Ocultar Sumário

Informações básicas sobre geração de malhas

A análise por elementos finitos (FEA) é uma técnica numérica confiável para análise de projetos de engenharia. O processo começa com a criação de um modelo geométrico. Em seguida, o programa subdivide o modelo em partes pequenas de formas simples (elementos) que são conectadas em pontos comuns (nós). Os programas de análise de elementos finitos consideram o modelo como uma rede de elementos discretos interconectados.

O Método de Elementos Finitos (MEF) prevê o comportamento do modelo combinando as informações obtidas de todos os elementos que formam o modelo.

A geração de malhas é uma etapa crucial da análise de projetos. O gerador automático de malhas do software gera uma malha com base em um tamanho de elemento global, na tolerância e nas especificações de controle de malha local. O controle de malha permite especificar diferentes tamanhos de elemento para componentes, faces, arestas e vértices.

O software estima um tamanho de elemento global para o modelo, considerando seu volume, área de superfície e outros detalhes geométricos. O tamanho da malha gerada (número de nós e elementos) depende da geometria e dimensões do modelo, tamanho de elemento, tolerância de malha, controle de malha e especificações de contato. Nas etapas iniciais da análise do projeto, quando resultados aproximados podem ser suficientes, você pode especificar um tamanho de elemento maior para obter uma solução mais rápida. Para uma solução mais precisa, um tamanho de elemento menor pode ser necessário.

A geração de malha cria elementos sólidos tetraédricos 3D, elementos de casca triangulares 2D e elementos de viga 1D. A malha consiste de elementos de um tipo, a menos que seja especificado o tipo de malha mista. Os elementos sólidos são naturalmente adequados para modelos volumosos. Os elementos de casca são naturalmente adequados para a modelagem de peças finas (chapas metálicas) e vigas e treliças são adequadas para a modelagem de componentes estruturais.

Esta seção aborda os seguintes tópicos:



Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Informações básicas sobre geração de malhas
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2012 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.