Plotagens de fadiga
Depois de executar uma análise de fadiga você pode gerar plotagens de vida, danos e fator de segurança para o modelo.
Suponha que você executou uma análise estática e definiu um estudo de fadiga com a análise estática sendo o único evento que ocorre N vezes. Considere a curva S-N do material como mostrada:

O programa, com base na taxa de carregamento, determina uma tensão alternante corrigida a partir do valor de tensão do estudo estático para cada nó.
No gráfico acima, a cor verde representa a tensão alternante (coordenada Y) e o número de ciclos para os quais o evento ocorre (coordenada X) para um nó. Podem ocorrer uma de três situações para cada nó:
O ponto fica acima da curva. A falha por fadiga é prevista naquele local.
O ponto fica abaixo da curva. A falha por fadiga não ocorre naquele local.
O ponto fica fora do intervalo da curva S-N. A maior tensão alternante corrigida no modelo precisa estar dentro do intervalo de tensão da curva S-N. Além disso, o número de ciclos (N) precisa estar dentro do intervalo de ciclos da curva S-N. Caso contrário, em vez de um ponto de interseção, o programa usa o ponto final da curva S-N.
Nota: Para simplificar esta discussão, não consideraremos os cenários onde são definidas múltiplas curvas S-N para um material e vários eventos.
Consulte a tabela para obter os significados de Vida, Dano e Fator de segurança
Tópicos relacionados
Correção da tensão média
Curva SN
Teoria de danos cumulativos
Executar a análise de Fadiga