas extremidades. Uma linha pode ser criada projetando-se uma entidade externa, como uma aresta, um plano, um eixo ou uma curva de esboço em um esboço.

dimensões vinculadas

loft

Um recurso de base, parafuso, corte ou superfície criado por meio de transições entre perfis.

dobra com loft

Um recurso de chapa metálica que produz uma forma cilíndrica ou transicional a partir de dois esboços de perfil aberto. As dobras com loft muitas vezes criam funis e calhas.

M

propriedades de massa

Uma ferramenta que calcula as características de uma peça ou montagem, como volume, área de superfície, centroide etc.

posicionamento

Uma relação geométrica, coincidente, perpendicular, tangente etc., entre peças em uma montagem. Consulte Posicionamentos inteligentes.

referência de posicionamento

Especifica uma ou mais entidades de um componente a ser usado no posicionamento automático. Ao arrastar um componente com uma referência de posicionamento em uma montagem, o software tenta localizar outras combinações de mesmo nome de referência de posicionamento e tipo de posicionamento.

pasta Posicionamentos

Uma coleção de posicionamentos que são resolvidos juntos. A ordem em que os posicionamentos são exibidos na pasta Posicionamentos não importa.

espelho

(1) Um recurso de espelhamento é uma cópia de um recurso selecionado, espelhado em relação a um plano ou uma face plana. (2) Uma entidade de esboço de espelho é uma cópia de uma entidade de esboço selecionada que é espelhada em relação a uma linha de centro. Se o recurso original ou o esboço é modificado, a cópia espelhada é atualizada para refletir as alterações.

flange contínuo

Um recurso de chapa metálica que une várias flanges de aresta e em um canto.

modelo

Geometria de sólido 3D em documentos de peça ou montagem. Se um documento de peça ou montagem contém várias configurações, cada configuração é um modelo separado.

dimensão do modelo

Uma dimensão especificada em um esboço ou um recurso em um documento de peça ou montagem que define algumas entidades em um modelo 3D.

item de modelo

Uma característica ou dimensão da geometria do recurso que pode ser usada no detalhamento de desenhos.

vista de modelo

Uma vista de desenho de uma peça ou montagem.

molde

Um conjunto de ferramentas de fabricação usado para moldar plástico fundido ou outro material em uma peça projetada. Você projeta o molde usando uma sequência de ferramentas integradas que resultam em blocos de cavidade e núcleo de peças derivadas da peça a ser moldada.

Estudos de Movimento

Os estudos de movimento são simulações gráficas dos movimentos e propriedades visuais de modelos de montagens. Como as configurações, eles não efetuam nenhuma alteração no modelo de montagem original nem em suas propriedades. Eles apenas exibem o modelo conforme ele muda, com base nos elementos de simulação que você adiciona.

peça multicorpos

Uma peça com corpos sólidos separados no mesmo documento de peça. Diferente dos componentes em uma montagem, as peças com múltiplos corpos não são dinâmicas.

N

formato nativo

Os arquivos DXF e DWG permanecem em seu formato original (não são convertidos no formato SolidWorks) quando exibidos nas folhas de desenho do SolidWorks (somente para exibição).

contorno sem interseção

Também conhecido como perfil, ele é um esboço no qual as entidades não se cruzam. Por exemplo, um retângulo é um contorno sem interseção, ao passo que uma cruz corta a si mesma.

O

objeto OLE

(Object Linking and Embedding) Um formato de arquivo do Windows. É possível embutir objetos OLE em documentos do SolidWorks.

perfil aberto

Também chamado de contorno aberto, é um esboço ou uma entidade de esboço com extremidades expostas. Por exemplo, um perfil em forma de U é aberto.

dimensões de ordenada

Uma cadeia de dimensões medidas a partir de uma ordenada zero em um desenho ou esboço.

origem

A origem do modelo é exibida como três setas cinzas e representa a coordenada (0,0,0) do modelo. Quando o esboço está ativo, uma origem do esboço é exibida em vermelho e representa a coordenada (0,0,0) do esboço. As dimensões e relações podem ser adicionadas à origem do modelo, mas não à origem do esboço.

recursos fora de contexto

Um recurso com uma referência externa à geometria de outro componente que não está aberto. Consulte recurso.

sobredefinido

Um esboço está sobredefinido quando as dimensões ou relações estão em conflito ou são redundantes.

sobrepor

P

parâmetro

Um valor usado para definir um esboço ou um recurso (em muitos casos uma dimensão).

pai

Um recurso existente do qual outros recursos são dependentes. Por exemplo, em um bloco com um furo, o bloco é o pai do recurso-filho de furo.

peça

Um único objeto 3D feito de recursos. Uma peça pode se tornar um componente em uma montagem e pode ser representada em 2D em um desenho. Exemplos de peças são: parafuso, pino, placa etc. A extensão para um nome de arquivo de peça do SolidWorks é .SLDPRT. Consulte peça multicorpos.

caminho

Um esboço, uma aresta ou curva usada na criação de uma varredura ou um loft.

padrão

Um padrão repete as entidades de esboço, os recursos ou componentes selecionados em uma sequência, a qual pode ser linear, circular ou dirigida por esboço. Se a entidade de origem for alterada, as outras instâncias no padrão serão atualizadas.

Dinâmica física

Uma ferramenta de montagem que exibe o movimento real dos componentes da montagem. Quando se arrasta um componente, ele aplica uma força aos outros componentes que toca. Os componentes são movidos somente dentro do limite de graus de liberdade.

relação de penetração

Cria um ponto de esboço coincidente ao local no qual um eixo, uma aresta, uma linha ou um spline penetra o plano de esboço.

plana

Entidades que podem se encontrar em um plano. Por exemplo, um círculo é plano, mas uma hélice não.

plano

Uma geometria de construção plana. Os planos podem ser usados em esboço 2D, vista de seção de um modelo, um plano neutro em um recurso de inclinação e outros.

ponto

Um local singular no esboço, ou uma projeção no esboço em um local exclusivo de uma entidade externa (origem, vértice, eixo ou ponto em um esboço externo). Consulte vértice.

vista predefinida

Uma vista de desenho, na qual a posição, a orientação etc, pode ser especificada antes de um modelo ser inserido. Você pode salvar os documentos de desenho com vistas predefinidas como templates.

perfil

Uma entidade de esboço usada para criar um recurso (como um loft) ou uma vista de desenho (como uma vista de detalhes). Um perfil pode ser aberto (em forma de U ou como um spline aberto) ou fechado (como um círculo ou um spline fechado).

dimensão projetada

Se você dimensionar as entidades em uma vista isométrica, as dimensões projetadas serão as dimensões planas em 2D. Consulte dimensão verdadeira.

vista projetada

Uma vista de desenho projetada ortogonalmente a partir de uma vista existente.

PropertyManager

Localizado no lado esquerdo da janela do SolidWorks, ele é usado para edição dinâmica de entidades de esboço e da maioria dos recursos.

R

RealView

Um suporte de hardware (placa gráfica) de sombreamento avançado em tempo real; a renderização é aplicada ao modelo e retida conforme você move ou gira uma peça.

reconstruir

Ferramenta que atualiza (ou gera novamente) o documento com as alterações feitas desde a última vez que o modelo foi reconstruído. A reconstrução é tipicamente usada após a alteração da dimensão de um modelo.

dimensão de referência

Uma dimensão em um desenho que exibe a medida de um item, mas não pode direcionar o modelo e seus valores não podem ser modificados. Quando as dimensões do modelo são alteradas, as dimensões de referência são atualizadas.

geometria de referência

Engloba planos, eixos, sistemas de coordenadas e curvas 3D. A geometria de referência é usada para ajudar na criação de recursos como lofts, varreduras, inclinações, chanfros e padrões. Consulte geometria de construção.

documentos referidos

Qualquer documento referido por outro, geralmente documentos de peça associados a documentos de montagem ou desenho associados a documentos de peça ou montagem.

relação

Uma restrição geométrica entre entidades de esboço ou entre uma entidade de esboço e um plano, eixo, aresta ou vértice. As relações podem ser adicionadas de forma automática ou manual.

vista relativa

Uma vista de desenho relativa (ou relativa ao modelo) é criada em relação a superfícies planas em uma peça ou montagem.

recarregar

Atualiza as documentos compartilhados. Por exemplo, se você abrir um arquivo de peça de acesso somente para leitura enquanto outro usuário faz alterações na mesma peça, você pode recarregar a nova versão, incluindo as alterações feitas.

reordenar.

A reordenação (alteração da ordem) de itens é possível na árvore de projetos do FeatureManager. Em peças, você pode alterar a ordem na qual os recurso serão resolvidos. Em montagens, você pode controlar a ordem na qual os componentes serão exibidos em uma lista de materiais.

substituir

Substitui uma ou mais instâncias abertas de um componente em uma montagem por um componente diferente.

resolvido

Um estado de um componente da montagem (em um documento de montagem ou desenho) no qual ele é totalmente carregado na memória. Todos os dados de modelo do componente estão disponíveis, portanto, as entidades podem ser selecionadas, referidas, editadas, usadas em posicionamentos etc. Consulte peso-leve.

tabela de revisão

Uma tabela que lista as revisões de um desenho.

por revolução

Um recurso que cria uma base ou ressalto, uma revolução de corte ou superfície revolucionada revolucionando um ou mais perfis esboçados ao redor de uma linha de centro.

rasgo

Um recurso de chapa metálica que remove o material em uma aresta para permitir uma dobra.

reverter

Suprime todos os itens abaixo da barra de reversão.

arredondar

Consulte filete.

dobra arredondada

Consulte dobra.

Routing Library Manager

O Routing Library Manager pode ser aberto independentemente do aplicativo SolidWorks e agrupa várias funções.

S

seção

Outro termo para perfil em varreduras.

linha de seção

Uma linha ou linha de centro esboçada em uma vista de desenho para criar uma vista de seção.

escopo da seção

Especifica os componentes que permanecerão sem corte quando você criar uma vista de seção de desenho de montagem.

vista de seção

Uma vista de seção (ou corte de seção) é: (1) uma vista de uma peça ou montagem cortada por um plano, ou (2) uma vista de desenho criada por meio do corte de outra vista de desenho por uma linha de seção.

recurso original

Um esboço ou uma entidade (um recurso, uma face ou um corpo) que forma a base de um padrão. Se a origem for editada, as outras entidades no padrão serão atualizadas.

sombreado

Exibe um modelo como um sólido colorido. Consulte HLR, HLV e estrutura de arame.

valores compartilhados

Também conhecido como dimensões vinculadas, são variáveis nomeadas que você atribui para igualar o valor de duas ou mais dimensões.

agudo

Um canto rígido de um perfil; quaisquer entidades com dois esboços contínuos que não possuam relação de curvatura tangente ou igual entre si.

dobra aguda

Consulte dobra.

folha

formato de folha

Inclui tamanho e orientação da página, texto padrão, bordas, blocos de títulos etc. Os formatos de folha podem ser personalizados e salvos para uso posterior. Cada folha de um documento de desenho pode ter um formato diferente.

cascas

Um recurso que torna uma peça oca, deixando abertas as faces selecionadas e as paredes finas nas faces restantes. Uma peça oca é criada quando nenhuma face é selecionada para ficar aberta.

aresta de silhueta

A curva que representa a extensão de uma face cilíndrica ou curva quando vista de perfil.

esboço

Uma coleção de linhas e outros objetos 2D em um plano ou face que forma a base de um recurso, como uma base ou um ressalto. Um esboço 3D não é plano e pode ser usado para guiar uma varredura ou um loft, por exemplo.

Componentes de fixação inteligentes

Adiciona automaticamente componentes de fixação (parafusos) a uma montagem usando a biblioteca de componentes de fixação do SolidWorks Toolbox.

Posicionamentos inteligentes

Uma relação de posicionamento de montagem criada automaticamente. Consulte posicionamento.

varredura de sólido

Uma varredura de corte criada movendo-se um corpo de ferramenta ao longo de um caminho para cortar material 3D de um modelo. Consulte varredura.

espiral

Uma hélice plana ou 2D, definida por meio de círculo, passo e número de revoluções.

spline

Uma curva 2D ou 3D esboçada definida por um conjunto de pontos de controle.

linha de divisão

Projeta uma curva esboçada em uma face de modelo selecionada, dividindo a face em faces múltiplas para que cada uma possa ser selecionada individualmente. Uma linha de divisão pode ser usada para criar recursos de inclinação, filetes de fusão de faces e radiar superfícies para cortar moldes.

balão empilhado

Um conjunto de balões com somente uma linha de chamada. Os balões podem ser empilhados na vertical (para cima ou para baixo) ou na horizontal (à esquerda ou à direita).

3 vistas padrão

As três vistas ortográficas (frontal, direita e superior) que são, geralmente, a base de um desenho.

estereolitografia

O processo de criação de peças de protótipo rápido que utiliza uma representação de malha facetada em arquivos STL.

submontagem

Um documento de montagem que faz parte de uma montagem maior. Por exemplo, o mecanismo de direção de um carro é uma submontagem do carro.

suprimir

Remove uma entidade da exibição e de qualquer cálculo no qual esteja envolvida. É possível suprimir recursos, componentes de montagem etc. Suprimir uma entidade não a exclui; você pode cancelar a supressão da entidade para restaurá-la.

superfície

Uma entidade plana com espessura zero ou 3D com limites de aresta. As superfícies são, geralmente, usadas para criar recursos sólidos. As superfícies de referência podem ser usadas para modificar recursos sólidos. Consulte face.

varredura

Cria uma base, um ressalto, um corte ou um recurso de superfície movendo um perfil (seção) ao longo de um caminho. Para varreduras de corte, você pode criar uma varreduras sólidas movendo um corpo de ferramenta ao longo de um caminho.

T

arco tangente

Um arco que é tangente a outra entidade, como uma linha.

aresta tangente

Uma aresta de transição entre faces arredondadas e filetadas nos modos de linhas ocultas visíveis ou linhas ocultas removidas em desenhos.

Painel de tarefas

Localizado no lado direito da janela do SolidWorks, o Painel de tarefas contém Recursos do SolidWorks, a Biblioteca de projetos e o File Explorer.

template

Um documento (de peça, montagem ou desenho) que forma a base de um novo documento. Pode incluir parâmetros definidos pelo usuário, anotações, vistas predefinidas, geometria etc.

eixo temporário

Um eixo criado implicitamente para cada face cônica ou cilíndrica em um modelo.

recurso fino

Um recurso extrudado ou revolucionado com espessura de parede constante. Peças de chapa metálica são tipicamente criadas a partir de recursos finos.

TolAnalyst

Um aplicativo de análise de tolerância que determina os efeitos que as dimensões e tolerâncias têm em peças e montagens.

projeto descendente

Uma técnica de modelagem de montagens em que você cria peças no contexto de uma montagem inserindo referências à geometria de outros componentes. As alterações feitas em componentes referidos propagam-se às peças criadas no contexto. Consulte projeto ascendente.

conversor

Software que converte um arquivo de um formato em outro.

tríade

Três eixos com setas definindo as direções X, Y e Z. Uma tríade de referência é exibida em documentos de peça ou montagem para ajudar na orientação da vista de modelos. As tríades também ajudam na movimentação ou rotação de componentes em montagens.

dimensão verdadeira

Se você dimensionar as entidades em uma vista isométrica, as dimensões verdadeiras oferecerão valores precisos do modelo. Consulte dimensão projetada.

U

não absorvido

Um esboço ou uma anotação que não está contida em um recurso na árvore de projetos do FeatureManager. Um exemplo de um esboço não absorvido é um esboço de layout em uma montagem. Consulte absorvido.

subdefinido

Um esboço é subdefinido quando não há dimensões e relações suficientes para evitar que as entidades tenham seu tamanho movido ou alterado. Consulte graus de liberdade.

UV

Linhas horizontal e vertical da parametrização subjacente de uma curva.

V

vértice

Um ponto no qual duas ou mais linhas ou arestas se cruzam. Os vértices podem ser selecionados para esboçar, dimensionar e muitas outras operações.

viewports

Janelas que exibem as vistas de modelos. Você pode especificar uma, duas ou quatro viewports. Viewports com vistas ortogonais podem ser vinculadas, o que vincula a orientação e a rotação.

ponto de esboço virtual

Um ponto de esboço na interseção de duas entidades após a própria interseção ter sido removida por um recurso como um filete ou um chanfro. As dimensões e relações para um ponto de esboço virtual são retidas mesmo que a interseção real não exista mais.

W

soldagem

Uma peça com múltiplos corpos com componentes estruturais.

lista de corte de soldagem

Uma tabela que classifica os corpos de uma soldagem ao longo de descrições e comprimentos.

estrutura de arame

Um modo de vista no qual todas as arestas da peça ou montagem são exibidas. Consulte HLR, HLV, sombreado.

linha indicadora

X

exibição de X

O tamanho do X em uma dimensão de chanfro com dois números, como em 1 X 45° (comprimento X ângulo), 45° X 1 (ângulo X comprimento) ou 1 X 1 (comprimento X comprimento).

Z

listras de zebra

Simulam o reflexo de longas listras de luz sobre uma superfície muito brilhante. Permitem a visualização de pequenas alterações em uma superfície que seriam difíceis de perceber na exibição padrão.


Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Glossário
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2013 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.