Informações básicas sobre geração de malhas
A análise por elementos finitos (FEA) é uma técnica numérica confiável para análise de projetos de engenharia. O processo começa com a criação de um modelo geométrico. Em seguida, o programa subdivide o modelo em partes pequenas de formas simples (elementos) que são conectadas em pontos comuns (nós). Os programas de análise de elementos finitos consideram o modelo como uma rede de elementos discretos interconectados.
O Método de Elementos Finitos (MEF) prevê o comportamento do modelo combinando as informações obtidas de todos os elementos que formam o modelo.
A geração de malhas é uma etapa crucial da análise de projetos. O gerador automático de malhas do software gera uma malha com base em um tamanho de elemento global, na tolerância e nas especificações de controle de malha local. O controle de malha permite especificar diferentes tamanhos de elemento para componentes, faces, arestas e vértices.
O software estima um tamanho de elemento global para o modelo, considerando seu volume, área de superfície e outros detalhes geométricos. O tamanho da malha gerada (número de nós e elementos) depende da geometria e dimensões do modelo, tamanho de elemento, tolerância de malha, controle de malha e especificações de contato. Nas etapas iniciais da análise do projeto, quando resultados aproximados podem ser suficientes, você pode especificar um tamanho de elemento maior para obter uma solução mais rápida. Para uma solução mais precisa, um tamanho de elemento menor pode ser necessário.
A geração de malha cria elementos sólidos tetraédricos 3D, elementos de casca triangulares 2D e elementos de viga 1D. A malha consiste de elementos de um tipo, a menos que seja especificado o tipo de malha mista. Os elementos sólidos são naturalmente adequados para modelos volumosos. Os elementos de casca são naturalmente adequados para a modelagem de peças finas (chapas metálicas) e vigas e treliças são adequadas para a modelagem de componentes estruturais.
Esta seção aborda os seguintes tópicos: