Para modelos de casca, a simetria exige que as faces que coincidam com planos de simetria sejam impedidas de se moverem na direção normal e de girarem em torno das outras duas direções ortogonais. Os planos de simetria devem ser ortogonais uns aos outros.
Para geometrias de superfície, as restrições de simetria são aplicadas às faces coincidentes com os planos de simetria do modelo, ao longo da espessura do modelo.
Use o acessório de fixação de Simetria em Avançado no PropertyManager do Acessório de fixação para aplicar restrições de simetria às faces de casca ou arestas de casca. As arestas de casca devem ser planas. As faces de casca devem estar nos planos ortogonais de simetria.
A Simetria requer que a geometria, as restrições, as cargas e as propriedades do material sejam simétricas. Geralmente, não é recomendado utilizar a simetria para estudos de frequência e de flambagem.
Os exemplos a seguir explicam como as restrições de simetria são aplicadas às diferentes geometrias:
Chapas metálicas cuja malha é gerada com elementos de casca
Simetria plana

Presumimos que esse modelo é simétrico em relação a dois planos. Você pode analisar um quarto do modelo. A restrição de Simetria automaticamente aplica as condições de translação e de rotação às faces selecionadas. As faces devem estar ortogonais umas às outras.
Simetria axial

Esse modelo é simétrico em relação aos eixos. Você pode analisar metade ou um quarto do modelo. A restrição de Simetria automaticamente aplica as condições de translação e de rotação às faces selecionadas.
Superfícies
Simetria plana

Esse modelo de superfície é simétrico com relação a dois planos. Você pode analisar um quarto do modelo. Aplique uma Restrição de simetria às arestas de casca. As arestas devem estar ortogonais umas às outras.
Simetria axial

Esse modelo é simétrico em relação aos eixos. Você pode analisar metade ou um quarto do modelo. Aplique uma Restrição de simetria às arestas de casca.