Ocultar Sumário

Propriedades da luz spot

A luz spot é uma luz restrita e focalizada com um feixe cônico que é mais brilhante no centro. A luz spot pode ser direcionada para uma área específica do modelo. É possível modificar a intensidade, a cor e a posição da fonte de luz, e também ajustar a ângulo de abertura do feixe.

Para modificar as propriedades da luz spot:

  1. Na árvore de projetos do FeatureManager, clique em para expandir Luzes, câmeras e cenas .

  2. Clique com o botão direito em Spot e selecione Propriedades.

    Será exibido o PropertyManager de Spot e aparecerá um manipulador e um alvo na área de gráficos.

A aparência do manipulador varia, dependendo da escala de zoom na área de gráficos e da posição da luz.

  1. No PropertyManager, defina as opções apresentadas a seguir e clique em .

Básico

  • Ativada/desativada . Liga ou desliga a luz no modelo.

  • Editar cor. Exibe a paleta Cor, para que seja possível selecionar uma luz colorida em vez da branca predeterminada.

  • Ambiente . Controla a intensidade da fonte de luz. Mova o controle deslizante ou digite um valor entre 0 e 1. Um valor mais elevado resulta em mais luz. O nível se altera igualmente em todos os lados do modelo.

  • Brilho . Controla o brilho da fonte de luz. Mova o controle deslizante ou digite um valor entre 0 e 1. Um valor maior resulta em mais luz no lado do modelo mais próximo da fonte.

  • Especularidade . Controla até onde superfícies brilhantes exibem pontos de alto brilho quando atingidos pela luz. Mova o controle deslizante ou digite um valor entre 0 e 1. Um valor mais elevado resulta em mais pontos de alto brilho e uma aparência mais brilhante.

Posição da luz

  • Travar no modelo. Quando selecionado, a posição da luz em relação ao modelo é mantida. Quando desmarcado, a luz permanece fixa no espaço do modelo.

  • Sistema de coordenadas .

    • Esférico. Usa um sistema de coordenadas esférico para especificar a posição da fonte de luz. Arraste o manipulador na área de gráficos, digite valores ou mova os controles deslizantes no PropertyManager para definir o seguinte:

      • Longitude

      • Latitude

      • Distância

    • Cartesiano. Usa um sistema de coordenadas cartesiano para especificar a posição da fonte de luz. Arraste o manipulador na área de gráficos ou digite valores no PropertyManager para definir o seguinte:

      • Coordenada X

      • Coordenada Y

      • Coordenada Z

DICAS:

      • Mova o ponteiro sobre o manipulador. Quando o ponteiro muda para , você pode arrastar o manipulador.

      • Pressione Tab para inverter a fonte de luz 180° em relação à origem do modelo.

 

O alvo é o ponto no modelo para onde a luz spot está direcionada. Arraste o alvo na área de gráficos ou digite valores no PropertyManager para definir o seguinte:

      • Coordenada X do alvo

      • Coordenada Y do alvo

      • Coordenada Z do alvo

À medida que você arrasta o alvo no modelo, ele faz snaps em várias entidades, como vértices e arestas. O ponteiro se altera para indicar o tipo de entidade onde ele faz o snap. Para ignorar o snap, pressione Ctrl enquanto arrasta.

      • Ângulo do cone . Especifica o ângulo de abertura do cone. Um ângulo pequeno produz um feixe estreito de luz. Mova o controle deslizante ou digite um valor no PropertyManager.

Mova o ponteiro sobre o círculo que define a base do cone. Quando o ponteiro se alterar para e o círculo mudar de cor, será possível arrastar o círculo para alterar o ângulo do cone.

Avançado

  • Expoente . Controla a concentração do feixe de luz.

Um baixo valor de expoente produz um feixe de luz cônico focalizado com bordas nítidas. A intensidade da luz é similar no centro e nas bordas do feixe.

art\lt_exp2_shg.gif

Um feixe com valor de expoente mais alto tem o feixe mais brilhante no centro. A intensidade diminui na direção das bordas do feixe, que parecem mais suaves.

art\lt_exp1_shg.gif

  • Atenuação. Diminui a intensidade da luz com o aumento da distância. Os valores A, B e C são multiplicadores na seguinte equação (D é a distância):

atenuação = 1 / (A + (B * D) + (C * D2))

À medida que os valores de A, B e C aumentam, a quantidade de luz que atinge o alvo diminui.

      art\lt_atn2_shg.gif

      art\lt_atn1_shg.gif

      Valores baixos

      Valores altos

Configurações

Aplica os ajustes de iluminação a configurações específicas. Selecione Esta configuração , Todas as configurações ou Especificar configurações .

Tópicos relacionados

Controles básicos de iluminação

Visão geral de iluminação

 



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Propriedades da luz spot
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2010 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.