Expand IntroduçãoIntrodução
Expand AdministraçãoAdministração
Expand Interface do usuárioInterface do usuário
Expand Fundamentos do SOLIDWORKS Fundamentos do SOLIDWORKS
Expand Mudando de 2D para 3DMudando de 2D para 3D
Expand MontagensMontagens
Expand CircuitWorksCircuitWorks
Expand ConfiguraçõesConfigurações
Expand SOLIDWORKS CostingSOLIDWORKS Costing
Expand Design CheckerDesign Checker
Expand Estudos de Projeto no SOLIDWORKSEstudos de Projeto no SOLIDWORKS
Expand Detalhamento e desenhosDetalhamento e desenhos
Expand DFMXpressDFMXpress
Expand DriveWorksXpressDriveWorksXpress
Expand FloXpressFloXpress
Expand Troca de dados SLDXMLTroca de dados SLDXML
Expand Importar e exportarImportar e exportar
Expand Exibição de modeloExibição de modelo
Expand Projeto de moldesProjeto de moldes
Expand Estudos de movimentoEstudos de movimento
Expand Peças e recursosPeças e recursos
Expand RotaRota
Expand Chapa metálicaChapa metálica
Collapse SimulaçãoSimulação
Expand SimulationXpressSimulationXpress
Expand Geração de esboçoGeração de esboço
Expand SOLIDWORKS MBDSOLIDWORKS MBD
Expand SOLIDWORKS UtilitiesSOLIDWORKS Utilities
Expand SOLIDWORKS SustainabilitySOLIDWORKS Sustainability
Expand TolerânciasTolerâncias
Expand TolAnalystTolAnalyst
Expand ToolboxToolbox
Expand SoldagensSoldagens
Expand Workgroup PDMWorkgroup PDM
Expand Solução de problemasSolução de problemas
Glossário
Ocultar Sumário

Especificar direções

Frequentemente é necessário especificar direções durante a definição do modelo e a exibição dos resultados. Na definição do modelo as direções são usadas para definir as propriedades ortotrópicas do material, as restrições e as cargas. Na exibição dos resultados, as direções são necessárias para exibir resultados direcionais, como deslocamentos, tensões, deformações e fluxo de calor em determinadas direções.

Na aplicação de cargas ou na prescrição de restrições não nulas, selecione a opção Exibir visualização no PropertyManager para identificar as direções positivas. Para aplicar cargas em direções opostas, digite os valores negativos.

 Em uma montagem, você pode utilizar a geometria de referência da montagem ou componentes e submontagens associados a ela.
Uso de um plano de referência Um plano de referência (ou face plana) define duas direções no seu plano e uma terceira direção que é normal para o plano. As duas direções no plano são chamadas de Plano dir1 e Plano dir 2. Elas são paralelas aos limites do plano e atribuídas internamente pelo programa. Essas direções não podem ser modificadas.

Na aplicação de restrições e cargas, selecione Exibir visualização para identificar Plano Dir 1 e Plano Dir 2. As setas da carga ou símbolos de restrições apontam para o Plano Dir 1 positivo, Plano Dir 2 e normal para as direções do plano.

É possível identificar a direção normal através da regra da mão direita: pontos do dedo polegar para Plano Dir 1 positivo, pontos do dedo indicador para Plano Dir 2 positivo, pontos do dedo médio para direção normal positiva.

Para as direções de propriedades do material, o Dir 1 alinha-se com X-dir, Dir 2 com Y-dir e normal para o plano com Z-dir.
Usando os planos Frontal, Direito e Superior como geometria de referência. A tabela lista a orientação de direção em relação ao sistema de coordenadas global, quando você seleciona um dos planos Frontal, Direita ou Superior como geometria de referência.
Plano frontal Dir 1 alinhada à direção X global.

Dir 2 alinhada à direção Y global.

Normal para o plano alinhado com a direção global Z.

Plano direito Dir 1 alinhada à direção Y global.

Dir 2 alinhada à direção Z global.

Normal ao plano alinhado com a direção global X.

Plano superior Dir 1 alinhada à direção Z global.

Dir 2 alinhada à direção X global.

Normal ao plano alinhado com a direção global Y.

Sistemas de coordenadas Um sistema de coordenadas define 3 direções, X, Y e Z. O sistema de coordenadas predeterminado usado pelo software, chamado de sistema de coordenadas global, é baseado no Plano1 (Plano frontal). A origem do sistema de coordenadas global está localizada na origem da peça ou da montagem. O Plano1 é o plano de referência superior que aparece na árvore de projetos do FeatureManager. A tríade de referência mostra as direções globais X, Y, e Z. Todos outros sistemas de coordenadas fazem referência aos sistemas de coordenadas locais.

Você pode definir um sistema de coordenadas local com Inserir > Geometria de referência > Sistema de coordenadas .

Uso de um eixo de referência Um eixo de referência define uma direção radial, uma direção circunferencial e uma direção axial. Ao aplicar restrições e cargas, marque a caixa de seleção Exibir visualização no PropertyManager para identificar as direções positivas. Use valores negativos para indicar sentidos opostos.
Ao especificar uma translação circunferencial, você deve especificar o ângulo (Θ) em graus. Isto configura a translação na direção circunferencial (v) com: v = r.Θ, onde r é o raio do nó no qual a restrição é aplicada em relação ao eixo de referência.

Durante a exibição dos resultados de distorção em relação a um eixo de referência, o deslocamento é relatado como vetores Ur , Ut, e UZ , onde r representa a direção radial, t uma direção tangencial, e z direção axial. Este sistema r- t- z é definido em relação a cada nó da configuração original.

Assumindo um quarto de anel como exemplo, suponha que um nó A é deslocado da sua posição inicial ao ponto B e o vetor de deslocamento no final de uma solução não linear é definido por u. O programa informa para o deslocamento radial Ur um valor negativo na direção radial orignal do nó A e, para a direção tangencial, um valor positivo Ut na direção tangencial original do nó A. Observe que Ur não necessariamente indica uma expansão (ou contração) do anel e Ut não indica uma rotação do anel também.

Uso da face cilíndrica É semelhante ao uso de um eixo de referência. O eixo de uma face cilíndrica é usado como eixo de referência.
Uso da aresta reta Uma aresta reta define uma direção. Ao aplicar restrições e cargas, marque a caixa de seleção Exibir visualização no PropertyManager para identificar a direção positiva.


Envie-nos seus comentários sobre este tópico

O SOLIDWORKS agradece seu feedback sobre a apresentação, precisão e nível de detalhe da documentação. Use o formulário abaixo para enviar comentários e sugestões sobre este tópico diretamente à equipe responsável pela documentação. Esta equipe não responde a perguntas de suporte técnico. Clique aqui para ver informações específicas do suporte técnico.

* Obrigatório

 
*E-mail:  
Assunto:   Comentários sobre os tópicos da Ajuda
Página:   Especificar direções
*Comentário:  
*   Eu reconheço que li e aceito, por meio deste, a política de privacidade segundo a qual meus Dados pessoais serão usados pela Dassault Systèmes

Imprimir tópico

Selecione o escopo do conteúdo a imprimir:

x

Foi detectada uma versão de navegador anterior ao Internet Explorer 7. Para uma exibição otimizada, sugerimos a atualização para o Internet Explorer 7 ou posterior.

 Não mostrar essa mensagem novamente
x

Versão do conteúdo de ajuda on-line: SOLIDWORKS 2017 SP05

Para desativar a Ajuda online no SOLIDWORKS e usar a Ajuda local, clique em Ajuda > Usar Ajuda on-line do SOLIDWORKS.

Para relatar problemas encontrados na interface e na pesquisa da Ajuda on-line, consulte seu representante de suporte local. Para fornecer comentários sobre tópicos individuais da Ajuda, use o link “Comentários sobre este tópico” na página do tópico individual.