Visão geral do Diagnóstico de importação
Diagnóstico de importação repara superfícies com defeito, costura superfícies reparadas em corpos fechados e transforma corpos fechados em sólidos.
Para iniciar o Diagnóstico de importação:
-
Quando você importar um modelo com defeito, uma mensagem perguntará se deseja executar o Diagnóstico de importação: Clique em Sim.
-
Com um modelo aberto, clique em Diagnóstico de importação
(barra de ferramentas Ferramentas) ou em Ferramentas, Diagnóstico de importação.
O PropertyManager de Diagnóstico de importação será aberto.
Esse recurso de reparo é necessário porque os dados da superfície importada em geral têm problemas que impedem as superfícies de serem convertidas em sólidos válidos. São estes os problemas:
-
Geometria de superfície incorreta.
-
Topologia de superfície incorreta (curvas aparadas).
-
Superfícies adjacentes cujas arestas estão próximas uma da outra, mas não se cruzam, dessa forma criando espaçamentos entre as superfícies.
O Diagnóstico de importação encontra problemas ao:
-
Executar a verificação usada em Ferramentas, Verificar etc.
-
Executar verificações adicionais, como superfícies sobrepostas etc.
-
Verificar se há superfícies precisas, não-simplificadas, que são B-splines planas, cilíndricas etc. e, por esse motivo, podem ser substituídas por superfícies analíticas equivalentes, melhorando o desempenho e tornando o modelo uma referência mais fácil.
A Precisão é definida por uma tolerância de < 10-8. Pesquisar faces menos precisas (entre 10-5 e 10-8) é extremamente lento (portanto, não recomendado), mas você pode selecionar manualmente as faces e clicar em Fixar para que o sistema converta as faces em superfícies analíticas, se possível. O sistema também substitui duas metades de cilindro selecionadas por um cilindro inteiro equivalente.
Embora as B-splines não sejam estritamente um problema (visto que as superfícies da B-spline podem ser válidas), substituí-las por superfícies analíticas equivalentes faz com que o modelo seja mais útil no SolidWorks. Por exemplo, é possível criar posicionamentos concêntricos somente para cilindros analíticos, não para B-splines que venham a ser cilíndricas.
Diagnóstico de importação repara os erros na geometria (a superfície subjacente) e a topologia (os limites) de faces realizando um ou mais dos seguintes procedimentos:
-
Recriando os limites de aparagem de uma face com base na geometria circundante (que em geral fixa as faces sobrepostas).
-
Aparando as partes defeituosas das faces (para os casos em que a parte com defeito não seja usada no modelo).
-
Removendo a face e usando o algoritmo de reparo de espaçamento para preencher o furo resultante (como último recurso).
O Diagnóstico de importação elimina os espaçamentos entre as faces adjacentes realizando um ou mais dos seguintes procedimentos:
-
Substituindo duas arestas próximas, mas que não se cruzam, por uma aresta "tolerante".
-
Criando uma superfície de preenchimento ou com loft para preencher o espaçamento.
-
Estendendo duas faces adjacentes entre si para eliminar o espaçamento.
Funcionalidade adicional:
-
Converte superfícies não-simplificadas em superfícies analíticas.
-
Costura faces reparadas no restante do corpo de superfície, se possível.
-
Converte o corpo em um sólido caso o corpo de superfície esteja fechado (sem espaçamentos). Isso será feito automaticamente quando você clicar em OK na caixa de diálogo.
Opção geral para usar o PropertyManager de Diagnóstico de importação.
-
Clique em Tentar restaurar todos.
-
Reparar faces. Clique com o botão direito do mouse em uma face da lista e selecione um comando.
-
Reparar espaçamentos. Clique com o botão direito do mouse em um espaçamento da lista e selecione um comando ou a ferramenta Fechador de espaçamento.