Estática - Adaptativa
Define as opções adaptativas para um estudo estático. As definições são consideradas na execução do estudo. As opções são ignoradas na execução de cenários de projeto. O método p não refina a malha mas usa progressivamente elementos de ordem mais alta para melhorar os resultados. O método h refina a malha e não altera a ordem dos elementos. Além de proporcionar maior precisão, pela utilização de mais elementos em regiões críticas, a malha refinada representa a geometria em regiões críticas mais próximas a cada loop.
Clique aqui para mais informações sobre métodos adaptativos.
-
Método adaptativo:
-
-
Opções h-adaptativo
-
-
Precisão alvo - Define o nível de precisão para a norma de energia de esforço. Este NÃO é o nível de precisão de tensão No entanto, um alto nível de precisão na convergência da energia de esforço indica bons resultados de tensão. Use o controle deslizante para definir o nível desejado.
-
Tendência da precisão - Você pode mover o controle deslizante até Local para instruir o programa a concentrar-se na obtenção de resultados de picos de tensão usando menos elementos. Ou então, você pode mover o controle deslizante até Global para instruir o programa a concentrar-se na obtenção de resultados gerais mais precisos.
As singularidades de tensão ocorrem nos locais onde há forças concentradas e cantos agudos. As tensões nestes locais continuam aumentando à medida que elementos cada vez menores são utilizados. Para modelos com tais singularidades, recomenda-se mover o controle deslizante na direção Global.
-
Nº máximo de loops - Define o número máximo de loops permitidos na execução do estudo. O número máximo de loops possível é 5.
-
Engrossar a malha - Selecione esta opção para permitir que o programa torne mais grossa a malha nas regiões com baixo nível de erro durante os loops adaptativos. O número de elementos em loops consecutivos pode aumentar ou diminuir, dependendo do modelo e da malha inicial. Se esta opção não for marcada, o programa não irá alterar a malha nas regiões com baixo número de erros. O número de elementos neste caso continuará aumentado a cada loop adaptativo.
O programa para quando a precisão alvo é atingida ou o número máximo de loops é alcançado.
-
Parar quando. Define o critério global a ser usado na indicação de convergência e terminação dos loops. Selecione entre:
-
-
Energia de esforço total. A energia de esforço do modelo calculada pela soma da energia de esforço de todos os elementos.
-
Tensão RMS de von Mises. O valor RMS das tensões de von Mises dos nós.
-
RMS Res. Deslocamento. O valor de raiz quadrada média (RMS) dos deslocamento de nós resultantes.
-
Alteração em xx% ou menor . Define a alteração máxima relativa permitida para o critério global selecionado.
-
Atualizar elementos com erro de Energia de esforço relativa de xx% ou mais . Define o erro máxima relativo permitido para a energia de esforço de cada elemento. Se nenhum dos outros dois critérios de parada forem atendidos, o programa irá aumentar a ordem polinomial dos elementos com energia de esforço de xx% ou mais.
-
P-ordem inicial. Define a ordem que deve ser usadas no primeiro loop. A ordem mais baixa é 2, e a maior é 5.
-
P-ordem máxima. Define a p-ordem máxima que deve ser usada. A ordem mais alta possível é 5.
-
Nº máximo de loops. Define o número máximo de loops permitido nesta análise. O número máximo de loops possível é 4.
O programa interrompe os loops quando uma das condições a seguir for satisfeita:
-
os critérios globais convergirem,
-
todos os erros locais convergem (por exemplo, para cada elemento)
-
o número máximo de loops for atingido.
É recomendado usar a opção Nos nós (menu Pontos Jacobianos da caixa de diálogo Opções de malha) antes de gerar a malha de um modelo quando é usado o método p para resolver problemas estáticos.
Para executar um estudo estático com um método adaptativo...
Tópicos relacionados
Guia Opções
Guia Efeitos de fluxo/térmicos
Guia Observações
O que é análise estática...