Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SOLIDWORKS Fundamentos do SOLIDWORKS
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SOLIDWORKS CostingSOLIDWORKS Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SOLIDWORKSEstudos de Projeto no SOLIDWORKS
Expand Detalhamento e desenhosDetalhamento e desenhos
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Troca de dados SLDXMLTroca de dados SLDXML
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Geração de esboçoGeração de esboço
Expand SOLIDWORKS MBD SOLIDWORKS MBD
Expand SOLIDWORKS UtilitiesSOLIDWORKS Utilities
Expand SOLIDWORKS SustainabilitySOLIDWORKS Sustainability
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand TolAnalystTolAnalyst
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Glossário
Ocultar Sumário

Não linearidades estruturais

As principais forças de não linearidades estruturais encontradas em aplicações práticas são as seguintes:

Não linearidades geométricas

Na análise não linear de elementos finitos, uma importante fonte de não linearidades é o efeito de grandes deslocamentos na configuração geométrica geral das estruturas. Estruturas que sofrem grandes deslocamentos podem ter mudanças significativas em sua geometria devido a distorções induzidas por cargas, que podem fazer com que ela responda de maneira não linear enrijecendo e/ou amolecendo.

geralmente exibem um comportamento de enrijecimento quando as cargas aplicadas aumentam, enquanto arcos apresentam um amolecimento seguido de enrijecimento, comportamento que é conhecido como flambagem "snap-through" .

Estruturas do tipo cabo
Flambagem "Snap-Through"

Não linearidades de material

Outra fonte importante de não linearidades surge da relação não linear entre tensão e deformação, reconhecida em vários comportamentos estruturais. Vários fatores podem fazer com que o comportamento do material seja não linear. A dependência da relação tensão-deformação no histórico de cargas (nos problemas de plasticidade), duração da carga (em análises de fluência) e a temperatura (na termoplasticidade) são alguns desses fatores.

Esta classe de não linearidades, conhecida como não linearidades de material, pode ser idealizada para simular tais efeitos, pertinentes a várias aplicações, através da utilização de relações constitutivas.

durante terremotos é uma das aplicações em que as não linearidades dos materiais são plausíveis.

Beam-column connections

Não linearidades de contato

Uma classe especial de problemas não lineares trata da natureza mutante das condições de limite das estruturas envolvidas na análise durante o movimento. Esta situação é encontrada na análise de problemas de contato.

, contatos de dentes de engrenagem, problemas de ajuste, conexões rosqueadas e corpos de impacto são alguns exemplos que exigem a avaliação dos limites de contato. A avaliação dos limites de contato (nós, linhas ou superfícies) pode ser executada usando elementos de folga (contato) entre os nós dos limites adjacentes.

Choques em estruturas


Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Não linearidades estruturais
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2016 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.