Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SOLIDWORKS Fundamentos do SOLIDWORKS
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SOLIDWORKS CostingSOLIDWORKS Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SOLIDWORKSEstudos de Projeto no SOLIDWORKS
Expand Detalhamento e desenhosDetalhamento e desenhos
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Troca de dados SLDXMLTroca de dados SLDXML
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Geração de esboçoGeração de esboço
Expand SOLIDWORKS MBDSOLIDWORKS MBD
Expand SOLIDWORKS UtilitiesSOLIDWORKS Utilities
Expand SOLIDWORKS SustainabilitySOLIDWORKS Sustainability
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand TolAnalystTolAnalyst
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Glossário
Ocultar Sumário

Critério de tensão máxima

Critério de falha

O critério de tensão máxima se aplica a cascas compostas.

A falha ocorre de acordo com o critério de tensão máxima quando a tensão em uma das direções principais do material excede a resistência nessa direção. O estado geral da tensão nas coordenadas globais é primeiramente calculado pelo programa. Em seguida, o programa calcula a tensão ao longo das direções principais do material para cada lâmina, aplicando uma transformação de coordenadas.

O programa pressupõe um estado de tensão plana (pressuposição 2D) para uma lâmina com σ3 =0, τ13 =0, τ23 =0. O índice de falha é calculado como se segue:

O programa relata o fator de segurança (FOS) como 1 / (F.I.). O FOS deve ser maior que 1 para que os laminados sejam seguros.

onde:

X 1 é a resistência à tração na direção 1 do material

X 2 é a resistência à tração na direção 2 do material

S 12 é a resistência de cisalhamento

Consulte Direções das camadas de materiais compostos para obter uma definição das direções 1 e 2 do material.

Além disso,

X1 = X1 T se σ1 > 0

X1 = X1 C se σ1 < 0

X2 =X2 T se σ2 > 0

X2 = X2 C se σ2 < 0

Os expoentes T e C denotam as resistências à tração e ao cisalhamento.

O critério de tensão máxima:
  • Não leva em consideração as interações entre os diferentes componentes da tensão, como visto nas equações acima.
  • Prevê modos de falha específicos, visto que a tensão em cada direção principal do material é comparada com a resistência naquela direção.


Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Critério de tensão máxima
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2017 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.